Skip to main content
Dieta para emagrecer e alimentação saudável

Dieta Para Emagrecer, Estratégias e Alimentos Que Turbinam a Cintura

Quem busca uma cintura fina deve investir em uma alimentação equilibrada, já que mais do que os exercícios são o que você consome que vai definir o seu corpo. Por isso, não basta fazer uma dieta para emagrecer, mas sim, apostar em uma alimentação saudável com alimentos nutritivos.

Mesmo que para perder peso seja necessário queimar mais calorias por dia do que são ingeridas, para emagrecer com saúde não se pode pensar apenas em quantas calorias possuem cada alimento. Existem comidas que não são nada saudáveis e que possuem menos calorias do que outras, mais nutritivas.

Para perder peso com uma dieta que ofereça resultados duradouros, portanto, é preciso ter atitudes inteligentes.

Conhecer os benefícios de cada alimento e saber montar o seu cardápio com saúde, nutrição e variedade são imprescindíveis para emagrecer sem sofrimento e atingir os objetivos que você estipulou, seja afinar a cintura seja reduzir medidas de outras partes do corpo. Veja:

 

Queima de gordura do abdômen

Além disso, é de extrema necessária ter hábitos saudáveis para chegar ao peso desejado através da queima de gordura do abdômen. Embora seja a alimentação o aspecto mais importante nesse sentido, quando são realizadas atividades físicas os resultados são atingidos com mais rapidez.

Quem não gosta de frequentar a academia pode criar uma rotina de exercícios mesmo em casa, com ginástica localizada, além de andar de bicicleta, pular corda, caminhar ou correr. O mais importante é que o exercício escolhido seja prazeroso e não executado por obrigação.

Dessa forma, é possível unir o útil ao agradável e perder quantos quilos for necessário.

 

Dicas de como emagrecer rápido

Quando uma alimentação rica em produtos gordurosos e com excesso de sal e açúcar é substituída por alimentos saudáveis a redução de peso pode acontecer de forma relativamente rápida, já que os excessos foram eliminados.

No entanto, nunca se deve parar de comer ou comer pouco demais, mesmo que a ideia seja a de perder peso com rapidez.

O organismo precisa de alimentos de todos os grupos alimentares diariamente para poder desempenhar as suas funções. Muitas vezes, as pessoas acreditam de forma equivocada que ficar sem comer é o caminho mais curto para a perda de peso, no entanto, se enganam, pois isso apenas vai encurtar o caminho para os problemas de saúde.

 

Danos no longo prazo

Se você não comer bem, o organismo terá que pegar os nutrientes reservados para os órgãos vitais funcionarem, o que pode trazer danos no longo prazo e mesmo em pouco tempo.

  • Tonturas
  • Dor de cabeça
  • Irritabilidade
  • Entre outros sintomas

São muito comuns em quem não se alimenta adequadamente.

Já quem prolonga uma alimentação deficiente vai ter uma baixa do seu sistema imunológico, abrindo as portas para uma série de doenças. Tudo isso é importante dizer para que se entendam os problemas de uma alimentação pobre em alimentos nutritivos.

Mesmo que o objetivo seja emagrecer, é preciso alimentar-se bem.

Apenas dessa maneira o organismo vai funcionar em plenitude, o que é essencial para que você chegue ao seu peso ideal. Por isso, para saber como emagrecer rápido é preciso reduzir os excessos.

 

Dieta dos pontos funciona?

Quando se fala em escolher uma dieta que proporcione um cardápio com poucas calorias, muitas pessoas logo pensam na dieta dos pontos.

O seu objetivo principal é fazer com que os seus adeptos deem preferência aos alimentos com poucas calorias, para que não ultrapassem um determinado limite, que varia conforme os quilos que se quer perder.

Embora seja necessário reduzir a quantidade de calorias para emagrecer, isso é apenas uma parte de uma alimentação saudável. Lembrando que, como já foi dito, existem alimentos muito saudáveis e nutritivos, obrigatórios em uma dieta que são mais calóricos se comparados a outros, sendo que isso não á razão para serem evitados.

Mais do que o número de calorias, na hora de escolher o que comer é preciso considerar o valor nutritivo dos alimentos. Carboidratos, por exemplo, são essenciais para uma dieta equilibrada, porém, uma maneira de fazer escolhas inteligentes é optando pelas versões integrais, que possuem maior quantidade e variedade de nutrientes.

Além disso, especialistas afirmam que focar a dieta na contagem das calorias, como acontece com a dieta dos pontos, só prejudica a perda de peso.

Isso porque é comum que os seus adeptos sintam-se ansiosos com esse controle exacerbado, o que prejudica o relaxamento. Uma mente tranquila e equilibrada também é uma aliada do controle da gula e posterior emagrecimento.

 

Dieta da sopa funciona?

Outra dieta muito famosa e também bastante restritiva é a dieta da sopa, que consiste basicamente em consumir sopa de legumes e em alguns dias uma pequena porção de carboidratos. Embora muitas pessoas realmente tenham emagrecido com esse cardápio, o inconveniente é que depois que a dieta termina os quilos perdidos reaparecem.

Isso acontece com basicamente todas as dietas restritivas, já que para resultados duradouros o organismo precisa mais do que 15 dias para não retomar o seu peso anterior.

Isso não depende da força de vontade de quem faz a dieta, pois é um mecanismo natural do corpo. Porém, como essas dietas possuem um grande déficit de calorias não se pode estendê-las por mais do que duas semanas.

Na realidade, não é uma dieta que deve ser feita, já que depois de alguns poucos dias é comum que os seus adeptos tenham os sintomas já citados anteriormente, devido ao pouco consumo de carboidratos. Esse nutriente é muito importante para o corpo ter energia e sem ele é normal que o organismo padeça.

Além disso, quem é que consegue continuar uma dieta mesmo sentindo-se mal, com cansaço e irritação? No entanto, as sopas são ótimos alimentos e o que podemos aprender com essa dieta é que sopas nutritivas com legumes podem e devem fazer parte do cardápio, mas em conjunto com uma alimentação equilibrada e variada.

 

Alimentos para turbinar a queima de calorias

Depois de entender como é possível promover o emagrecimento rápido sem passar fome, o próximo passo é saber quais os alimentos que são aliados da perda de peso. Entre eles, estão os ricos em fibras, que saciam a fome por mais tempo, isso faz com que você consuma menos calorias, sem ter um déficit de nutrientes.

Embora o cardápio ideal seja aquele que conte com toda a variedade de alimentos, sejam:

  • Grãos
  • Cereais
  • Frutas
  • Legumes
  • Verduras

 

Semente chia

Algumas opções constituem eficientes estratégias de emagrecimento. É o caso da chia, uma semente altamente nutritiva, cheia de fibras, embora o seu valor calórico seja muito pequeno.

Ela também é fonte de boas gorduras, lembrado que esse nutriente também é essencial no desempenho de diferentes funções do organismo.

A chia pode ser adicionada a iogurtes naturais, frutas, sucos e vitaminas, oferecendo saciedade por um período prolongado. Por ser rica em fibras, também auxilia no bom funcionamento do intestino, o que ajuda a afinar a cintura, pois evita o inchaço do abdômen.

 

Verduras verdes escuras

Outros exemplos de alimentos ricos em fibras e com poucas calorias são as verduras verdes escuras, como o brócolis, folha da couve, espinafre e outros.

Além de serem consumidos como salada, esses alimentos podem entrar na receita dos sucos desintoxicantes, feitos com frutas, como maça, melão, limão e outras opções que ajudam a eliminar as toxinas do organismo, bem como os líquidos, evitando a sua retenção.

Alimentos com alta concentração de fibras são poderosos ainda na hora de eliminar a gordura acumula, inclusive, do abdômen, como é o caso também da aveia, um cereal que combina com frutas e iogurtes, podendo ainda entrar nas receitas de pães, mingaus e massas.

Qualquer prato com aveia vai ficar muito mais nutritivo e saciará a fome por mais tempo.

 

Pratos com pimentas

Temperar os pratos com pimentas é outra forma de afinar a cintura, pois se trata de alimentos termogênicos. Ao serem consumidos, a temperatura do organismo aumenta, o que faz o metabolismo acelerar e, por consequência, ocorre maior gasto calórico. Outros alimentos com a mesma propriedade são canela, água gelada, alho e outros.

O que também acelera o metabolismo do corpo são as proteínas, pois para serem digeridas elas precisam de mais energia, o que faz o organismo trabalhar mais e queimar mais calorias.

No entanto, para que os resultados sejam positivos é importante consumir boas fontes de proteína, como as carnes magras, ovos e leite. Existem ainda alimentos vegetais que são boas fontes de proteína, como:

  • Pistache
  • Amêndoas
  • Castanha de caju
  • Lentilha
  • Grão-de-bico e feijões, para dar apenas alguns exemplos.

Portanto, a dieta para emagrecer com saúde e sucesso é aquela que conta com todos os tipos de alimentos, inclusive, aqueles que você mais gosta, o único cuidado, entretanto, é que nada seja consumido com exagero.

Já se nos seus planos de “quero emagrecer” está prevista a realização de atividades físicas, saiba que existem algumas que são ainda mais eficientes para afinar a cintura.

 

O caso dos abdominais

É o caso dos abdominais, que ajudam a fortalecer a região da cintura.

No entanto, para quem deseja perder medidas na região os mais eficientes são aqueles feitos de lado, os abdominais laterais, porque consistem em realizar a rotação lateral de tronco. Mas de forma geral todos os exercícios são eficientes, pois atuam de forma conjunta no corpo.

Assim, as atividades aeróbicas também são aliadas da cintura fina porque queimam mais calorias e podem reduzir a gordura acumulada no abdômen.

Já a musculação fortalece a região, definindo a silhueta. Enquanto isso, quem gosta de frequentar as academias e fazer ginástica pode realizar aulas de jump e spinning, que são outras atividades que colaboram com a definição do abdômen.