Skip to main content
Quais-os-Benefícios-da-Maçã-para-Emagrecer

Quais os Benefícios da Maçã para Emagrecer?

Você sabe quais os benefícios da maçã para emagrecer? Na realidade essa fruta deve estar presente no seu cardápio diário não apenas pelo fato de ajudar a perder peso, mas também por ser muito saudável. Ou seja, as suas vantagens para o organismo vão além do emagrecimento.

Basicamente, é possível dizer que por ser rica em fibras, a maçã aumenta a saciedade e, assim, depois de ser ingerida quem a consome demora mais para sentir fome. Já os benefícios da maçã na saúde são em especial ao fato do seu valor nutricional.

Além de fibras, essa fruta conta com minerais e vitaminas.

Quanto aos minerais, destacam-se o potássio, o cálcio e o magnésio. Também possui altas concentrações de vitaminas A e C. Além disso, conta com carboidratos, nutriente esse essencial para que o corpo tenha energia ao longo do dia. Mesmo assim, o seu valor calórico não é alto e assim a maçã pode entrar na dieta sem restrições.

Claro que como qualquer outro alimento, as maçãs não devem ser comidas de forma exagerada, uma vez que nada em excesso faz bem ao organismo. De qualquer forma, para emagrecer com mais eficiência ao apostar nessa fruta, a dica é ingeri-la em torno de uma hora antes das refeições, a fim de reduzir o apetite na hora de almoçar e jantar. Veja:

 

Quais são os benefícios da maçã para emagrecer

Além de forrar o estômago com o objetivo de reduzir a quantidade do que se consume durante as refeições, outros entre os benefícios da maçã para emagrecer consiste no fato da fruta possuir a pectina em sua composição. Essa substância que se trata de um tipo de fibra, permite que o alimento demore mais a ser ingerido no organismo.

Por consequência, faz com que a saciedade se prolongue por mais tempo.

Outra vantagem da pectina é quanto ao seu poder de diminuir a absorção de açúcar pelo corpo, dessa forma, se reduz também os níveis de gordura que se estocam, facilitando o procedimento de emagrecer. Embora essa fibra esteja presente em muitas frutas, é nas maçãs onde está em maior quantia.

No entanto, não basta comer as maçãs antes das refeições se o seu intuito é perder peso. Mesmo sendo uma grande aliada do emagrecimento, essa fruta não faz nenhum milagre e, por isso, uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para que os quilos a mais sejam eliminados.

Desse modo, é importante ainda comer outras frutas, de todos os tipos, pois as demais variedades também possuem benefícios para o organismo. Um diferencial da maçã em relação a outras frutas consiste em ser mais fácil de encontrar na feira e em mercados e de ter um preço mais acessível.

 

Como usar todos os benefícios da maçã na dieta

Embora haja a sugestão de ingerir uma maçã antes das refeições para reduzir o apetite, a verdade é que essa fruta pode ser degustada quando você preferir.

As maçãs podem ser consumidas no café da manhã, no lanche da manhã e da tarde e até mesmo antes de dormir. Já que não se trata de um alimento pesado é uma ótima opção para o lanche da noite.

Desse modo, os benefícios da maçã na dieta podem ser apreciados a qualquer hora do dia. No entanto, como possui poucas calorias, ela pode ser acompanhada de outros alimentos, inclusive, no café da manhã, quando é preciso ingerir carboidratos para ter a energia necessária para o restante do dia.

Mesmo nos lanches da manhã e da tarde a fruta pode estar acompanhada de iogurtes naturais e outras frutas. Uma dica para deixar o seu lanche mais nutritivo é polvilhar na maçã aveia, sendo possível ainda picar a fruta e comê-la com granola, uma nutritiva opção de café da manhã ou mesmo para os lanches antes da malhação.

O suco de maçã, não industrializado, mas sim, feito em casa ou em um local onde sejam usadas apenas frutas frescas para o seu preparo, também é muito nutritivo, podendo ainda entrar para a receita de sucos desintoxicantes.

Esses sucos contam com legumes, verduras e frutas e, por se tratar de uma fruta doce, permite que o sabor fique muito mais gostoso.

 

Leitura recomendada: 3 Melhores Receitas de Sucos Detox Para Emagrecer

 

Veja os benefícios da maçã para a saúde rápido

Como já foi dito, a maçã é uma fruta que não só faz bem a quem deseja perder peso como também para o organismo de uma forma geral. Entre os benefícios da maçã para a saúde rápido está a presença de antioxidantes na fruta, os quais possuem uma série de funções, das quais se destaca a prevenção do envelhecimento precoce.

Os antioxidantes presentes nas maçãs e em outros alimentos combatem os radicais livres, substâncias essas que prejudicam o bem estar do organismo, ao atacar as suas células, diminuindo a sua vida útil e a eficiência em desempenhar as suas funções.

Dessa forma, os antioxidantes também previnem doenças, inclusive, diferentes tipos de câncer.

Os polifenóis, um dos tipos de antioxidantes presentes na maçã, por exemplo, previnem especificamente o câncer de cólon. Comer essa fruta com alguma regularidade também diminui o risco de câncer no intestino. Os antioxidantes e as fibras presentes na maçã, juntas, combatem ainda problemas pulmonares, como a asma.

 

Outras vantagens

Outras vantagens da maçã para o organismo são: o auxílio que oferece à manutenção da memória, a prevenção do mau hálito, a diminuição dos índices do chamado colesterol ruim e o combate às doenças cardiovasculares.

Já que as maiores concentrações dos antioxidantes estão na sua casca, é de extrema importância lavar bem a fruta antes de comer.

Devido a todas as suas características, os benefícios da maçã para quem malha também existem. Eles referem-se em especial ao conjunto da obra, ou seja, quantidades significativas de fibras, bem como carboidrato e mesmo proteínas, embora em índices menores.

De qualquer forma, a maçã é uma opção saudável que confere parte da energia necessária para a prática de atividades físicas.

 

Leitura recomendada: Você Sabe Qual o Melhor Exercício para Emagrecer?

 

Por isso, se a fruta for ingerida antes da malhação o mais adequado é que seja acompanhada de outros alimentos para que o valor nutricional do lanche seja maior, como iogurte natural, granola, aveia e outras frutas, como as vermelhas e abacate.

Agora que você já sabe quais os benefícios da maçã para emagrecer basta comprar algumas unidades da fruta e começar a comê-la com regularidade. Além de preço baixo e disponibilidade, existem diferentes tipos da fruta, assim, você pode consumir a que mais preferir ou mesmo variar para receber todos os seus nutrientes.

Enquanto a maçã fuji é mais crocante e com textura firme, a gala é a mais facilmente encontrada e também a que conta com a maior carga de antioxidantes. Já a maçã argentina possui uma polpa mais clara e pode esfarelar na boca quando estiver bem madura. Outra variedade é a verde, ideal para quem prefere frutas mais ácidas.

Além da preferência do paladar, o melhor é optar pelas variedades que são produzidas mais próximas de você, dessa forma, as chances de conter menos agrotóxicos são maiores. Já quem tiver acesso às maçãs orgânicas, embora deva lavá-las bem também antes de comer, não precisa se preocupar com a quantidade de veneno presente em sua casca.

Além disso, mesmo com todos os benefícios da maçã para o corpo, quem precisa perder peso, deve saber como montar um cardápio saudável para atingir os seus objetivos. De forma geral, as frutas, legumes e verduras são todas opções nutritivas e, por isso, devem estar presentes todos os dias na sua dieta.

Também é importante comer carboidratos, preferencialmente, do tipo complexo, que são mais saudáveis e referem-se aos integrais, como arroz, farinha, aveia e outros. Já as proteínas podem ser obtidas de carnes e queijos magros, bem como de ovos, leite e seus derivados.

As leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilhas e outras são fontes vegetais de proteína.

 

Conclusão

Não se pode esquecer ainda da importância que as boas gorduras possuem na dieta, já que elas são essenciais para o funcionamento dos hormônios e para a absorção dos nutrientes, além de terem outras funções.

Dessa forma, é necessário ingerir peixes, abacate, azeite de oliva e oleaginosas, como castanhas, nozes, amendoim, amêndoas e outros.

Por fim, um cardápio completo é aquele que possui ainda sementes, como de girassol, de gergelim, de linhaça, chia e outras. Ou seja, como você pode ver, para emagrecer é necessário comer todos os grupos alimentares de forma equilibrada, sempre variando o máximo possível nas refeições.

Não é preciso passar fome para perder peso, mas sim, comer com moderação todos os alimentos saudáveis, inclusive, as maçãs que oferecem muitos benefícios para o emagrecimento.

Por outro lado, é essencial evitar os produtos industrializados, como comidas congeladas, biscoitos, bolachas, chocolates, carnes processadas e o que mais não for fresco ou caseiro.

Para ter qualidade de vida é fundamental ainda beber muita água todos os dias, em média dois litros, além de sucos de frutas frescas ou chás. Uma dica para aliar o sabor dos chás aos benefícios da maçã é fazer um chá da fruta desidratada, que também funciona como um petisco para os lanches.