Skip to main content
dieta-dukan-receitas

Guia Completo Sobre a Nova Dieta Dukan com Receitas Poderosas Para Um Emagrecimento Saudável!

Existem muitas dietas que buscam na redução dos carboidratos a aliada principal do emagrecimento, como é o caso da dieta Dukan. Ela é bastante famosa em todo o mundo e foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan, que até publicou um livro com todos os detalhes desse método de perda de peso, o Não consigo emagrecer.

Essa dieta consiste em quatro fases, sendo que é possível eliminar até 5 quilos na primeira semana, quando a pessoa deve comer somente alimentos que sejam fonte de proteínas, como carnes, ovos, leite e outros. Já a duração da dieta depende da quantidade de quilos que se deseja emagrecer.

Dessa forma, é possível calcular a sua duração ao definir o tempo que cada fase vai durar. Sugere-se que quem deseja eliminar apenas cinco quilos faça a primeira fase por apenas um dia, já quem precisa perder de seis a 10 quilos deve fazer a fase um por três dias e quem precisa queimar mais peso deve seguir na primeira fase por uma semana. Veja:

4 etapas

Primeira etapa

A primeira etapa, a fase do ataque, é quando se ingere apenas proteínas. Além de dar preferência às carnes magras e não adicionar gordura ao seu preparo recomenda-se que sejam consumidos iogurtes naturais desnatados, leite desnatado, queijos magros e ovos cozidos.

Também é preciso que todos os dias sejam ingeridos uma colher e meia de farelo de aveia e uma colher de bagas de Goji.

 

Segunda etapa

Na segunda etapa, a fase de cruzeiro, que dura sete dias, é preciso intercalar um dia consumindo somente alimentos ricos em proteína com um dia ingerindo, além de proteínas, verduras e legumes, os quais devem ser consumidos crus ou cozidos na água. Também podem ser temperados com especiarias naturais.

As bagas de Goji devem estar no cardápio todos os dias, com a diferença que no dia das proteínas é comida apenas uma colher e, nos demais, duas. É possível ainda comer gelatina diet.

 

Terceira etapa

Já a terceira etapa, a fase de consolidação, deve durar 10 dias para cada quilo que a pessoa quer perder. Ou seja, se a ideia é emagrecer dois quilos, então, a fase vai durar 20 dias.

Agora, acrescenta-se ao cardápio duas porções de frutas por dia e outras duas fatias de pão integral, bem como um carboidrato complexo (arroz ou massa integral, feijão, etc) duas vezes por semana. Nessa fase é possível ter ainda duas refeições livres, quando se come qualquer alimento, desde que já tenha aparecido na dieta.

Nessas refeições bebe-se ainda uma taça de vinho ou de cerveja.

 

Última fase

Por fim, a última fase é a fase de estabilização, quando é indicado que as pessoas repitam uma vez por semana a fase um.

Agora, é preciso três colheres de farelo de aveia por dia. O cardápio dessa fase é menos restritivo e permite que todos os alimentos sejam consumidos, sendo importante dar preferência aos mais saudáveis, como os carboidratos integrais.

Também é necessário comer três porções de frutas por dia, fazer atividades físicas e beber muita água, além de chá sem açúcar e refrigerante com moderação. Para os períodos da dieta em que é possível comer com mais liberdade, porém, ainda escolhendo as melhores opções, é possível apostar no catálogo de receita Dukan.

 

Como funciona dieta Dukan cardápio

Confira uma sugestão de dieta Dukan cardápio para uma semana:

– Segunda-feira: alimentos ricos em proteína magra à vontade e 20 minutos de exercícios (caminhar, correr, pular corda, andar de bicicleta, etc).

– Terça-feira: alimentos ricos em proteína e legumes à vontade e mais 30 minutos de atividade física no mínimo.

– Quarta-feira: o mesmo de terça-feira e mais uma uma fruta, além de pelo menos 30 minutos de exercícios.

– Quinta-feira: o mesmo de quarta-feira e mais duas fatias de pão integral e uma hora de exercícios. É possível dividir a atividade física em suas sessões de meia hora.

– Sexta-feira: o mesmo de quinta-feira e mais uma porção de queijo, além de uma hora de atividade física.

– Sábado: igual à sexta-feira e mais um carboidrato e uma hora de exercícios.

– Domingo: é o dia da chamada refeição de gala, quando é possível comer qualquer alimento, mas a outra refeição do dia deve ser à base de proteínas.

 

Nova dieta Dukan: o que muda?

A dieta Dukan é bastante restritiva, principalmente, nos primeiros dias e, por isso, muitas pessoas têm dificuldade em iniciar a dieta e dar continuidade a ela. Por isso, foi criada a nova dieta Dukan, quando é possível contar com uma maior variedade de grupos alimentares por dia nas refeições.

Mesmo que na sua nova versão as frutas e carboidratos estejam mais presentes, é importante ainda evitar as opções pouco saudáveis, como os carboidratos simples, ou seja, os refinados, entre eles, pão e arroz branco, massa sem ser integral, açúcar, etc. Ou seja, o mesmo preceito da dieta é mantido.

Assim, a primeira fase consiste em dar um choque no metabolismo, pois o organismo vai receber apenas alimentos que sejam fonte de proteína magra e as verduras. Depois, aos poucos as frutas e pouca quantia de carboidrato são acrescidas ao cardápio. A ideia geral é evitar a circulação de glicose no organismo, proporcionando a perda de peso.

 

Dieta Dukan receitas: confira as dicas

Para variar o cardápio é possível seguir as opções da dieta Dukan receitas, que são deliciosas, porém, pouco calóricas. Veja algumas delas:

 

1 – Pão integral ataque

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 8 colheres de sopa de farelo de trigo
  • 1 colher de sopa de adoçante líquido e outra de fermento biológico
  • 1 ovo
  • 1 xícara de leite líquido desnatado
  • 1 colher pequena de sal
  • Adoçante

Como fazer

No liquidificador bata o leite, o ovo, o sal e o adoçante até ficar homogêneo, junte aos poucos os farelos até que ser torne um creme e, por fim, acrescente o fermento. Despeja o conteúdo em uma forma e deixe tampada por duas horas com um pano de prato limpo. Depois, leve ao forno por 35 minutos em fogo médio.

 

2 – Filé de tilápia a parmegiana

Ingredientes

  • 500g de filé de tilápia
  • 8 colheres grandes de molho de tomate
  • 6 colheres grandes de farelo de aveia
  • 300 gramas de queijo minas
  • 1 maço de manjericão fresco
  • 2 ovos
  • Sal, pimenta do reino e alho a gosto

Como fazer

  1. Deposite os filés em um recipiente com os temperos;
  2. Reserve. Em outro recipiente bata os ovos até ficarem homogêneos;
  3. Em um terceiro recipiente coloque o farelo de aveia;
  4. O próximo passo é passar os filés nos ovos e, após, empanar na aveia;
  5. Deposite os filés em uma forma e leve ao forno para assar por 20 minutos em fogo médio;
  6. Quando estiverem assados, o molho de tomate deve ser colocado sobre os filés, bem como o queijo, podendo voltar ao forno para gratinar;
  7. Quando estiver pronto finalize espalhando o manjericão por cima;

 

3 – Chandelle Dukan

Ingredientes

  • 4 colheres grandes de água
  • 2 colheres grandes de leite em pó desnatado e outras duas de adoçante em pó culinário
  • 2/3 xícara de leite líquido desnatado
  • 1 colher grande de cacau em pó
  • 2 folhas de gelatina sem sabor zero
  • 1 pitada de sal

Como fazer

  1. Para preparar mais essa dica entre as receitas dieta Dukan junte o leite desnatado, o cacau, o leite em pó, o adoçante e o sal em uma panela e deixe em fogo baixo até que se tornem um creme;
  2. Em outra panela dilua as folhas de gelatina na água e aqueça em fogo baixo sem deixar ferver, após, coloque a gelatina sobre o creme e mexa para tornar o creme homogêneo;
  3. Por fim, leve o creme em um recipiente para a geladeira por oito horas;

 

Decida você

A dieta Dukan é apreciada por muitas pessoas que já perderam peso com ela, no entanto, nem todo mundo pensa assim e cabe a você decidir se ela é o melhor método para que você atinja o peso que deseja. É importante saber quais são os perigosos dessas dietas Dukan e demais que são restritivas e privam o organismo de alguns grupos alimentares.

 

Perigos

Especialistas afirmam que a dieta Dukan é falha em muitos pontos, porque não dá a ênfase necessária à importância de escolher os alimentos mais saudáveis e a mudar de hábitos, o que muitas vezes é o suficiente para emagrecer. Além disso, não é indicado eliminar totalmente as gorduras e carboidratos do cardápio, os quais com moderação são muito importantes.

 

Conclusão

Por mais que as proteínas sejam essenciais, elas não devem ser consumidas em excesso, o que acontece na dieta Dukan, o que pode ser maléfico inclusive a quem possui tendência a ter problemas nos rins.

Outra questão é que quando o corpo ingere quantias insuficientes de carboidratos, o seu principal combustível, ele começa a usar a gordura acumulada.

É isso que causa a perda de peso, no entanto, o processo dá origem à chamada cetogênese, quando são produzidos os corpos cetônicos, ou seja, o resultado da quebra de gordura. Porém, são substâncias ácidas que exigem que os rins trabalhem mais para serem eliminadas, a fim de evitar que o sangue se torne ácido.

Por isso, o que é perdido não é gordura, mas sim, principalmente água e sal.

Dessa forma, é essencial beber muita água para não sofrer de desidratação. Além disso, a falta de carboidratos causa efeitos colaterais, como dor de cabeça, tontura, irritabilidade, entre outros. E mais: as dietas cetogênicas, como a dieta Dukan, podem aumentar a concentração de ácido úrico, elevando o risco de gota.