Skip to main content
exercícios-físicos-em-casa

O Guia Definitivo Para Exercícios Físicos em Casa [Garantido]

Para você que não quer gastar dinheiro e muito menos perder tempo em ir e voltar da academia, e ainda quer entrar em forma, nós preparamos dicas quentíssimas sobre como fazer algumas atividades físicas sem necessitar sair de seu lar.

Isso mesmo: exercícios físicos em casa e musculação em casa também. Confira!

 

Exercícios para perder barriga

Falaremos aqui sobre os principais exercícios que pode te deixar com a barriga “saradinha” em pouco tempo.

Mas para isso você precisa ter uma alimentação saudável e, se possível, fazer algumas corridinhas ou caminhadas básicas de uns 25 minutos por dia, e se não der, faça pelo menos umas 3 vezes por semana, assim seu metabolismo acelera e queimará rapidamente as calorias indesejadas.

Vamos agora aprender alguns exercícios para perder barriga:

Abdominal com uma perna cruzada

Deite-se de costas para o chão, se tiver um colchonete ou até mesmo um tapete, aconselhamos usar; flexione uma perna e cruze a outra colocando o tornozelo sobre o joelho oposto, sempre coloque os braços para trás; eleve o tronco com as mãos no cotovelo até o joelho e repita em seguida, sempre voltando ao chão e levantando novamente.

Você pode fazer de maneira alternada para trabalhar melhor todos os músculos. Para quem está iniciando aconselhamos a fazer de 2 a 3 séries de 15 repetições.

 

Bicicleta no chão

Deite-se de costas para o chão e coloque as mãos atrás da cabeça; levante as pernas em um ângulo de 90 graus. Depois traga o joelho esquerdo em direção ao cotovelo direito e vice versa; quando você traz um joelho até o cotovelo, a outra perna fica estendida.

Faça repetidas vezes, preferencialmente 3 séries de 15.

 

Abdominal Tradicional

Esse exercício todos conhecem e é fácil de fazer!

Deite- se de costas para o chão e flexione os joelhos. Cuidado para não mexer os pés, pois eles têm que ficar “grudados” no chão; coloque as mãos atrás do pescoço; se flexione e eleve seu corpo até que o cotovelo chegue próximo ao joelho flexionado; uma dica é sempre usar a força do abdômen e não a do pescoço, caso contrário você estará fazendo de forma incorreta.

Repita a ação em 3 séries de 15.

 

Elevação lateral de pernas

Deite-se de lado com as pernas estendidas. Lembre-se de sempre deixar a coluna reta para não causar futuras dores; depois eleve as duas pernas juntas contraindo a região lateral do abdômen; se tiver caneleiras, você pode coloca-las no tornozelo, assim seu treino ficará mais intenso.

Faça de 3 a 4 séries de 10 repetições para cada lado.

 

Abdominal Completo

Deite-se de costas para o chão com as pernas estendidas; coloque as mãos sob a lombar e em seguida levante o tronco mantendo sempre o abdômen contraído. Aconselhamos sempre olhar para frente para não causar dores indesejadas na região do pescoço.

Caso não esteja conseguindo, você pode, inicialmente, usar as mãos para apoiar a lombar na hora da subida. Faça 3 séries de 10 repetições!

Esses exercícios para perder a barriga são simples e podem ser feitos em casa, na hora em que você desejar! Antes de começar a praticá-los é essencial procurar um médico para saber como anda a sua saúde.

 

Exercícios para fazer em casa

Será que existe exercícios para fazer em casa? Claro que sim! E você pode se beneficiar muito de tudo isso. Pois praticar atividade física é essencial para uma boa saúde, mas como fazê-los se não temos uma rotina certa? A resposta é bem simples e fácil!

 

Seus próprios exercícios físicos em casa

Faça seus próprios exercícios físicos em casa! Não existe melhor local que sua própria residência para substituir a academia.

 

Só façamos algumas advertências

Se você possui dores nos joelhos, costas, pescoço ou qualquer outra parte do corpo, procure um médico antes de iniciar os exercícios, ele te dirá se você pode ou não começar a exercitar essas partes. Tirando isso, mãos a obra! Comece o quanto antes, afinal, não podemos perder tempo!

 

Primeiro vamos de exercícios para as pernas

Quem nunca sonhou em ter uma perna bonita e torneada?

– Agachamento: Fique de pé em posição ereta, estique os braços para frente para ter equilíbrio, abaixe até que os joelhos fique fora da linha dos pés. Faça isso com cuidado, durante o movimento, o quadril deve passar da linda do joelho e os pés não podem sair do chão.

Esse exercício é ótimo para engrossar as pernas e também o bumbum, 3 séries de 15 repetições é o ideal para começar!

– Exercício com uma cadeira: Sente-se numa cadeira e estique uma perna até a linha dos quadris, enquanto isso a outra perna fica normal, com o pé sempre “preso” ao chão, depois volte esta mesma perna levantada para a posição inicial, em seguida faça o mesmo com a outra; sempre reveze entre direita e esquerda.

Depois de um tempo, quando estiver acostumado, você pode fazer este exercício com uma caneleira em cada perna, e a cada semana vai aumentando o peso. Este é um dos melhores exercícios para fazer em casa que fortalece as pernas e é importante para o equilíbrio corporal.

– Panturrilha: Em um degrau, coloque as pontas dos pés posicionadas na superfície, erga o corpo, e sempre com a pontinha dos pés, desça até onde conseguir e sempre levando o calcanhar abaixo do degrau.

Se você morar em apartamento, faça o exercício na escada, caso contrário, faça-o em alguma parte da casa que tenha degrau, ou se possível, vá até a casa de algum vizinho, mas não deixe de fazer este excelente exercício que pode aumentar sua panturrilha!

 

Vamos agora de exercícios para os braços!

Você só irá precisar de uma cadeira!

Pegue uma cadeira e sente-se em posição ereta, segure algum peso em uma das mãos ( um quilo de arroz ou de qualquer outro alimento serve! Haha isso mesmo!), erga o braço em direção ao teto e aproxime o bíceps em direção a orelha e movimente somente o antebraço.

Faça repetidas vezes e, se precisar, segure o tríceps com a outra mão para evitar que o braço se mova. Este exercício de bíceps é ótimo para enrijecer, é conhecido como o “exercício do tchau”, afinal de contas, todos nós merecemos dar um “tchau” com o braço durinho, não é mesmo?

 

Como fazer Academia em casa

Fazer academia em casa é um desejo que a maioria das pessoas têm, mas não sabe como fazê-lo. Estamos aqui para mostra a você que é possível ganhar massa e emagrecer em casa sem gastar muito dinheiro.

Existem diversos tipos de exercícios que podemos fazer sem estar numa academia tradicional, estas atividades nos fazem trabalhar com nosso próprio corpo, sem necessitar daqueles pesos que existem nas academias.

Os benefícios são os mesmo em ambas: melhora no condicionamento físico, na capacidade cardiorrespiratória, no fortalecimento dos músculos,etc.

 

Diferenciais de uma academia em casa

Mas existem os diferenciais de se ter uma academia em casa:

  • A economia de dinheiro
  • O tempo (pois você pode malhar a hora que quiser)
  • Privacidade (já que poderá fazer os exercícios sem se preocupar com a roupa velha ou não, além de não ter ninguém olhando)
  • Autonomia para escolher a música que vai ouvir na hora do treino.

 

Em casa dá para se fazer tudo!

Seja para ganhar ou para perder (peso), em casa dá para se fazer tudo! As tecnologias hoje nos informam como devemos fazer passo a passo, nos dão orientações nutricionais e de treinos. É o que estamos fazendo com você agora! Hoje em dia só é sedentário quem quer!

 

Exercícios aeróbicos com os anaeróbicos

A combinação de exercícios aeróbicos ( caminhar, correr, pular corda) com os anaeróbicos ( exercícios que fortalecem os músculos) faz com que você emagreça e tenha aquele tão sonhado corpinho; e se alinhado a uma boa alimentação, faz você perder peso mais rápido.

É importante também fazer um alongamento antes de começar os exercícios, isso evita futuras dores e é bom para dar uma pré-aquecida no corpo. Outra dica é sempre manter ao seu lado uma garrafinha de água, a hidratação durante a atividade física é essencial, pois perdemos muito esse líquido por meio do suor.

 

Que tal dançar?

Uma fantástica dica para emagrecer em casa é dançar. Quer atividade mais animada que essa? A dança faz com que mechamos todo o corpo, por isso coloque seu CD favorito, uma roupa leve e remexa o esqueleto! Não sinta vergonha! Se tiver um espelho enorme a sua frente, melhor será a dança!

 

Gosta de pular corda?

Se quiser emagrecer sem sair de casa é só fazer isso! Basta ter uma corda, colocar um tênis e mãos à obra! Este exercício é eficaz no emagrecimento e ainda de quebra detona com sua barriga. Quinze minutinhos por dia faz você perder mais ou menos 1200 calorias por semana.

 

Conclusão

Depois destas orientações e dicas quentíssimas, tenho certeza que você deve estar louquinho(a) para começar seus treinos em casa. Espero que tenha gostado e que esta matéria tenha te dado o pontapé inicial para a busca de seus objetivos.

Como emagrecer em casa será totalmente possível se colocar esses ensinamentos em prática no seu dia-a-dia. E de uma coisa tenha certeza, praticar seus exercícios físicos em casa vale muito a pena! 😛