Skip to main content
Dieta para engordar rápido

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Dieta Para Engordar Rápido!

Você sabia que existe dieta para engordar?

Por mais que se fale tanto nos métodos de emagrecimento, há quem precisa ganhar peso, já que estar magra demais também pode ser um problema. Dessa forma, é possível engordar rápido com uma série de dicas saudáveis, já que não é porque você quer engordar que pode sair comendo tudo o que ver pela frente.

Quem deseja ganhar peso e manter a saúde deve ter muito cuidado com os excessos, já que até comer demais alimentos saudáveis pode ser maléfico para o bem-estar. Além disso, mesmo as pessoas magras devem ter cuidado com o que ingerem.

Uma má alimentação não engorda apenas, como também pode acarretar uma série de doenças. Entre elas, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol ruim alto e muitos outros problemas. Veja:

Magreza não é sinônimo de saúde

Vale lembrar que magreza não é sinônimo de saúde e nem que estar acima do peso quer dizer que o indivíduo está cheio de doenças. Embora a obesidade esteja associada a muitos problemas de saúde e até aumentam o seu risco, uma pessoa com alguns quilinhos a mais pode ser mais saudável do que um indivíduo magro.

De qualquer forma estamos aqui para mostrar tudo que você precisa saber sobre dieta para engordar rápido!

Basicamente, as dicas para ganhar peso são as mesmas dadas a quem precisa emagrecer. A diferença principal está na quantidade de alimentos indicados a se ingerir por dia. Além disso, há menos restrições, mas é essencial controlar o consumo de todos os alimentos.

 

Dicas de como engordar rápido

Uma forma muito eficiente e saudável de como engordar rápido é praticando musculação. Através desse exercício, é possível transformar gordura em massa magra, ou seja, músculos. No entanto, isso não quer dizer que você precisa ficar “bombadão”.

Quando falamos em desenvolver os músculos pode ser de forma moderada, a fim apenas de fortalecer a musculatura e defini-la.

Além disso, como a gordura se transforma em massa magra com os exercícios certos e como você não quer perder gordura, mas sim, ganhar peso, poderá ter uma alimentação ainda mais reforçada.

Dessa forma, terá a quantidade certa de nutrientes para desenvolver os seus músculos e ganhar alguns quilinhos, sendo que músculos mais definidos também ajudam na balança.

 

Dá para engordar sem exercício!

Porém, é possível engordar mesmo que você não queira fazer nenhum tipo de exercício. Mesmo assim, é importante dizer que a atividade física é essencial a qualquer pessoa, a quem deseja engordar, emagrecer ou apenas ter qualidade de vida.

Se você não gosta de ir para a academia, pode fazer outras atividades, como:

  • Correr
  • Caminhar
  • Andar de bicicleta
  • Pular corda e mesmo dançar

A bicicleta é um exercício que ajuda a engrossar as pernas, por exemplo.

Para tanto, a dica é andar mais devagar e com as marchas de forma que as pedaladas fiquem mais pesadas. Embora essa atividade e outras sejam aeróbicas, como correr e caminhar, e tenham a principal função de queimar calorias, elas são essenciais a quem deseja engordar com saúde.

As atividades aeróbicas melhoram o sistema respiratório, fortalecem o coração e ajudam na prevenção de muitas doenças. Por isso, elas podem fazer parte do cotidiano mesmo de quem deseja ganhar peso. Porém, é possível engordar mesmo sem exercitar-se, nesse caso, é preciso estar ainda mais atento à alimentação.

 

Como engordar em uma semana com saúde

Para comer bem e evitar os excessos o melhor é ter alguns hábitos fundamentais.

Eles já podem fazer parte da sua vida e se ainda não fazem está na hora de inclui-los no seu cotidiano. Dessa forma, é possível saber como engordar em uma semana de forma eficiente e com saúde, sendo que o melhor é evitar um ganho de peso muito repentino.

Assim como quem quer emagrecer não deve deixar de comer um monte de coisas que já está acostumado de repente (porque o organismo pode levar um choque), o mesmo conselho serve a você que deseja ganhar peso.

Se o seu costume é de comer pouco e de um dia para o outro você começa a comer muito mais, o seu organismo pode não conseguir digerir tudo adequadamente.

 

Principais hábitos

Entre os principais hábitos para engordar em uma semana está não pular refeições, muito menos o café da manhã, sendo que é nesse momento que você pode comer tudo o que mais gosta. Como terá todo o dia pela frente deve estar bem nutrido.

Além disso, é importante fazer seis refeições por dia.

Além do café da manhã, almoço e janta, é indicado fazer lanches nutritivos entre elas. Se você não está acostumado a comer tantas vezes por dia, coma pouco em cada refeição, o importante é que não fique mais de três horas sem ingerir nada.

Quando isso acontece o organismo pode reduzir o seu metabolismo, o que não é benéfico a ninguém.

Além disso, ao comer com frequência você não corre o risco de sentir muita fome. Caso contrário, quando for comer, vai consumir alimentos em excesso. Mesmo para quem deseja engordar esse não é um hábito saudável.

 

Como ganhar peso rápido com os alimentos certos

Na hora de escolher os alimentos para saber como ganhar peso rápido você não pode optar apenas pelos mais calóricos. Embora essa informação seja relevante não é a única a se considerar. Ou seja, não adianta ser um alimento com muitas calorias, o que pode parecer o ideal para você, se ele for rico em açúcar.

O mesmo serve para os alimentos ricos em carboidratos simples (farinhas brancas, arroz branco e demais opções que não sejam integrais). Eles também se transformam em açúcar no organismo e quando você ingere demais esse nutriente ocorrem os chamados picos de insulina.

 

O que é insulina?

A insulina é um hormônio liberado na corrente sanguínea quando ela está com elevados níveis de açúcar, o que não é bom para o corpo.

Mas quando esses picos são frequentes existem grandes chances das pessoas desenvolverem diabetes. Por isso, o melhor é optar pelos carboidratos complexos, que são mais nutritivos, pois são menos processados.

Alguns exemplos são as farinhas integrais, como a de trigo, cevada, centeio, de milho, aveia e outras, além de arroz integral.

O mesmo serve para as gorduras, elas são importantes para o organismo, mas não todas, já que existem muitos tipos delas. A gordura que existe no abacate, no azeite de oliva, nas nozes, castanhas e outros alimentos são extremamente saudáveis.

 

Corra dos produtos industrializados

O mesmo não se pode dizer dos produtos industrializados, como margarina, sorvetes, chocolates, entre outros, que possuem a chamada gordura hidrogenada.

Da mesma forma alimentos fritos também podem conter gordura de baixa qualidade, mas não é preciso deixar de comer frituras, desde que você a prepare em casa com óleo de qualidade.

Para cozinhar os alimentos, prefira o óleo de dendê, amendoim, coco ou de arroz, em vez de óleo de soja, milho, girassol ou de canola, que possuem gorduras de baixa qualidade.

 

Como fazer dieta para engordar

Mesmo que você esteja em uma dieta para ganhar peso não deixe de comer frutas, legumes e verduras.

Todos eles são ricos em vitaminas e minerais, essenciais para a sua saúde. Quanto às proteínas, é outro grupo alimentar que não pode faltar no seu cardápio, sendo que o leite, ovos e as carnes são os alimentos que mais contém esse nutriente.

Mesmo que você possa comer todos os tipos de carne, evite exagerar nos cortes muito gordurosos, embora essa gordura não seja de todo ruim, é melhor não extrapolar.

A questão é que existe um imenso número de alimentos e você pode comer todos eles, sendo que o melhor é sempre variar o máximo possível.

Dessa forma, você garante todos os nutrientes que o seu organismo precisa.

Mais uma vez é importante dizer que embora queira ganhar peso o mais adequado é que isso não seja feito por meio do alto consumo de fast food, refrigerantes, sucos de caixinha, iogurte com sabor (prefira o natural) e demais produtos industrializados, embutidos e congelados.

 

Reduza ao máximo

Você não precisa eliminá-los totalmente, mas pode reduzir ao máximo ou optar por aqueles menos prejudiciais à saúde, como as barras de cereais, bolachas integrais, biscoitos salgados e bolos mais caseiros, chocolates com maior teor de cacau, entre outros.

 

Conclusão

Agora que você viu como é feita a dieta para engordar sabe que a preocupação com a escolha dos alimentos deve fazer parte da vida de todas as pessoas, queiram elas ganhar peso, reduzir medidas ou mesmo manter o seu peso.

Por mais que seja possível comer algo não tão saudável vez e outra, isso não pode se tornar um hábito.

Existe uma grande quantidade de alimentos saudáveis, para os mais diversos gostos, e não tem porque você apenas comer aquilo que está dentro de uma embalagem cheio de produtos químicos, como conservantes, aromatizantes, corantes e muitos outros.

Se você se pergunta sobre: como faço para engordar, saiba que é possível sem perder em qualidade de vida.

Já se você sempre teve o costume de comer muito pouco e agora quer mudar de hábitos desvende todos os tipos de frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, sementes e demais alimentos que existem para serem provados e combinados.

Outra dica é apostar na culinária mundial, já que é possível encontrar deliciosas opções na cozinha de outros países.