Skip to main content
exercicios fisicos para perder barriga e culote

Descubra a Maneira Ideal de Fazer Exercícios Físicos Para Perder Barriga e Culote

Atividades físicas sempre garantem o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, no entanto, elas são mais frequentemente procuradas quando se tem o objetivo de emagrecer. Para tanto, são muito importantes e eficientes, sendo que para surtir os efeitos desejados é essencial é também necessária uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Os exercícios físicos para perder barriga estão entre os mais procurados quando a ideia é emagrecer em um determinado local. Nesse caso, existe a ginástica localizada, sendo que ela ajuda a trabalhar partes específicas do corpo, inclusive, fortalecendo a região. Quanto ao emagrecimento, ela não vai afetar apenas um determinado ponto, mas o corpo de forma geral.

Então, como emagrecer depende ainda da redução do consumo de calorias e da escolha adequada dos alimentos. Desse modo, além de trabalhar os músculos do abdômen é possível reduzir as medidas da região. Além da barriga, inclusive, mulheres, mas homens também buscam maneiras de queimar a gordura do culote, que são os quilinhos a mais que se acumulam na área do quadril.

Da mesma forma, movimentos que trabalhem mais as pernas, principalmente, as coxas são os mais indicados. Porém, para que haja uma real redução de gordura do local é preciso mais uma vez apostar em uma alimentação saudável, que ajude a promover o emagrecimento. Com todas essas informações, portanto, conclui-se que atividades físicas e alimentação adequada são grandes aliados da perda de gordura localizada.

Para conferir todas as dicas sobre o assunto, descubra a maneira ideal de fazer exercícios físicos para perder barriga e culote seguindo com a leitura desse artigo repleto de informações úteis para você atingir os seus objetivos no dia a dia.

Veja:

 

Melhor treino para homens perder barriga e culote

Homens e mulheres devem seguir as mesmas dicas para emagrecer, inclusive, combinar atividades físicas e uma alimentação equilibrada.

No entanto, homens conseguem queimar calorias com mais facilidade, já que possuem mais músculos que o sexo feminino, sendo que é justamente a massa magra uma das responsáveis pela redução de medidas, pois ela funciona como um tipo de motor para o gasto calórico.

De qualquer forma, o treino para homens perder barriga e culote consiste, principalmente, em reuni os exercícios que trabalham mais ambas as regiões.

Entre eles, agachamento, abertura de pernas à frente, abertura da perna alterando em posição deitado e quatro apoios. No mesmo treino pode-se ainda incluir os movimentos que trabalham mais especificamente uma das duas regiões.

Em especial para as pernas, outros exercícios eficientes são bicicleta, que pode ser tanto o aparelho na academia, quanto de forma tradicional, bem como subir e descer escadas e aulas de step. Na realidade, esses exercícios são todos aeróbicos, os quais são mais eficientes para promover o gasto calórico, sendo que ajudam a emagrecer o corpo como um todo.

Possuem a vantagem, entretanto, de trabalharem principalmente as coxas, local onde se forma o culote, para o qual as mulheres têm mais propensão. De qualquer forma, ao estar executando-os, você também vai queimar a gordura localizada no abdômen.

Já para trabalhar os músculos da barriga, os abdominais são os mais eficientes, mas além dos tradicionais, realize os abdominais laterais e com elevação de pernas. Outros exercícios que ajudam a diminuir as medidas da cintura são a prancha e a ponte. Comece com poucas repetições e vá aumentando aos poucos.

 

Melhor treino para mulheres perder barriga e culote

O sexo feminino pode apostar no mesmo treino que os homens: exercícios que trabalham abdômen e coxas de modo conjunto e mesmo os que exercitam cada parte separadamente. A dica, entretanto, é que tanto homens quanto mulheres que estão sedentários e que desejam iniciar uma atividade física comecem com treinos mais leves.

Assim, na medida em que estiverem se adaptando ao treino podem aumentar a intensidade e frequência dos exercícios. Com isso, evitam-se lesões e o esgotamento, o que não é nada saudável para o organismo. Alongar é também outra parte fundamental do treino para mulheres perder barriga e culote, sendo que o mesmo funciona aos homens.

Quem não alonga o corpo antes de iniciar uma atividade física, mesmo leve têm chances maiores de sofrer lesões, o que além de machucar vai atrapalhar o seu treino. Além dos exercícios já citados, outras atividades aeróbicas são eficientes para a queima de calorias e consequentemente perda da barriga e culote, como é o caso das corridas e caminhadas.

Essas modalidades são ainda mais vantajosas a quem não gosta de ir à academia. Já quem frequenta o local pode usar a esteira e incrementar o treino com musculação. O aparelho abdutor é um dos mais propícios para reduzir as medidas do culote, sendo que os demais aparelhos que trabalham as pernas também podem ser combinados.

 

Vantagens da academia

A vantagem de ir à academia é que a pessoa conta com o acompanhamento de um profissional capacitado, que pode até mesmo ajudar a montar o melhor treino conforme as suas necessidades. Além de step, outras modalidades de ginástica coletiva são boas opções a quem vai à academia, como o aeroboxe, em que o gasto calórico é elevado.

Mas quem prefere se exercitar em casa pode fazer o mesmo ao acompanhar aulas pela internet, gratuitas e disponíveis em diversos sites. A bola de Pilates é um acessório fácil de ter em casa e que é muito eficiente para a execução de diversos movimentos que ajudam a perder barriga e culote, como os abdominais com elevação de perna com a bola.

Mesmo halteres, tatame e outros acessórios são possíveis ter em casa para um treino completo, diversificado e divertido. Mesmo assim, é fundamental estar atento à postura durante a prática de atividades físicas, a fim de evitar danos no longo prazo à coluna. Tanto homens quanto mulheres devem ainda estar bem hidratados ao se exercitarem.

Outra dica é quanto à vestimenta, sendo que roupas leves e confortáveis são obrigatórias. O mesmo serve ao calçado, que deve ser um tênis adequado à prática esportiva. Já que vai sair para a rua para se exercitar deve escolher os horários menos quentes e mesmo assim se proteger com protetor solar, óculos escuros e boné, além de vestir roupas claras.

Leitura recomendada: 10 Tipos de Exercícios para Perder Barriga sem Riscos (o 6° é incrível)!

 

Dicas para emagrecer com a alimentação adequada

Já que inicialmente se falou da importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva para quem deseja perder barriga e culote, além da prática de atividades físicas, é essencial saber quais são as principais dicas para emagrecer com saúde e de forma mais rápida. Quem precisa emagrecer deve, primeiro, reduzir o número de calorias ingeridas por dia.

Sabe-se que o emagrecimento acontece quando são queimadas mais calorias do que são consumidas diariamente. Então, ao comer menos e ao se exercitar mais será eliminada aos poucos a gordura localizada na barriga, nos culote e onde mais elas estiverem. No entanto, mesmo assim, é fundamental ter uma boa alimentação.

Isso porque é preciso de energia para se exercitar e a energia vem dos alimentos e, se você não comer de forma adequada, na hora de treinar, é possível ainda que perca massa magra. Os músculos são constituídos basicamente de proteína e quando esse nutriente não está disponível, por meio do cardápio certo, na hora do exercício, o organismo vai usar as suas reservas.

O resultado disso é flacidez, fraqueza e outros sintomas. Além disso, quanto mais massa magra se tem, mais se queima calorias, pois já foi dito que os músculos são um dos responsáveis pela queima de calorias. Isso tudo significa que você deve ingerir fontes de energia, ou seja, os carboidratos, preferencialmente, na sua versão integral.

 

Fontes de proteínas

Também não pode faltar no seu cardápio fontes de proteínas, como as carnes e queijos magros, leite, ovos e as proteínas de origem vegetal, como os feijões, lentilhas, ervilhas, grão de bico e outros.

Já os vegetais todos são essenciais porque ajudam no bom funcionamento do intestino, já que são ricos em fibras, colaborando com a eliminação correta dos resíduos.

Além disso, frutas, legumes e verduras de forma geral são alimentos diuréticos, que combatem a retenção de líquidos que causa o inchaço da barriga. Reduzir a quantidade de sal da alimentação, tanto em casa como ao comer fora é outra forma de evitar que os líquidos se acumulem no seu abdômen, deixando a sua barriga inchada.

Por isso, independente do fato de você fazer atividades físicas para perder barriga na academia ou em casa, é necessário ter uma alimentação rica em todos os grupos alimentares.

Assim, não se pode esquecer ainda dos alimentos que são fontes de gorduras boas, as quais também são essenciais e que podem ser obtidas por meio de alimentos como o azeite de oliva, abacate, nozes, castanhas, entre outras opções.

Com o cuidado ideal na alimentação, os exercícios físicos para perder barriga se tornam mais eficientes e promovem resultados mais rápidos. O culote também diminui com a atividade física mais indicada em combinação com as dietas saudáveis para emagrecer, que devem priorizar não só a redução de calorias, mas a boa escolha dos alimentos.

Para tanto, é preciso reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados, como os doces, comidas congeladas e pré-prontas, enlatadas, bem como bolachas, biscoitos, pães, massas e bolos que não sejam integrais e os refrigerantes, sucos de caixinha e outras bebidas processadas.