Skip to main content
Exercícios Para Perder Barriga Após Gravidez

4 Tipos de Exercícios para Perder Barriga Após Gravidez em Definitivo

Se você é mãe de primeira viagem ou tem amigas que acabaram de dar à luz ao seu bebê esse artigo é para você.

Hoje vamos lhe mostrar passo-a-passo qual o melhor exercício para perder barriga após gravidez. Fizemos desse artigo um verdadeiro guia absolutamente completo para que você alcance o máximo de resultados possível com esses exercícios.

Veja o que você irá aprender:

  • As possíveis mudanças que você pode aguardar mamãe!
  • 3 Recomendações para perder gordura abdominal após gravidez
  • 4 Tipos de exercícios para perder barriga após gravidez

Então vamos começar?

 

Tempo de gestação é um processo complexo

O tempo de gestação é um processo complexo pelos quais uma mulher pode se dispor a passar em toda a sua vida. O corpo inteiro se mobiliza e se altera para abrigar uma nova vida e é mais do que plausível que sequelas fiquem marcadas nele depois que o bebê nasce.

Além do ganho de peso extra, que é essencial para uma gravidez saudável e sem complicações, é importante perceber e ter consciência de todas as outras mudanças pelas quais o seu corpo passou. Por isso, passaremos exercícios que não fará nenhum mal.

Algumas transformações esperadas, são:

Imagine fazer exercícios em casa por 7 minutos ao dia e emagrecer 8 Kg em 7 semanas? Foi exatamente o que aconteceu com a Tauana Freitas. Conheça agora o seu método de uso!

O útero se estendeu ao seu tamanho máximo

O útero se estendeu ao seu tamanho máximo para abrigar o bebê, a sua pele teve que fazer o mesmo (por isso é tão importante cuidar dela durante toda a gestação).

 

O seu corpo passou a demandar mais energia

O seu corpo passou a demandar mais energia e a produzir hormônios diferentes para que a gravidez ocorra de forma tranquila.

 

Seus seios também se alteram

Seus seios também se alteram para poder comportar o leite que alimentará o seu bebê, entre outras tantas mudanças pelas quais você está condicionada a passar.

Ufa!

 

Seu corpo teve que se adaptar

Percebeu como o seu corpo teve que se adaptar para atender as demandas de uma gestação? Percebendo essa grande quantidade de mudanças, é até injusto cobrar dele uma recuperação rápida depois do parto.

Depois de nove meses se alterando e vivendo em função de uma única coisa – a gestação – é mais do que natural (e justo) que seu corpo como um todo demande tempo para se recuperar e voltar a ser o que era antes.

Por mais difícil que isto soe, uma vez que é difícil olhar para um corpo totalmente diferente do que você conhecia, sem ter mais a justificativa de ter um bebê dentro dele, e ter que tomá-lo como seu, é importante que você dê este tempo a ele.

Mas isso não quer dizer que, já no pós-parto, você não possa tomar algumas medidas para retomar a sua antiga forma.

Logicamente, você deve esperar a liberação do seu médico para começar a realizar exercícios para perder a barriga após a gravidez, mas assim que isto ocorrer, você já pode começar a correr atrás do seu corpo antigo – e até mesmo de um melhor do que ele – para voltar a se sentir você mesma.

 

A mamãe Fabiana César revela exatamente o que fez em um dos vídeos postados aqui no blog para ser mais feliz com o seu corpo:

fabiana cesar

Imagine fazer exercícios em casa por 7 minutos ao dia e emagrecer 8 Kg em 7 semanas? Foi exatamente o que aconteceu com a Tauana Freitas. Conheça agora o seu método de uso!

3 Recomendações que farão toda a diferença

Antes de passar a lista dos 4 exercícios para perder barriga, faremos algumas pequenas recomendações que farão toda a diferença na hora da recuperação do seu corpo após o parto e evitarão que você cometa erros.

Se equivoque e acabe prejudicando todo o seu organismo, ao invés de ajudá-lo a recuperar a forma.

 

Recomendação 1 – Mantenha a amamentação

É importante que você mantenha a amamentação do seu bebê por quanto tempo conseguir. Abdicar dela, além de prejudicar a saúde do seu filho, faz com que você perca muito menos calorias do que devia (produzir leite e amamentar queima até 700kcal por dia).

 

Recomendação 2 – Evite dietas restritivas

Por mais que você pense que deixar de comer vai ajudar na hora de recuperar o seu peso e forma antigos, infelizmente, é exatamente o contrário. Neste momento, o seu corpo precisa, ainda, de mais calorias do que precisava antes da gravidez, já que você está na fase de amamentação.

Por isso, fazer dietas restritivas compromete a qualidade do leite que você oferece ao seu filho, bem como o seu bem-estar. É importante saber também que a barriga protuberante pode ser devida ao seu útero que ainda está distendido, coisa que não pode ser resolvida com corte de calorias, mas somente com o tempo.

 

Recomendação 3 – Procure dormir

Ainda que esta tarefa possa parecer impossível nos primeiros dias, a recuperação saudável e rápida do seu corpo depende muito do seu descanso. Como o seu filho ainda não dorme uma noite inteira, é importante que você procure se adequar aos horários de soneca dele durante o dia para compensar a falta de horas dormidas à noite.

Assim você não ficará tão cansada e seu corpo se recuperará melhor!

Depois destas recomendações básicas, finalmente podemos passar ao assunto principal deste artigo, que são os exercícios para perder a barriga após gravidez para eliminar de vez a barriguinha incômoda que não é sua.

Muitos destes exercícios, além de terem esta função, ajudam a melhorar a postura e a fortalecer o abdômen, controlando possíveis dores nas costas que você possa vir a sentir por conta da postura irregular que teve que adotar durante os últimos nove meses.

 

Os 4 Exercícios para perder barriga após gravidez

Os 4 exercícios para perder barriga após gravidez podem começar a ser feitos depois de dez dias de parto normal e quarenta de uma cesariana, ou conforme o seu médico recomendar:

Já que cada caso é um caso e o seu corpo pode ainda não estar preparado para exercícios após este período.

Siga as recomendações do seu médico e, assim que puder, mande bala nos exercícios:

  • Eles vão ajudar a recuperar o seu corpo, a sua autoestima e a sua individualidade novamente.

 

Exercício 1

O primeiro exercício para perder a barriga depois da gravidez consiste em, basicamente, a elevação do seu tronco e quadris do chão.

Ele é importante para fortalecer o abdômen, corrigir a postura e fortalecer os músculos fragilizados. Para realizá-lo, deite-se no chão e erga se tronco e quadris até que sinta as costas mais retas possíveis em posição diagonal.

Faça três séries de vinte repetições cada ou a quantidade que parecer confortável, uma vez que não se deve forçar muito o corpo neste momento inicial do pós-parto.

 

Exercício 2

Este segundo exercício consiste numa evolução muito simples do que foi recomendado anteriormente. Neste aqui, além de realizar a elevação do seu quadril e do tronco, com as costas apoiadas no chão, você também terá que elevar as suas pernas enquanto mantém a posição das costas em diagonal por um ou dois segundos.

Eleve a perna e a contraia em direção a você, dobrando o joelho.

Este exercício exige mais força do que ao anterior e só deve ser incorporado quando você já se sentir à vontade e confortável com o primeiro. Para que ele cumpra o seu propósito, faça também as três séries de vinte repetições cada.

 

Exercício 3

Este terceiro exercício, diferentemente do primeiro e do segundo, que focam mais no fortalecimento abdominal, foca na recuperação da postura e fortalecimento das costas da mulher.

Para realizá-lo corretamente, deite-se no chão (ou num colchonete) de barriga para baixo. Após encontrar uma posição confortável, eleve suas pernas, braços e cabeça.

Assim, você conseguirá recuperar a sua postura e evitar possíveis problemas crônicos de dor nas costas e nos quadris. Mantenha a última posição por dez segundos ou por quanto tempo aguentar. É recomendado que se realizem até cinco repetições destes exercícios nas primeiras vezes, para que o corpo se adapte.

Depois que ele se tornar natural e for mais fácil se manter na posição pelos dez segundos determinados, mantenha-as pelo tempo máximo que conseguir. Assim, você otimiza os resultados e consegue avanços mais rápidos na perda de gordura abdominal com um destes exercícios.

 

Exercício 4

Este quarto exercício é mais focado nas costas e na postura da mulher, que pode ser difícil de recuperar completamente se não receber a devida atenção nos primeiros momentos. Para realizar este exercício, você precisará levantar pesos:

 

Acessórios de uso confortável

Escolha um acessório de uso confortável para facilitar a realização do exercício. Para fazer este exercício de postura e fortalecimento das costas, fique de pé, contraia os joelhos de forma que suas costas fiquem retas e você jogue seu corpo para frente, já com os pesos em mãos.

 

Como realiza-lo

Agora vem a realização em si. Mantendo a posição, erga e desça os pesos, procurando não mover mais nada além dos braços. Manter a posição sem alterações é a chave para o sucesso deste exercício:

Ficar assim, sem se mexer, demonstra força sobre o seu corpo e ajuda a recuperar a postura que foi perdida com a gravidez.

 

Como obter resultados

Para obter resultados, faça, também três séries de dez repetições cada. Mas, no início, não se cobre muito ou se decepcione se você não conseguir realizar a quantidade que é estipulada aqui. O importante é que você faça estes exercícios ao menos uma vez por dia, de preferência pela manhã, sem se ater muito às sequências e repetições.

 

Aonde pode ser realizado

Todos estes exercícios sugeridos acima podem ser realizados no conforto da sua casa, sendo que apenas o último necessita de um equipamento extra que não o seu corpo.

Eles são os mais recomendados porque, neste primeiro momento, entende-se que é difícil arranjar um tempo específico para a realização de atividades físicas fora de casa, já que quase todas as suas horas diárias são dedicadas aos cuidados para com o seu bebê.

Assim, você pode inserir estes exercícios em qualquer momento de folga que tiver durante o dia, quando seu bebê estiver dormindo, por exemplo.

 

Exercícios pós gravidez alternativos

Porém, existem outros exercícios pós gravidez alternativos, estas opções podem ser realizadas fora de casa e podem vir a se tornar viáveis mais à frente, quanto você tiver mais tempo livre na sua agenda.

Quando seu bebê já for mais grandinho, você pode leva-lo para passear de carrinho e, de quebra, engatar numa corrida no parque, levando o carrinho. Assim você passa tempo de qualidade com seu filho e ainda exercita o corpo.

Outras dicas são:

 

Aulas de pilates uma boa alternativa

Outras alternativas de exercícios excelentes para o pós-parto que podem ser realizados fora de casa são aulas de pilates (mas só se o seu médico liberar ou se já estiver plenamente recuperada), que ajudam a melhorar a postura, fortalecem os músculos abdominais e acabam com as dores musculares, evitando que se tornem crônicas.

O pilates também tem um que de desafio, já que, em cada aula, você aprende movimentos novos e desenvolve, também, a sua flexibilidade (que vai ser extremamente útil quando o seu filho for maior e você precisar de energia e um corpo saudável e disposto para brincar com ele e acompanhá-lo no seu dia-a-dia).

 

Aulas de natação é uma boa

Você pode ainda fazer aulas de natação e até mesmo academia (com restrições, obviamente), se sentir mais confortável.

 

Existem infinitas opções

A única coisa que não é permitida é fazer corpo mole quanto ao seu corpo pós-gravidez:

Ele não precisa ser o seu corpo para o resto da vida e mudá-lo depende apenas de você

 

Mamãe super atarefada essa dica é para você!

Se você, ainda, é daquelas mães super atarefadas que mal teve tempo de concluir a licença à maternidade e já está de volta ao trabalho, fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia pode ser o suficiente para não ficar parada:

  • Use mais a bicicleta no seu dia-a-dia
  • Ande e caminhe mais
  • Escolha as escadas convencionais ao invés das rolantes e do elevador

Pequenas mudanças assim podem fazer toda a diferença na recuperação do seu corpo se você não possui muito tempo livre para se exercitar.

Optar por aulas particulares em casa ou na academia com profissionais especializados em exercícios para mulheres que estão em condição de pós-parto também é uma opção que você pode considerar se achar que é válida.

 

[Dica bônus]Cuidados com a pele

Além destes destas várias dicas de exercícios após gravidez, você também precisa ter cuidados com a pele. Hidrate-a ao máximo, procure utilizar cremes que amenizem a aparência das possíveis estrias que você possa ter.

Recorrer a intervenções estéticas mais invasivas, como o laser, também é uma opção, mas só num período mais à frente depois de o seu bebê ter nascido. Consulte sempre o seu médico acerca destes procedimentos.

 

Conclusão

Perder a gordura abdominal depois do parto nunca pareceu tão simples e tão acessível. Ficar ainda mais bonita e ainda mais você só depende de você mesma.

Espero que você tenha gostado e que possa deixar um comentário falando como foi esse processo de perder barriga após gravidez, e se ainda não iniciou, o que pretendes depois dessa série de dicas….

Um forte abraço,

Imagine fazer exercícios em casa por 7 minutos ao dia e emagrecer 8 Kg em 7 semanas? Foi exatamente o que aconteceu com a Tauana Freitas. Conheça agora o seu método de uso!