Skip to main content
Dicas para Perder Barriga

3 Dicas Para Perder Barriga E Dizer Adeus Ao Pneuzinho Logo!

Homens, mulheres, grande parte da população deseja conquistar uma barriga chapada e bonita e, para isso, muitas vezes acabam aderindo a métodos um tanto quanto imediatistas, que prometem uma perda de peso rápida e eficiente.

Porém, em grande parte das vezes, estes métodos não mostram o resultado esperado, o que faz com que ao adquirir nem sempre compense para o consumidor.

Entretanto, existem métodos que funcionam comprovadamente, ainda que os resultados trazidos por eles não sejam imediatos e requeiram esforço e dedicação por parte da pessoa que os adota.

É destes métodos que trataremos aqui neste artigo, de forma a conseguir conquistar o tão sonhado abdômen tanquinho em menos tempo do que imaginava e de forma saudável. Vamos lá?

 

1. Profissionais de nutrição e de educação física

Ter um apoio e embasamento na hora de iniciar a sua busca pelo abdômen perfeito é muito importante.

Isso porque o conhecimento especializado dos profissionais de nutrição e de educação física que você precisará consultar é indispensável para o bom desenvolvimento da sua dieta e da sua nova rotina de exercícios, que serão adotados e que serão os motores da sua busca pela barriga perfeita.

 

Profissional de nutrição

Se você já não tem um profissional de nutrição com o qual você pode contar, já está na hora de arranjar um.
Ele é um dos pilares que sustentará a sua busca pelo abdômen sarado que você tanto quer.

Isso porque ele poderá lhe guiar através da sua nova alimentação, de forma que ela sempre esteja de acordo com a sua rotina, seus objetivos e as suas preferências pessoais.

Um bom Personal Trainer também pode ser o caminho para o seu sucesso:

 

O personal trainer

Já no caso do profissional de educação física, a importância é exatamente a mesma.

Se você começa a fazer séries de exercícios na academia ou a praticar esportes sem orientação adequada, a chance de fazer alguma coisa de forma inadequada e até mesmo se machucar durante os exercícios é muito grande.

Além disso, com um profissional especializado lhe orientando, ao menos no início da sua nova rotina de exercícios, o aparecimento dos resultados será muito mais rápido do que se você estivesse nessa empreitada sozinho, sem quaisquer orientações.

A sugestão de exercícios direcionados e especializados para o objetivo que você pretende alcançar também é de suma importância para que os resultados da perda de gordura abdominal sejam satisfatórios e apareçam o mais rapidamente possível.

 

2. Fatores primordiais para perder gordura abdominal

A qualidade da sua alimentação é um dos fatores primordiais para perder gordura abdominal que você tanto quis.

Isso porque uma má alimentação, geralmente rica em calorias e pobre em nutrientes, é um dos principais motivos para o acumulo de gordura na região do abdômen, tanto em homens quanto em mulheres, já que esta região é uma das mais facilmente “engordáveis” que se tem no corpo humano.

 

Cardápios variados, nutritivos e saudáveis

Quanto mais direcionado e personalizado o cardápio que você segue, menores são as chances de desistência da dieta e do objetivo, – abdômen sarado – já que os nutricionistas geralmente montam cardápios variados, nutritivos e saudáveis, que suprem as suas demandas diárias, bem como estimulam a perda de gordura na região abdominal.

Com um cardápio tão direcionado e específico, a perda de gordura na região abdominal é acelerada, o que estimula a continuidade dos métodos para perder a barriga, já que você consegue ver os resultados mais rapidamente.

 

Adeque sua alimentação

Essa alimentação inadequada, combinada com uma vida sedentária, é uma das principais razões para você não conseguir ter – e até mesmo manter – a barriga sarada que você tanto quis.

Para mudar os seus hábitos alimentares e finalmente começar a comer de forma adequada e que propicie a perda de gordura na região pretendida, como já foi dito, a primeira coisa que você deve fazer é consultar o seu nutricionista.

Ele lhe guiará pelo mundo dos alimentos e das receitas saudáveis que passarão a fazer parte da sua vida de agora em diante, até que você conquiste o seu objetivo e até mesmo depois, já que este novo cardápio é muito mais um guia para reeducação alimentar do que uma dieta propriamente dita.

Porém, algumas coisas comuns na maior parte das dietas para emagrecimento também estão presentes nesta reeducação alimentar que o seu nutricionista muito provavelmente lhe passará para seguir.

Algumas delas são:

 

Alimentação hipocalórica

A redução na quantidade de calorias consumidas durante o período de reeducação alimentar é algo com o qual você terá de lidar. Essa redução nas calorias existe para estimular a quebra das gorduras que você tem acumuladas, para que elas possam ser utilizadas como energia;

 

Mais alimentos com proteínas

Acréscimo de mais alimentos com proteínas no seu cardápio é, também, uma coisa que é quase certa de acontecer.

Isso porque as proteínas demoram mais tempo para serem digeridas pelo organismo, o que aumenta a sensação de saciedade e acaba fazendo com que você coma menos do que normalmente faria se não tivesse as proteínas no seu cardápio;

 

Termogênicos poderosos

Os alimentos termogênicos também são grandes aliados de uma alimentação direcionada à perda de gordura. Isso porque eles fazem o metabolismo do corpo funcionar mais rápido, gastando mais energia e usando mais energia acumulada no corpo;

 

Alimentos que auxiliam na perda da gordura abdominal

Ainda assim, por mais que a consulta com o seu nutricionista seja indispensável, elencamos aqui alguns alimentos que auxiliam na perda da gordura abdominal.

 

Feijão preto:

  • É muito rico em proteína e a vantagem é que ele não possui gorduras saturadas;

 

Aveia:

  • Rico em fibras, mantém a sensação de saciedade no estômago por mais tempo, além de estimular o metabolismo e ajudar na queima de gordura;

 

Abacate:

  • Um dos óleos presentes na composição do abacate é um ótimo “engana fome”, além de ajudar no “derretimento” da gordura acumulada no abdômen;

 

Salmão:

  • O salmão é uma excelente fonte de proteínas, melhor do que as carnes vermelhas, por não possuir gorduras saturadas em sua composição. Além disso, é uma ótima fonte de ômega-3;

 

Mirtilo:

  • Ainda que seja mais conhecido por ajudar a combater os radicais livres, o mirtilo também tem propriedades que auxiliam no emagrecimento por manterem o organismo saciado;

 

Brócolis:

  • Além de auxiliar na prevenção do câncer, ele possui pouquíssimas calorias e é ótimo para fazer parte da sua nova dieta;

 

Arroz integral:

Muito mais saudável do que a versão branca, o arroz integral possui amidos resistentes que possuem propriedades saciadoras, além de um carboidrato saudável que acelera o metabolismo.

Estes são apenas alguns dos muitos alimentos que você pode acrescentar no seu novo cardápio ou sugerir ao seu nutricionista para que eles façam parte, uma vez que são muito benéficos e importantes para o processo de perda de gordura na região do abdômen.

 

3. Exercícios físicos específicos

A combinação alimentação saudável e personalizada + exercícios físicos específicos e regulares é tudo o que você precisa para, finalmente, conquistar o abdômen com o qual você tanto sonhou.

Se você já consultou o seu nutricionista e montou o seu cardápio especial, agora é a hora de focar em exercitar o seu corpo. Não tem como fugir: os exercícios físicos são essenciais para atingir o objetivo de ter um abdômen lisinho e tanquinho.

 

Os tipos certos de exercícios

Mas erra feio quem pensa que para consegui-lo basta fazer séries e mais séries de abdominais. Você não conseguirá ter o abdômen dos seus sonhos se apenas se ativer aos exercícios que focam no abdômen. Isso parece um tanto quanto contraditório, mas é fácil de explicar:

Os exercícios abdominais servem, em suma, para fortalecer os músculos do abdômen. Eles não funcionam para desaparecer com a gordura que está acumulada na região.

Para conseguir isso, apenas exercícios de força e aeróbicos serão efetivos e trarão resultados satisfatórios. Isso porque apenas este estilo de exercício funciona como “queimador” das gorduras acumuladas, não apenas no abdômen, mas no corpo inteiro.

 

Exercícios de fortalecimento abdominal

Ainda assim, não se deve deixar os exercícios de fortalecimento abdominal de lado. Para ter o abdômen sarado e tanquinho que você sempre quis, é necessária uma combinação dos dois tipos de exercícios, tanto os aeróbicos e de força, quanto os de fortalecimento abdominal.

Os primeiros funcionam para queimar a gordura extra que você tem no seu corpo; já os segundos funcionam para definir os músculos da região, que só aparecem quando há pouca ou nenhuma gordura na região abdominal.

 

Os estilos de exercícios

Existem as mais diversas modalidades de exercícios que podem ser realizados para atingir o objetivo de ter um abdômen sarado e bonito como você sempre quis. As variações são muitas quando falamos de exercícios aeróbicos.

Vão de natação à caminhada e podem ser praticados de diferentes formas, em diferentes locais e horários, etc.

Se você não gosta de um tipo específico de exercício aeróbico, não precisa necessariamente se ater a ele, uma vez que existem muitas opções e você pode sempre escolher a que mais lhe agrada e dá prazer, já que exercitar-se também deve ser um momento de descontração e relaxamento.

Porém, dos exercícios de fortalecimento não se pode dizer o mesmo. Existem poucas variações, sendo que a grande maioria se atém ao abdominal clássico, com algumas variações diferentes, como o oblíquo, por exemplo.

 

Não tinha o hábito de realizar exercícios?

É importante também ressaltar que, se você não tinha o hábito de realizar exercícios físicos com determinada frequência, é importante sempre começar a nova rotina devagar. Isso servirá para que o seu corpo se adapte com mais facilidade, evitando, também possíveis lesões que possam vir a acontecer.

Ter o equipamento correto também influencia na qualidade dos exercícios, bem como na rapidez com que os resultados aparecerão.

E por equipamento, inclui-se desde o tênis que você usa até os aparelhos da academia e se você os utiliza de forma correta, e aqui entra novamente o papel imprescindível do personal trainer, ao menos no começo, da sua rotina de exercícios.

Ele vai lhe guiar nos exercícios, ensinando a forma correta de realizá-los para que não haja problemas futuros, como lesões nos músculos e até mesmo outros problemas mais graves, como machucados mais sérios. De nada adianta realizar exercícios se você mais se machuca do que treina o seu corpo.

Por isso é tão importante saber como fazer cada exercício corretamente, para evitar este tipo de transtorno que só atrasará os resultados da sua perda de gordura abdominal.

Com as dicas dadas acima, ficou bem fácil perceber que perder a gordura acumulada no seu abdômen pode não ser a tarefa mais fácil que você fará na vida, porém possui muitas vantagens, além da realização do sonho do “tanquinho”:

 

Um processo de reeducação alimentar

Você, para conquistar essa nova barriga, terá que passar por um processo de reeducação alimentar, que poderá ser levado para toda a sua vida e melhorará o funcionamento do seu corpo um todo, já que agora você se alimentará melhor e corretamente, não só para atingir um objetivo, mas porque você sabe o que é correto;

Se você costumava ser uma pessoa sedentária, não mais o será, porque a rotina de exercícios que você precisará seguir para atingir o objetivo de conseguir a barriga tanquinho fará, muito provavelmente, que você tome gosto pela coisa de fazer exercícios com regularidade.

Isso porque essa nova rotina também mostrará benefícios mais visíveis e palpáveis na saúde do seu corpo como um todo: a respiração melhora, bem como o condicionamento físico no geral, além de você se tornar uma pessoa muito mais bem-disposta e com energia para realizar as tarefas do dia-a-dia;

Viu como conseguir a barriga tanquinho que você tanto quer não é nada impossível? Basta seguir as dicas que demos, ter um pouco de determinação e força de vontade e você chega lá.