Skip to main content
Dieta da Sopa para Emagrecer

Manual Completo Sobre a Dieta da Sopa com um Cardápio Fácil para Detonar a Gordura!

Existem muitas dietas com alto déficit calórico, como é o caso da dieta da sopa, na qual o prato que dá nome à dieta é consumido duas vezes por dia, no almoço e na janta. Nas demais horas do dia é possível ingerir outros alimentos, conforme o dia da dieta.

No primeiro, são recomendadas as frutas, menos banana e abacate, noutro frutas e legumes.

Existem ainda os dias em que é possível comer carne, batatas e arroz integral. Além disso, é recomendado aos adeptos da dieta beber muita água todos os dias e chás. Basicamente a dieta da sopa funciona assim. No entanto, devido a pouca quantidade de calorias que são ingeridas ao longo da dieta é normal sentir alguns efeitos colaterais.

 

Efeitos colaterais

Entre eles, dor de cabeça, tremor, irritabilidade, tontura e outros. Além disso, a quem pratica atividades físicas não é recomendada a dieta da sopa, uma vez que ela oferece pouca energia para a execução de exercícios, devido à deficiência de carboidratos, o que pode levar ao esgotamento físico prejudicial à saúde.

E mais, quem faz atividades físicas precisa consumir uma boa quantidade de proteína, aliás, todas as pessoas precisam, porém, ainda mais quem pratica exercícios. Isso porque durante o treino o corpo gasta massa magra, formada inclusive por proteína que, se não forem repostas, prejudica a qualidade dos músculos.

 

Evite fazer por mais de 7 dias

A dieta da sopa não deve ser feita por mais de sete dias, caso contrário, o corpo pode padecer e sofrer graves consequências.

Por isso mesmo, melhor do que fazer a dieta da sopa e passar pelos seus efeitos colaterais – e até mesmo sofrer em vão, porque é bem provável que os quilos perdidos nessa semana de dieta voltem logo após terminar o cardápio restritivo – é apenas agregar a sopa à alimentação cotidiana, pois se trata de uma receita muito nutritiva e benéfica ao organismo.

Existe ainda a dieta da sopa do Hospital do Coração ou sopa da USP, pois foi desenvolvida pelos alunos da Universidade de São Paulo. O objetivo é que em sete dias seja possível perder até sete quilos.

No entanto, é importante lembrar que ela é indicada a pacientes que devem perder peso rapidamente para poderem ser submetidos a cirurgias cardíacas em que o sobrepeso é um risco para a saúde durante a intervenção cirúrgica.

 

Dicas da sopa de legumes para emagrecer

A sopa de legumes é um prato extremamente nutritivo que combina com todas as refeições, inclusive o almoço e a janta, sendo perfeita consumi-la à noite, pois se trata de uma receita leve, que não vai prejudica a qualidade do sono. Além disso, é possível fazer a sopa de legumes para emagrecer com os seus ingredientes preferidos.

É possível entrar na panela legumes como tomate, pimentão, cenoura, repolho, berinjela, abobrinha, chuchu, couve flor, brócolis e folhas verdes escuras como agrião, couve, espinafre, salsa, que se destacam pelo alto teor de ferro. Essas folhas também têm função desintoxicante e ajudam a eliminar as toxinas do organismo, bem como o excesso de líquido.

 

Reduzir as medidas da cintura com a sopa

Isso é favorável inclusive a quem tem retenção líquida, que causa o inchaço do abdômen. Dessa forma, ao ingerir a sopa emagrecedora é possível até mesmo reduzir as medidas da cintura devido ao seu efeito diurético. Já os demais legumes citados são ricos em uma série de minerais e vitaminas.

Por isso, quanto mais variedade de legumes, mais nutritiva a sopa vai ser. É indicado que todos os legumes sejam bem cozidos para que desmanchem e se forme um caldo mais grosso. Para tanto, você deve deixar todos os ingredientes na panela imersos em água até levantar fervura, depois deixar no fogo baixo até que cozinhem o suficiente, com a panela tampada.

 

Como temperá-la

Já para temperar a sopa, recomenda-se usar um pouco de sal, mas não é preciso muito, até porque ele promove a retenção de líquidos e você não quer isso, não é mesmo?

Para deixar ainda mais saborosa, a sopa de legumes para emagrecer pode receber ainda:

  • Cebola
  • Alho
  • Cebolinha
  • Especiarias como coentro
  • Curry
  • Pimenta
  • Orégano e o que mais você preferir.

Quem fizer a sopa para almoçar precisa deixar a receita mais consistente para dar a energia necessária que vai ser consumida ao longo do dia. Para tanto, é possível acrescentar uma proteína, como peito de frango, e/ou fontes de carboidrato, como moranga ou batata e milho, preferencialmente na espiga.

 

Receita da dieta da sopa do Hospital do Coração

A receita principal da dieta da sopa do Hospital do Coração ou sopa USP conta com os seguintes ingredientes:

  • 1 berinjela
  • 1 repolho
  • 2 tomates
  • 1 aipo
  • 2 cenouras
  • 2 pimentões
  • 2 maços de agrião e cheiro verde
  • 2 xícaras de couve picada
  • 3 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 2 caldos de carne
  • Sal
  • Pimenta do reino

No entanto, vale lembrar que essa dieta foi desenvolvida para pacientes que estão prestes a serem operados. Ou seja, diferente de você, eles não estão tendo uma rotina corrida, de trabalha, estudos e demais atividades, nem tampouco praticando exercícios físicos, indo para a balada e o que mais uma pessoa costuma fazer.

Assim, os ingredientes dessa sopa são suficientes para as suas necessidades nutricionais e calóricas, porque estão em um ritmo muito diferente do seu. Além disso, mesmo na dieta da sopa de sete dias para perder até sete quilos, é importante comer outros alimentos além da sopa, como foram citados anteriormente.

Entre eles:

  1. Frutas
  2. Legumes crus
  3. Fontes de proteína e carboidrato.

 

Receita de sopa: confira dicas para emagrecer com saúde

Os dias frios combinam com sopa e além da receita feita com legumes é possível apostar em uma série de outras dicas, que não vão apenas esquentar como também ajudar no seu emagrecimento. Mesmo sopas um pouco mais calóricas podem ser ingeridas à noite, quem deseja perder peso deve ter unicamente o cuidado de não comer demais.

Entre as dicas uma receita de sopa muito nutritiva é a de grão de bico, um alimento rico em vitamina A, magnésio, ferro, potássio e cálcio, entre outros nutrientes. Por ser uma valiosa fonte de proteína também é perfeita para os vegetarianos, pois é um dos alimentos de origem vegetal que mais proteínas possui.

As sopas de lentilha e a de feijão-branco também são deliciosas e oferecem benefícios semelhantes. Para preparar a sopa de grão-de-bico ou de feijão-branco é importante que os grãos fiquem de molho em torno de 12 horas. Depois devem ser cozidos na água e quando amolecerem e esfriarem podem ser triturados no liquidificar.

Depois, devem voltar para a panela, onde podem receber um pouco de sal e pimenta. Após cozinhar mais um pouco, pronto, está preparado um delicioso caldo. Com a ervilha e a lentilha o procedimento é praticamente o mesmo, com a diferença que podem ficar de molho apenas algumas horas antes de serem levadas ao fogo para cozinhar.

 

Dicas sobre as sopas para emagrecer

A sopa emagrecedora é, sem dúvida, uma grande aliada de quem deseja chegar ao seu peso ideal.

No entanto, apenas ela não é o suficiente para perder os quilos desejados, o restante da alimentação diária também deve ser equilibrado e saudável. Por outro lado, só beber a sopa durante todo o dia pode ser prejudicial e causar problemas à saúde.

Quando as pessoas não se alimentam de forma adequada ao seu sistema imunológico enfraquece, deixando as portas abertas para as doenças, inclusive, gripes e infecções. Além disso, em muitas receitas de sopas é indicado em seus ingredientes o uso de caldos industrializados.

 

Evite ingredientes contraditórios!

No entanto, quando a sopa é para emagrecer, a presença desse ingrediente é contraditória, uma vez que possui alto teor de sódio, mineral esse que quando em excesso causa retenção de líquidos, justamente o que deve ser evitado na dieta. E mais: não é preciso usar esse produto para deixar a sua sopa saborosa.

A indústria alimentícia criou há décadas a falsa ideia de que comidas sem esse produto são sem gosto, apenas como uma estratégia de marketing agressivo. A partir daí, tornou-se um ingrediente presente em todas as casas, mesmo que desnecessário.

Quanto à dieta da sopa vale dizer ainda que, embora ela inclua como personagem principal uma comida muito importante para o cardápio, não só das pessoas que desejam emagrecer, mas sim, obter uma grande variedade de nutrientes, é preciso avaliar bem se vale a pena iniciá-la.

 

Conclusão

Ou seja, para fazer a dieta ao pé da letra, exige-se certo sacrifício, até mesmo físico, para aguentar uma semana comendo bem pouco e ainda sofrendo com seus sintomas adversos.

Ao final de sete é dias é possível realmente emagrecer alguns quilos, mas como você vai parar com a dieta, pois não é viável viver à base de sopas para emagrecer, os quilos certamente vão voltar. Isso não quer dizer que você fez algo errado, mas é o próprio mecanismo do corpo.

Para evitar a volta dos quilinhos perdidos seria preciso continuar com a dieta por mais um tempo, o que é contraindicado. O melhor então é apostar em uma dieta menos restritiva, mais saudável e segura, sem alto déficit calórico, que você possa seguir por mais tempo e obter resultados duradouros.