Skip to main content
dietas saudáveis para perder barriga rapido

3 Alternativas de Dietas Saudáveis Para Perder Barriga Rápido com Saúde e Que Cabe No Seu Bolso

Você já deve ter se deparado com um grande número de dietas que prometem, em um curto período de tempo, como uma semana, emagrecer muitos quilos, não é mesmo? E você já deve ter se questionado sobre a eficácia delas. A verdade é que você até pode emagrecer vários quilos em sete dias se seguir ao pé da letra o que elas propõem.

Mas você conseguiria?

Sem contar que mesmo conseguindo com muito sacrifício seguir uma dieta ao pé da letra e emagrecer vários quilos, o normal é que eles voltem na sequência, porque a dieta apenas diz o que não comer e não ensina a escolher os melhores alimentos. Mas saiba que existem dietas saudáveis para perder barriga e que são fáceis de seguir.

As melhores maneiras de chegar ao peso ideal é respeitando o seu corpo, sem obrigá-lo a de repente a parar de comer tudo o que você já está acostumado, o que pode causar uma série de consequências que somente vão atrapalhar o seu emagrecimento. Também é preciso levar em consideração as suas necessidades nutricionais, conforme as atividades do seu dia a dia.

Além disso, é necessário pensar como é o seu dia a dia, que horas você acorda, onde almoça, quando são seus intervalos para o lanche, etc. E o dinheiro que se investe nisso? Nem todo mundo possui orçamento disponível para adquirir produtos que afirmam emagrecer, como shakes industrializados, suplementos alimentares e outros.

Além dos efeitos positivos desses produtos não serem comprovados, nem sempre são as opções mais saudáveis. E mais, uma alimentação equilibrada e receitas caseiras são o suficiente para contar com todos os nutrientes que o corpo precisa. Para tanto, confira as 3 alternativas que cabem no seu bolso para incluir nas dietas para perder barriga:

 

Alternativa 1 – Dieta para perder barriga inchada

Uma forma eficiente, barata e saudável de fazer uma dieta para perder barriga inchada é apostando nos alimentos diuréticos, que são aqueles que ajudam a eliminar o acúmulo de líquidos do organismo.

Quando há retenção líquida, é comum ter a sensação de estômago inchado e os alimentos ricos em água ajudam a eliminar as substâncias que causam isso.

Todos os vegetais são alimentos diuréticos, inclusive, as frutas, legumes e verduras que possuem maior teor de água, como é o caso da maçã, melancia, morango, melão, abacaxi, repolho, folha da couve, pepino, rúcula, alface, tomate, abobrinha, entre outros. Além de combaterem a retenção hídrica, são ricos em minerais e vitaminas.

Desse modo, a sua dieta se torna muito mais nutritiva ao incluir em todas as refeições algum vegetal. Quanto mais, melhor. Outra maneira de reduzir a barriga inchada e, por consequência, as medidas da sua cintura é diminuindo a quantidade de sal de todas as suas refeições, seja em casa ao prepará-las seja ao comprar refeições prontas ou no restaurante.

Praticamente todos os alimentos industrializados, sejam eles congelados, pré-prontos, embutidos ou processados possuem doses elevadas de sal. Assim, sempre que possível o melhor é optar pelas comidas caseiras. Outra forma de reduzir o sal do seu dia a dia é não temperando a salada com ele.

 

Use apenas azeite de oliva para salada

Para a salada use apenas azeite de oliva, limão e especiarias como coentro, orégano, pimenta e outros temperos naturais. Os chás são outras opções saudáveis e eficientes para perder barriga, inclusive, o chá verde, que também é termogênico, nele é possível acrescentar limão e/ou gengibre para ficar mais saboroso.

Tanto o limão quanto o gengibre são outros exemplos de alimentos termogênicos, assim como as pimentas, pimentões, canela e alho. Ao serem ingeridos, esses alimentos aceleram o metabolismo do organismo, o que promove uma maior queima de calorias. Essa dica é fundamental para quem deseja emagrecer com saúde.

Outro truque para perder barriga é apostando nos sucos detox, que são feitos com os alimentos diuréticos e termogênicos, potencializando o desinchaço do seu abdômen. Para preparar basta misturar um ou mais legumes e frutas, como maçã e folha da couve, abacaxi e rúcula, melão e pepino, entre outras receitas que você mesmo pode criar.

Para deixar o sabor sempre delicioso dos sucos detox, basta acrescentar gotas de limão e/ou lascas de gengibre. Você também pode trocar a água por água de coco, quando for necessário acrescentar à receita o líquido.

 

Alternativa 2 – Dieta semanal para perder barriga homem

Na hora de emagrecer, os homens possuem uma vantagem sobre as mulheres, que é o fato de possuírem mais músculos. A massa magra é responsável por grande parte do emagrecimento, já que ela funciona como o motor que transforma os nutrientes em energia, o que promove o gasto calórico.

No entanto, o sexo masculino apenas tem sucesso em emagrecer se seguir um cardápio saudável e equilibrado e a prática de atividades físicas. Isto é, somente o fato de ter mais músculos não emagrece sozinho, apenas favorece quando se tem os cuidados necessários. Assim, é preciso saber o quanto e o que comer na dieta semanal para perder barriga homem.

 

Pense na qualidade nos alimentos e não na quantidade

Mais importante do que a quantidade de alimentos que se ingere é a qualidade deles. No entanto, se você está comendo mais do que o suficiente também é importante reduzir as porções e isso deve ser feito aos poucos para o organismo se acostumar gradativamente com as mudanças.

E quando se escolhem bem os alimentos, as compras no mercado saem mais baratas também. Isso porque em geral os legumes possuem um custo menor do que alimentos industrializados, como bolachas, biscoitos, comidas congeladas e pré-prontas, chocolates, salgadinhos, leites, cafés e águas com sabor, refrigerantes, entre outros.

Claro que é possível encontrar alimentos industrializados mais baratos que alimentos saudáveis, como as massas, arroz e farinhas integrais, leguminosas, carnes, leite e seus derivados. No entanto, para entender melhor como funciona a economia ao apostar nos alimentos certos é preciso considerar que os alimentos industrializados são menos nutritivos.

Assim, logo depois de serem ingeridos, é normal que a pessoa sinta fome de novo, porque o seu teor de fibras é muito menor do que os legumes e os cereais integrais. Com uma alimentação saudável, entretanto, a saciedade é prolongada e além de comer melhor a fome demora mais a aparecer e você come menos.

 

Alternativa 3 – Dieta para perder barriga feminina

As dicas que valem para os homens também servem para as mulheres ao falar na melhor dieta para perder barriga feminina. O ideal é ter uma alimentação saudável e equilibrada, dando preferência aos alimentos frescos e caseiros, em detrimentos aos produtos industrializados que são pobres em nutrientes e por isso não alimentam de modo adequado.

Depois de falar sobre os alimentos diuréticos que ajudam a perder barriga inchada e que oferecem vitaminas e minerais e da importância de apostar mais uma vez nos vegetais, pois são aliados do emagrecimento, já que contém alta concentração de fibras, o que prolonga a saciedade, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, sendo que o mesmo acontece com os cereais integrais, chega a hora de lembrar os benefícios das proteínas.

 

Benefícios das proteínas

Na realidade, todos os grupos alimentares devem fazer parte do seu cardápio diário e quando são citadas as proteínas estamos falando das carnes, mas também dos ovos, do leite e seus derivados e das leguminosas. Todos esses alimentos são ricos no nutriente, sendo que o melhor é optar pelas opções magras.

É o caso das carnes, que podem ser vermelhas, mas preferencialmente de cortes magros, como o patinho, músculo, coxão mole e outros, além das carnes brancas, como a de frango e de peixe. As versões magras também são as mais indicadas quando se fala em queijos, assim como o leite pode ser semidesnatado.

Quanto aos ovos, embora a parte rica em proteínas seja a branca, o ovo inteiro é todo muito saudável. Já as leguminosas são os feijões, ervilha, lentilha, grão de bico e outras, que também são ricas em vitaminas e minerais, inclusive, são essenciais a quem prefere um cardápio vegetariano.

Além de ingerir proteínas colaborar com o desenvolvimento da massa magra, o que ajuda na queima de calorias, o organismo precisa de mais energia para digerir as proteínas e, por isso, ocorre uma maior eliminação de gordura. Já para potencializar os resultados sempre é possível apostar nas dicas para a dieta para perder barriga localizada.

 

Aposte nos exercícios

Nesse caso, basta apostar nos exercícios que mais trabalham a musculatura do abdômen, como os abdominais, mas também os agachamentos, flexões, pontes e pranchas. Já os abdominais mais eficientes são os laterais e os feitos com a bola de Pilates, que, aliás, é um acessório muito útil para os alongamentos e demais exercícios.

Já que você sabe, agora, quais são as dietas saudáveis para perder barriga que não exigem um alto investimento financeiro e nem sacrifícios na hora de comer comece hoje mesmo a colocá-las em prática. Ao iniciar a dieta para perder barriga o que comer consiste em basicamente todos os alimentos, sendo que o segredo é saber quais são os mais nutritivos.