Skip to main content
Dieta de 1200 Calorias Por Dia

Dieta de 1200 Calorias Por Dia Para Emagrecer Funciona?

Quando uma pessoa quer emagrecer, a sua maior preocupação é com as calorias dos alimentos. Essa não é uma preocupação desnecessária, porém, quem quer perder peso não se deve deter apenas a isso.

Basicamente, para emagrecer é preciso consumir um número de calorias menor do que a quantidade de calorias gastas por dia.

Ao comer mais calorias do que se perde por dia a tendência é engordar e quando as calorias ingeridas são equivalentes às gastas o peso permanece igual. Saiba mais:

 

Emagrecer é muito mais do que teorias

Se entender isso fosse o suficiente para emagrecer com saúde seria muito fácil, porém, não basta. Quando você dá atenção apenas à quantia de calorias que ingere e não à qualidade dos alimentos são grandes as chances de fazer escolhas erras.

Ou seja, existem alimentos pouco calóricos que não são nutritivos e, por isso, não são boas opções para quem deseja emagrecer ou mesmo manter a qualidade de vida.

 

Alimento mais calórico não é todo mal

Isso significa que pode ser mais saudável escolher um alimento mais calórico, desde que esse seja mais nutritivo. Quando ingerimos alimentos nutritivos eles alimentam mais, saciando a fome por mais tempo. Existem muitos alimentos industrializados pobres em calorias, mas nem por isso são saudáveis.

Além disso, se não contar com um teor suficiente de nutrientes, logo depois de ser ingerido é normal sentir fome de novo e nem neste sentido um alimento com poucas calorias ajuda a emagrecer, porque será preciso comer logo em seguida.

Com isso, pode-se dizer que as dietas que estipulam uma quantidade específica de calorias por dia nem sempre são eficientes, como a dieta de 1200 calorias por dia.

A questão é que para cada pessoa a necessidade calórica diária é diferente, a qual depende da sua altura, peso atual, gênero, hábitos alimentares, grau de atividade física e outros aspectos individuais.

Se você quer saber se um cardápio de 1200 calorias para emagrecer funciona, confira as dicas a seguir.

 

Sugestão para dieta 1200 calorias menu semanal

Para a dieta 1200 calorias menu semanal confira as opções de cardápio que você pode seguir:

Café da manhã:

  • Uma xícara de café com adoçante
  • Duas torradas integrais
  • Duas nozes e uma maçã ou uma fatia de pão integral com ricota e passas
  • Uma maça e mais 300 ml de suco de limão.
  • Outra opção é comer duas bolachas integrais e mais uma xícara de chá de limão.

Lanche da manhã:

  • Você pode escolher entre uma fatia de melancia
  • Uma barra de cereal com um cacho de uva
  • 300 ml de suco de cenoura com beterraba.

Almoço:

  • Duas colheres de sopa de arroz integral mais uma concha de feijão e um filé de peixe grelhado mais salada verde à vontade temperada com azeite de oliva.
  • Você pode substituir o peixe por frango e escolher para a salada outras opções, como cenoura, tomate e brócolis no vapor.

Lanche da tarde:

  • Um cacho de uva ou uma banana-maçã com uma torrada integral ou uma tangerina com duas nozes.

Jantar:

  • O mesmo que na janta.

Ceia:

  • Uma pera ou uma maça.

 

Como funciona a dieta de 2000 calorias diárias

Embora o gasto calórico de uma pessoa seja bastante particular, uma vez que é preciso considerar várias de suas características é possível estimar que, por exemplo, uma mulher adulta, que não pratica atividades físicas, ou seja, que é sedentária tem um gasto médio diário de 1800 a 2000 calorias.

Dessa forma, quem se enquadra nesse parâmetro deve ingerir menos de 1800 calorias para emagrecer, sem continuar a fazer exercícios físicos.

No entanto, em um primeiro momento, o déficit calórico de 600 a 800 calorias a menos por dia pode ser um susto muito grande para o organismo, no caso de optar pela dieta de 1200 calorias.

Perante isso, é normal que você sinta dificuldades em manter uma dieta hipocalórica, ou seja, com poucas calorias.

 

Redução de calorias gradativamente

Dessa forma, o mais aconselhável é que a redução das calorias seja gradativa em seu cardápio. Isto significa que você não vai de um dia para o outro começar a comer muito menos do que está acostumado, apenas comer um pouco menos.

No dia seguinte, é possível diminuir mais um pouco e assim por diante até alcançar um cardápio com 1200 calorias diárias. Outra opção é você manter o consumo das mesmas calorias e praticar atividades físicas. Se você gastar por dia mais do que consome, mesmo que continue a ingerir os mesmos alimentos, também consegue emagrecer.

Nesse sentido, é possível fazer a dieta de 2000 calorias diárias, até porque existem pessoas que podem gastar por dia até mais de 2000 calorias e, ao consumir esse número, a perda de peso também acontece.

Vale lembrar que pessoas com maior peso automaticamente gastam mais calorias por dia, porque o corpo precisa de mais energia para manter as suas funções.

 

Vai além dos exercícios

É importante ainda levar em consideração que a queima de calorias não ocorre apenas através de exercícios, mas sim, por meio de todas as atividades físicas que o corpo desempenha, seja caminhar para ir ao trabalho ou a faculdade, limpar a casa e mesmo para escovar os dentes e respirar.

Além disso, se a ideia é perder peso de forma saudável é necessário aderir aos exercícios, mesmo que sejam leves e o melhor é que sejam da sua preferência. Desse modo, nem sempre é preciso seguir um cardápio hipocalórico para emagrecer.

 

Para que serve a dieta 1200 calorias USP

A dieta 1200 calorias USP é outro cardápio hipocalórico.

Ele foi desenvolvido pelos alunos do curso de medicina da Universidade de São Paulo com o objetivo de suprir as necessidades de emagrecimento rápido de pacientes que deveriam passar por procedimentos cirúrgicos em que o peso elevado é um perigo para a cirurgia.

Isso quer dizer que essa dieta é indicada em casos específicos, uma vez que nem sempre é o suficiente para uma pessoa manter a saúde.

 

Você é diferente dos outros

Mais uma vez é importante dizer que as necessidades nutricionais são diferentes para cada pessoa. Essa dieta como outras que sugerem uma redução do consumo de calorias também peca em outros aspectos.

Elas focam o seu método nas calorias dos alimentos, mas não na sua qualidade, o que é um erro bem comum das dietas que prometem a perda de muitos quilos em pouco tempo. Emagrecer rápido, aliás, não é indicado, não só porque não é uma medida saudável, mas também porque não é eficiente.

Quando uma pessoa perde vários quilos em pouco tempo, o corpo diminui o seu metabolismo, pois acredita que exista algo de errado. É um mecanismo de segurança do organismo.

Por isso nem adianta se sacrificar comendo muito menos do que o normal para perder vários quilos em uma semana, já que pode nem adiantar.

 

Pode não ser a melhor opção

A dieta da caloria de 1200 e mesmo as que sugerem um número ainda menor, portanto, pode não ser a melhor opção para o seu emagrecimento. Mais importante do que olhar a quantidade de calorias que um alimento possui é conferir quais são os seus ingredientes.

Em alguns cardápios sugeridos para emagrecer, muitas vezes, encontram-se alimentos ricos em sal, gorduras ruins e outras substâncias prejudiciais ao emagrecimento. Um exemplo é a margarina, presente em muitas dietas, sendo que esse produto costuma contar com gorduras trans e óleos vegetais de baixa qualidade.

O mesmo acontece com os adoçantes artificiais, como o aspartame, a sacarina e outros, os quais não é de hoje que são conhecidos pelos seus malefícios para o organismo. E mais, essa dieta não mostra a importância de variar os alimentos do cardápio, sendo que existe uma ampla opção de legumes, frutas e verduras.

Assim, não precisamos nos limitar apenas ao tomate, alface, cenoura, maçã, pera e mais algumas poucas variedades.

O mesmo com os cereais, quinoa, aveia, cevada, centeio também são importante de integrar ao cardápio, mas pouco eles aparecem. Outro exemplo são as leguminosas, além do feijão, o grão de bico, a ervilha e a lentilha são opções muito saudáveis, mas não integram as sugestões de alimentação.

Além disso, não são levadas em consideração a culinária local, as frutas da estação, sendo que reduzir um cardápio a meia dúzia de opções é desconsiderar toda a variedade gastronômica de alimentos que existe em nosso país.

 

Não saber como prepará-los

Outra questão é que as dietas hipocalóricas, além de não ensinar a escolher os melhores alimentos, também não mostram maneiras saudáveis de prepará-los.

Se for usado pouco óleo na preparação dos alimentos, sendo que muitos deles nem precisam, como o arroz e a massa ao serem cozidos, qualquer refeição fica mais magra e saudável. Outro exemplo é o ovo, que pode ser cozido ao invés de frito.

Ou seja, o melhor é fazer substituições, mesmo ao experimentar a dieta de 1200 calorias por dia.

Assim, ao invés do açúcar branco é possível usar o mascavo e mesmo o adoçante natural stévia ou mesmo não usar nada para adoçar em alguns casos, como chás e sucos naturais.

No entanto, a dieta de 1200 calorias para diabéticos pode ser uma alternativa para controlar a doença, mesmo assim é fundamental o acompanhamento de um nutricionista, a fim do baixo consumo de calorias não causar déficits nutricionais.