Skip to main content
oleo-cartamo-emagrece-vez

A Verdade Chocante Sobre Óleo de Cártamo

Será que existe algum produto natural mágico para emagrecer? ou é a prática de exercícios físicos originalmente certos que farão alcançar o peso ideal?

Muitas pessoas vêm procurando obter informações claras sobre o óleo de cártamo e por isso resolvi criar esse artigo para sanar suas dúvidas. Nele eu vou falar precisamente sobre:

  1. Para que serve e quais suas características
  2. Quais os efeitos colaterais
  3. Será mesmo que ele faz emagrecer?
  4. Quais os benefícios desse primo distante do girassol
  5. Quais os passos certos para tomar adequadamente
  6. Qual o preço nas lojas de produtos naturais

Mas antes de mais nada, sempre é bom entender um pouquinho de sua história. Veja:

 

Óleo de Cártamo

Os egípcios conheciam muito bem o Cártamo (planta que dá origem ao óleo), isso porque 4.000 anos antes de Cristo no Antigo Egito, já foi utilizado como pigmento para as roupas. Hoje é bastante comum a fabricação do óleo na Ásia, África, Índia e China.

Conhecida como Carthamus tinctorius L. a planta Cártamo deu origem ao tão famoso Óleo de Cártamo. Muitas pessoas vêm procurando insistentemente sobre esse óleo visto como “mágico” e se realmente exerce um papel importante na saúde do corpo.

Os seus benefícios são formidáveis, mas não há de negar que algumas orientações precisam rigorosamente serem aplicadas.

Curiosidade do primo distante do girassol:

  • A Índia lidera o ranking mundial da fabricação do Óleo de Cártamo

 

Para que serve?

Ajuda na regulação do hormônio gastrointestinal grelina, fazendo com que sentimos mais saciedade.

Os ingredientes contidos no óleo de cártamo, já fazem sucesso em produtos termogênicos para emagrecer assim como em temperos e molhos. Constituído por dois tipos de ácidos importantíssimos para atenuar a cintura:

1) Entre 60 à 80% Linoleico (ômega 6)

  • Ajuda queimar gordura do abdômen (e por esse motivo tem sido tão procurado)

2) Entre 40 a 20% Oleico (ômega 9)

  • Auxilia na diminuição do cortisol
  • Previne doenças cardiovasculares e o derrame
  • Acrescenta colesterol bom e tira o ruim

 

Benefícios

Além de ser muito usado como redutor de inflamação, ajuda na diminuição do colesterol, ótimo para saúde do coração, contém Vitamina E e é um excelente antioxidante. Faz parte da família dos graxos insaturados que ajuda na queima de gordura.

O mesmo tem o poder de aumentar a serotonina no organismo, que auxilia no bem-estar e no humor. Além de ser fonte de vitamina K e A.

9 gramas do óleo contém 6.7 g de gorduras poli-insaturadas e 1.29 g mono insaturada. Oxidante maravilhoso para o nosso organismo, que ainda acelera o metabolismo. A enzima LPL é inibida com ação dos nutrientes do Óleo, ela é causadora das temíveis celulites do corpo.

The American Journal of Clinical comprovou através de pesquisas que ele é excelente para o colesterol e os triglicérides. A ação antioxidante do óleo ajuda até na diminuição de doenças e no envelhecimento precoce.

 

Emagrece?

Sim, ele ajuda emagrecer!

Mas veja bem: Ajuda, ou seja, só ele não faz milagres… Se você pensa que tomar algumas capsulas irá resolver o seu problema, tenha muito cuidado!

É preciso descobrir quais são os 7 Passos Simples para Emagrecer de Vez Começando Hoje se assim realmente deseja emagrecer. O que você pode fazer é aliar o óleo de cártamo em sua alimentação saudável e começar a praticar exercícios HIIT.

 

Quais os efeitos colaterais?

O óleo de cártamo tem algumas contraindicações que você vai precisar ficar atento (a). Por exemplo: Mãe no período pós ovulação deve evitar.

Outra informação importante é que por conter bastante ômega 6, esse linoleico consumido em grandes quantidades faz com que tenha inflamações. Para evitar que isso aconteça ingira alimentos ricos em ômega 3 que inibi as possíveis inflamações.

O ideal é ter uma dosagem adequada do consumo entre óleo de cártamo e ômega 3.

Os alimentos ricos em ômega 3, são:

  • Salmão
  • Linhaça
  • Nozes
  • Arenque
  • Atum
  • Chia

 

 

Um grande problema

Atualmente consumimos bastante ômega 6 e pouco ômega 3 e isso pode ser um grande problema para saúde. Por isso procure se alimentar com alimentos ricos em ômega 3 também.

O óleo de cártamo precisa ser aliado a uma alimentação balanceada e a pratica adequada de exercícios físicos para obter resultados seguros e reais.

Lembrando que ele tem algumas contra indicações que você precisa ficar atento e antes de tomar o óleo ou qualquer outro produto, sempre procure um especialista no assunto. Um alimento tem efeito quando envolve todo um contexto.

É sempre bom ingerir o óleo de cártamo prensado a frio pois assim ele não vai alterar as propriedades do produto. Veja essa reportagem com o Jamar Tejada Farmacêutico homeopata:

 

Como tomar?

Você poder tomar utilizando em temperos em saladas e molhos, e existe cápsulas a venda no mercado em lojas de produtos naturais. Mas, sempre bom procurar um especialista para indicar a porção ideal para o seu corpo.

Normalmente o indicado é em tordo de duas cápsulas por dia ou duas colheres de chá (9 gramas). Ele é ideal para substituir o óleo de girassol que 30g tem em torno de 265 kcal, enquanto 9 gramas do óleo de cártamo tem 80 kcal

 

Qual o preço?

O preço varia entre R$ 21,00 à R$ 139,00 e você pode escolher o que mais lhe agrada. Digitando no Google preço óleo de cártamo aparecerá diversas opções.

Recomendações: Procure primeiramente um especialista médico que ele vai poder te indicar com uma maior clareza qual a melhor opção para o seu corpo.