Skip to main content
O que é alimentação saudável

O Que é Alimentação Saudável de Verdade e Como Incorporá-lo (IM-PER-DÍ-VEL)

Uma boa alimentação é a chave para ter uma vida longa e gozar de uma melhor qualidade de vida! Este mês de março celebramos o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, e por isso preparamos para você dicas quentíssimas sobre o que é alimentação saudável e muito mais.

Veja o que você vai aprender:

  1. Como ter uma alimentação saudável
  2. Por que evitar alimentos gordurosos
  3. Várias dicas de alimentos
  4. E um guia de dieta saudável para você ter resultados

Então acompanhe agora o artigo até o final. Veja:

 

 

Como ter uma alimentação saudável

A maioria das pessoas sabem o que é alimentação saudável e como faz muita diferença em nossas vidas, e claro, além de uma boa saúde, muitas pessoas também se preocupam com a estética,e em ter o corpo “sarado” e cobiçado por todos.

Para isso, é necessário não abusar nas gorduras, frituras, e nos alimentos ricos em açúcares e sódio; estes causam hipertensão, diabetes, infartos e até câncer. Preocupados com o seu bem estar e sua saúde, nossos especialistas explicaram algumas formas de como ter uma alimentação saudável. Vamos lá conferir!

 

Focar nos alimentos naturais

Tente focar nos alimentos naturais, evitando produtos industrializados. Faça seu próprio molho caseiro quando for comer macarrão, troque o suco de caixinha pelo natural e sem açúcar, o presunto pelo peito de peru, o atum em óleo pelo atum em água; se gostar de queijos, prefira os mais leves como o cottage e a ricota.

 

Evite alimentos gordurosos

Apesar de gostosos, os alimentos gordurosos em excesso não faz bem à saúde, além de causarem certas doenças, eles também demoram para serem digeridos, retardando o esvaziamento do aparelho digestivo.

Claro que possuem os tipos de gorduras boas e más; essas más podem causar o entupimento das artérias, e consequentemente provocar a hipertensão. Mas não se preocupe, a especialista em Nutrição, Meirielle dos Santos, nos deu ótimas dicas sobre como ter uma alimentação saudável substituindo esses alimentos gordurosos:

 

Dicas da nutricionista

“ Purê de abacate no lugar de manteiga ou óleo é uma excelente coisa a se fazer, pois a gordura que possui no abacate é uma gordura boa que ajuda a manter o nível do colesterol saudável; já a gordura do óleo e da manteiga é ruim, pois é saturada e aumenta as chances de ter uma doença cardiovascular.”

“Farinha integral ao invés de farinha branca – o grão integral é importante para manter uma boa digestão, ele pode ser substituído pelos pães e massas. Se você for fazer alguma receita que peça farinha, use a integral ou pelo menos grande parte dela. Garanto que vai ser mais nutritivo!”

 

Coma devagar

Coma devagar e sinta prazer no que está mastigando, afinal, comer é muito prazeroso, e se fazemos devagar, ajuda na digestão dos alimentos. Refeições às pressas e alimentos mal ingeridos não fazem bem ao estômago, por isso prefira os pequenos pedaços para serem digeridos facilmente.

 

Beba muita água

Beber água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, assim terá um corpo bem hidratado.

 

Estabeleça metas e seja persistente

A mudança na alimentação geralmente não ocorre da noite para o dia, por isso é legal estabelecer uma meta. Provavelmente provará alimentos nunca ingeridos antes, isso dará um novo sabor ao paladar; caso não goste, persista!

Não desista na primeira tentativa!

Cada dia coma um pouco até que se acostume com os sabores.

 

Comidas saudáveis

Comidas saudáveis fazem com que nosso organismo funcione corretamente porque contém bons nutrientes, isso não significa dizer que a comida é sem gosto! O que não faltam são opções saborosas e saudáveis! É só abusar um pouquinho da criatividade e terá diversidade de “comidinhas”.

 

5 Melhores tipos de alimentos saudáveis

Preparamos os 5 melhores tipos de alimentos saudáveis para você aderir ao seu cardápio:

 

Feijão

O feijão tem alta concentração de fibra solúvel, além de ser rico em proteínas. Quando juntado ao arroz integral forma uma composição de proteína completa. Também é rico em ferro, o que ajuda a aumentar os níveis de energia necessários para o bom funcionamento do organismo.

Este grãozinho é um aliado dos ossos, pois possui o manganês e o cálcio que previne a osteoporose. Ele também ajuda na função cerebral e no sistema nervoso, graças a vitamina K que possui.

 

Banana

A banana ajuda a regular o intestino, suas fibras não digeríveis e faz prevenir a prisão de ventre. Ela também ajuda a emagrecer, acelerando o metabolismo, e faz bem ao coração.

Este alimento contém serotonina, conhecida como “a molécula feliz”, que reduz a depressão, como também a tirosina, que auxilia nas condições psicológicas, emocionais e físicas, contribuindo para dar um Up em seu humor.

Bananas também contêm probióticos saudáveis conhecidos como frutooligossacarídeos que ajudam nosso corpo a reter os sais minerais como o cálcio e o fósforo, fazendo com que nossos ossos cresçam mais fortes. Temos uma ótima notícia para você que parou de fumar ou quer largar esse vício!

A banana ajuda na diminuição do estresse e consequentemente relaxa o seu corpo e alivia os efeitos colaterais causados pela falta da nicotina. Por ser rica em ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina no sangue, o que previne a anemia.

Segundo a especialista Meirielle dos Santos, o ideal seria comermos uma banana por dia.

 

Arroz Integral

As fibras presentes no arroz integral ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino, mantendo tudo em movimento dentro do corpo. O magnésio que contém este alimento ajuda a controlar a glicose e a insulina no organismo.

Uma boa opção de cardápio para variar e não enjoar do arroz, é você prepara-lo com gergelim! Garanto que é saudável e possui ótimo bom sabor!

 

Salmão

Por último trouxemos o salmão, rico em proteínas magras que traz uma sensação de saciedade, e é um alimento super saudável. Os peptídeos bioativos presentes neste peixe apoiam a cartilagem das articulações, além de estabilizar o colágeno e os minerais nos ossos.

Alguns estudos comprovam que o salmão diminui o risco da depressão e do declínio cognitivo nos idosos; e também é um ótimo alimento para a memória. Portanto, se você é daqueles que adora estudar, nada melhor que comer algo que fará bem a sua memória!

 

Dieta Saudável

Uma dieta saudável possui os principais nutrientes que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente. O que você precisa é comê-los de maneira equilibrada. Um dos fatores que as vezes algumas pessoas dizem sobre não fazer uma dieta saudável é o custo dos alimentos.

Afirmo para você que não precisa aumentar a conta do supermercado para ter uma alimentação equilibrada, basta apenas substituir alguns alimentos por outros mais nutritivos, e também não precisa comprar em grande quantidade, afinal, o que importa é a qualidade.

Entre algumas dicas de frutas está a preferência pelas da estação, pois elas têm um preço melhor que as outras. Para quem vai ao mercado e adora comprar os pequenos pedaços de carne fatiados ou saladas em pequenas porções, esqueça! Sei que é muito prático, mas é caro!

Procure sempre comprar tudo inteiro para fazer em casa, no caso da alface, por exemplo, compre o pé inteiro; chegando em casa é só lavar! Assim você economiza e tem uma boa saúde!

 

Nutrientes essenciais de dieta saudável

Citaremos abaixo alguns nutrientes essenciais de dieta saudável e equilibrada:

 

Proteína

Além de nutritiva, tanto pode ajudar àqueles que querem perder peso quanto os que querem ganhar massa magra; para a perda do peso é essencial a prática de exercício físico, para assim acelerar o metabolismo.

Alguns alimentos ricos em proteína são:

  • O ovo
  • Queijo
  • Iogurte
  • A carne

O famoso feijão com arroz, quando juntos, também oferece este nutriente de maneira completa. Mas falaremos aqui da carne, este alimento que hoje custa caro no bolso de alguns brasileiros. Não é preciso comê-la todos os dias, você pode substituí-la facilmente por outros tipos de proteínas.

Assim seu bolso agradece!

 

Carboidrato

Massa e pão, quem não gosta? Esses alimentos são ricos em carboidratos e se acompanhados de proteínas, diminuem a velocidade da digestão, o que o torna menos engordativo. Para quem achou que o carboidrato era vilão da dieta, se enganou!

A ingestão dele dá a chance de ter uma alimentação equilibrada e de um bom emagrecimento para os que querem perder peso. Mas lembre-se, nada em excesso faz bem à saúde!

 

Gorduras

Isso mesmo, GORDURAS! Mas a gordura boa, não esqueça que existe a boa e a ruim! Estamos falando daquela mono e poli-insaturada, mas não há muita opção de dieta para essas gorduras. Basta apenas incluir nas refeições o óleo de soja e o azeite extra-virgem.

 

Fibras

As fibras estão presentes nas frutas legumes, verduras e nos grãos. São responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, diminuindo o risco de doenças como hemorroidas e protege contra o cancro do cólon.

Também nos oferece a melhoria no nível do colesterol ruim e ajuda aos diabéticos a terem um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é alimentação saudável e equilibrada, basta por em prática tudo o que aprendeu aqui! E lembre-se de que não precisa passar fome e nem gastar muito, basta usar a criatividade. Vamos lá! O que está esperando para ter uma alimentação balanceada?