Skip to main content
Ginástica Para Perder Barriga

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Ginástica Para Perder Barriga

A atividade física é um dos grandes aliados do emagrecimento e mesmo na manutenção do peso ideal, por isso, não deve ser praticada apenas por quem deseja eliminar os quilinhos a mais, mas sim, por todas as pessoas que buscam qualidade de vida, até porque existem muitos benefícios para a saúde.

No entanto, há quem não goste nem de pensar na ideia de frequentar a academia.

Embora seja importante ter o acompanhamento de um profissional durante a prática esportiva, é possível fazer exercícios em casa, o que é ideal para quem além de não se animar muito em ir à academia também possui pouco tempo. Veja:

Dessa forma, realiza-se a atividade física conforme a sua disponibilidade, inclusive, ginástica para perder barriga, que conta com exercícios fáceis de fazer em casa.

Quem está seguindo uma dieta para emagrecer, com certeza, vai chegar aos resultados desejados com mais facilidade ao apostar em um treino com os movimentos certos, que atuem, principalmente, na região onde se quer eliminar gordura.

Porém, vale lembrar que mesmo que a preocupação maior seja com as medidas da barriga ou de outra região, os exercícios de forma geral contribuem para o emagrecimento do corpo como um todo.

Se a ideia é reduzir a gordura localizada no abdômen, é possível dar mais atenção aos exercícios para barriga, por exemplo, que ajudam a reduzir as suas medidas.

Mas atividades que atuam em outras partes do corpo também são importantes porque oferecem benefícios variados, ajudando a manter o corpo em forma e, com isso, em pleno funcionamento. Assim, o organismo funciona melhor e a queima de calorias é mais eficiente.

 

Ginástica aeróbica para perder barriga

Quando se fala em atividade física para queimar calorias, sem sombra de dúvidas, a mais indicada são as atividades aeróbicas.

Além de agir especialmente na gordura acumulada no organismo, os exercícios aeróbicos aumentam a frequência cardíaca, fortalecendo o coração e prevenindo doenças, e diminuem o colesterol ruim do sangue, entre outros benefícios.

Em academias, é possível encontrar diferentes modalidades de ginástica aeróbica para perder barriga e reduzir as medidas de onde mais a gordura se acumular, mas em casa é possível seguir alguns exercícios bem eficientes com os mesmos objetivos.

 

Roupas leves e confortáveis

Para executá-los, mesmo do conforto do seu lar, o melhor é estar com roupas leves e confortáveis. Se a sua casa tiver pouco espaço, não se preocupe, empurre os móveis da sala para os cantos. Você precisa de apenas do espaço suficiente para que possa abrir bem as pernas e braços sem bater em nada.

Outra dica é calçar tênis ou mesmo ficar descalço, o que é melhor do que usar apenas meias, as quais podem resvalar, e outros calçados pouco indicados para a atividade física.

 

Trilha sonora animada

Já que a ginastica aeróbica geralmente é acompanhada de música, você pode escolher uma trilha sonora bem animada para os seus exercícios. Quem anda sedentário deve começar devagar e com o tempo aumentar a velocidade, além disso, é importante sempre alongar-se antes de qualquer atividade.

Agora, veja alguns movimentos que você pode fazer:

  • Levante um joelho, formando um ângulo de 90º com a perna, e depois o outro, repetindo o movimento algumas vezes.
  • Corra sem sair do lugar.
  • Dê um passo grande para um lado e, depois, para o outro lado. Os braços também se movem: quando as pernas estiverem abertas, abra os braços, e os feche ao aproximar as pernas. Repita várias vezes.
  • Abra a perna direita para o lado, cruze a perna esquerda pela frente e traga a perna direita para o lado, levando a esquerda ao seu encontro. Agora, faça o movimento ao contrário, iniciando com a perna esquerda. Repita.
  • Polichinelo: com um salto, abra as pernas e os braços, depois, com outro salto, feche as pernas e os braços.
  • Repita várias vezes.

 

O que é bom para perder barriga: dicas de alimentação

Quando a alimentação e os exercícios são pensados em conjunto, a redução de medidas da cintura se torna mais eficiente. De forma geral, é preciso seguir os hábitos alimentares que são indicados a quem deseja ter uma vida mais saudável, ou seja, alimentar-se em torno de seis vezes por dia.

Assim, além do café da manhã, almoço e janta, é importante fazer lanches entre as principais refeições.

Você também precisa beber muita água durante o dia, mas não junto com as refeições, pois o líquido atrapalha a digestão. Mesmo sucos e outras bebidas não devem ser tomados enquanto você come, senão, ao final da refeição você vai estar com uma sensação de peso e inchaço na barriga.

 

Alimentos diuréticos

É importante ainda ingerir alimentos diuréticos, que são ricos em água e ajudam a reduzir a retenção de líquidos, que também causa inchaço.

Não são apenas as bebidas que têm efeito diurético, mas frutas e legumes também, como o aipo, couve, berinjela, salsa, pepino, cenoura, melancia, além de aveia, limão e gengibre, os quais podem ser adicionados a sucos e chás.

O que é bom para perder barriga consiste ainda nos alimentos termogênicos, que são aqueles que aceleram o metabolismo, o que promove uma maior queima de calorias. Nesse grupo, mais uma vez, aparece o gengibre, bem como a canela, a pimenta, o alho, pimentões e água gelada.

 

Monte seu treino para perder barriga

Ao falar em atividades físicas para emagrecer, perder barriga ou mesmo manter a forma, é importante que você pratique exercícios com os quais tenha prazer. Se você não gosta de academia, faça ginástica em casa ou mesmo caminhe, corra, pule corda, dance ou ande de bicicletas.

Todas essas são atividades aeróbicas muito eficientes na redução de medidas.

Já se você aprecia o clima da academia, de encontrar as pessoas e tem mais segurança de exercitar-se na companhia de um preparador físico, uma dica é a implementar o seu treino com musculação. Dessa forma, além de queimar calorias você trabalha os seus músculos, fortalecendo-os e definindo-os.

Mesmo em casa é possível fazer o mesmo com alteres e outros acessórios fáceis de encontrar em lojas de artigos esportivos.

 

Os mais eficientes

Os treinos que alternam atividades aeróbicas e anaeróbicas são os mais eficientes. No entanto, existe um dia em que o corpo deve descansar e mesmo que se exercitar seja um grande prazer para você é preciso dar uma pausa.

Já quem faz atividades físicas mais porque sabe que precisa e não tanto por que gosta, é preciso saber que deve reservar ao menos três dias da semana para que o exercício ajude você a atingir os seus objetivos.

Independente dos exercícios do seu treino para perder barriga, quando são feitos diversos movimentos em sequência, é importante ainda que entre um e outro haja alguns segundos de descanso.

Outra dica para aumentar a eficiência do treino é intercalar movimentos mais pesados com mais leves, lembrando que se você não estiver acostumado a exercitar-se é importante começar devagar e aumentar a velocidade aos poucos, afim de evitar lesões.

 

Os melhores exercícios para perder barriga

Mesmo as caminhadas, corridas e pedaladas, entre outras atividades, que não atuam diretamente no abdômen ajudam a perder barriga. Isso porque as atividades aeróbicas são as melhores para queimar gordura e, se os seus quilinhos a mais estiverem concentrados no abdômen, é ali o local que será primeiramente beneficiado.

Porém, é possível perder barriga exercícios específicos, que vão tornar o seu treino mais eficiente. Veja quais são os melhores para queimar a gordura do abdômen:

Bicicleta no chão – deite de barriga para cima e levante as pernas um pouco acima do chão, com as mãos atrás da cabeça e flexione uma das pernas, enquanto deixa a outra esticada. Depois reveze a posição das pernas, a fim de que o joelho toque o cotovelo.

Prancha frontal – deite de bruços e apoie os cotovelos e o antebraço no chão, deixando a ponta dos pés apoiada no chão, depois, contraia o abdômen durante 30 segundos.

Abdominal cruzado – deite de barriga para cima, flexione uma perna e a outra cruze por cima da outra, depois, deixe as mãos atrás da cabeça e a leve em direção às pernas, porém, realizando um movimento de rotação para que o cotovelo aponte para o joelho oposto.

 

Demais exercícios para perder barriga

A prancha lateral com torção, chutes tesoura, abdominal V, prancha frontal alternando os braços, abdominal tradicional, entre outros, são os demais exercícios para perder barriga que podem entrar no seu treino. De início, você deve fazer poucas repetições, que podem aumentar gradativamente.

Ao saber quais são as melhores dicas de ginástica para perder barriga é possível ficar com o abdômen retinho, como você sempre quis, sem que tenha que fazer dietas malucas ou tomar remédios.

Os exercícios que ajudam a reduzir as medidas da cintura são eficientes também a quem deseja perder barriga urgente para entrar naquele vestido lindo para usar em uma festa. No entanto, como nada funciona por milagre é preciso dedicação.

Isso não quer dizer que você deve exercitar-se até a exaustão ou parar de comer, ambas as atitudes só vão prejudicar a sua saúde.

No entanto, é preciso seguir uma rotina de atividades físicas e cortar da sua dieta alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras de baixa qualidade. Por outro lado, agregue ao seu cardápio frutas, legume, verduras, carnes e queijos magros, sementes, grãos e cereais integrais.