Skip to main content
dicas para emagrecer

9 Dicas para Emagrecer Testadas e Aprovadas Pelos Médicos


Cada pessoa que busca por dicas para emagrecer estar passando por uma situação diferente. Pensando nisso, criei essa página para que você fique informada sobre as top 9 dicas para emagrecer testadas e aprovadas pelos médicos e todos os nossos artigos sobre o tema: dicas para emagrecer.

Esta página estará em constante atualização e melhorias.

Então, volte mais vezes para continuar acompanhando:

 

1. Como emagrecer com saúde

como emagrecer com saude

Diferente do que muitas pessoas podem achar como emagrecer com saúde consiste em se alimentar bem e com frequência. A perda de peso se dá, portanto, à redução de calorias ingeridas por dia, mas quando são escolhidos os melhores alimentos, ou seja, os mais nutritivos. Desse modo, menos calorias significa mais qualidade nas refeições.

Além disso, o ideal é fazer de cinco a seis refeições diárias, assim, além do café da manhã, almoço e janta, você deve fazer lanches entre elas. No entanto, em todos esses momentos o certo para perder peso é consumir porções menores.

Desse modo, o organismo vai sempre receber alimentos e estar trabalhando constantemente, isto é, queimando calorias.

Leituras recomendadas:

 

Muitas horas sem comer

Se você ficar muitas horas sem comer, o seu corpo entende que você está passando por dificuldades em encontrar alimento e, por isso, começa a estocar energia (gordura), caso haja novos períodos longos sem comida. Esse é um tipo de mecanismo de segurança que o corpo desenvolveu ao longo dos séculos.

Pense que há milhares de anos a disponibilidade de alimentos não era como hoje em dia, não existiam mercados, por exemplo.

Mesmo com as mudanças na sociedade, o organismo ainda age como se passássemos por pestes que dizimavam a produção de alimentos. O melhor para comer com mais frequência e mesmo assim emagrecer, entretanto, exige alguns cuidados. Como:

 

Evitar os alimentos industrializados

Entre eles, o de evitar os alimentos industrializados que por serem muito processados são poucos nutritivos, além de serem ricos em sal, açúcar, gorduras ruins e produtos químicos.

É preciso apostar nos alimentos ricos em fibras, como os vegetais e os cereais integrais, que saciam a fome por mais tempo, assim como as proteínas.

As proteínas também são importantes porque elas demoram mais para serem digeridas, o que faz com que a fome demore mais para reaparecer, além disso, por exigir mais trabalho do corpo ajuda a queimar mais calorias.

Como você pode ver comer a cada 3 horas significa que o seu gasto calórico será maior e, por consequência, você vai perder peso.

 

2. Como emagrecer em uma semana

como emagrecer em uma semana

Perder peso rapidamente não é o mais indicado para o organismo, pois quando muitos quilos são eliminados em um curto espaço de tempo significa que a pessoa reduziu drasticamente o consumo de calorias, o que não é saudável para o corpo.

Leituras recomendadas:

Além disso, se você tiver uma deficiência nutricional por ingerir poucos alimentos, logo que você voltar a comer um pouco mais o seu corpo vai, mais uma vez, estocará mais gordura do que precisa, causando o ganho de peso.

Por isso que as dietas restritivas funcionam no começo e depois os quilos perdidos são ganhos de novo.

 

Cuidados com dietas restritivas

Também é normal de numa dieta restritiva a pessoa emagrecer vários quilos e depois estancar o emagrecimento, mesmo que continue comendo menos.

Esse é mais um mecanismo do organismo, a fim de evitar que ele definhe com a falta de alimentos. Ou seja, quando o corpo percebe que está perdendo peso muito rápido diminui o seu metabolismo.

Com isso, ele consegue evitar a queima de calorias, pensando, mais uma vez, que a pessoa está sem acesso a alimentos. No entanto, quem deseja saber como emagrecer em uma semana deve apostar na reeducação alimentar para que o emagrecimento seja gradual.

 

Elimine o excesso de comida do cardápio

Quem está muito acima do peso porque come muito mais do que precisa vê logo a diferença apenas ao eliminar o excesso do cardápio.

Uma dica é pensar sobre o motivo que leva você a ter a necessidade de comer além do suficiente.

Em geral, isso se deve à ansiedade e para resolver o problema desde a sua origem é preciso identificar o que lhe deixa ansioso.

Isso não apenas vai promover qualidade de vida como também ajudar a emagrecer. Assim, além de comer mais vezes por dia em porções menores, não se sirva mais quando estiver satisfeita. Para tanto, é preciso saber diferenciar a fome da vontade.

O autocontrole aqui é fundamental.

 

3. Como emagrecer o rosto

Como emagrecer o rosto

Quem deseja saber como emagrecer o rosto deve saber que, muitas vezes, o rosto mais “cheinho” é uma consequência da retenção de líquidos. Por outro lado, é preciso considerar ainda que muitas pessoas têm naturalmente o rosto mais gordinho e isso faz parte da sua estrutura.

Quem está acima do peso também vai perceber que engordou no rosto, assim, ao perder os quilinhos a mais, automaticamente, o seu rosto vai ficar mais fino.

Mas quando apenas o rosto está mais “cheinho” possivelmente a causa é a retenção de líquidos. E para resolver o impasse basta evitar hábitos que causem o problema e apostar nos alimentos que o evitam.

 

Reduza a quantidade de sal

Reduzir a quantidade de sal dos alimentos é a principal forma de combater a retenção de líquidos e emagrecer o rosto. Mas não basta diminuir a quantidade de sal que você usa ao preparar as refeições, é preciso ainda comer menos produtos industrializados, que sempre possuem muito sal.

Outra dica é não temperar a salada com sal, um hábito muito comum, sendo mais apropriado e gostoso usar o azeite de oliva e especiarias, como pimenta, orégano e outros. Os vegetais todos são diuréticos, o que ajuda a eliminar os líquidos acumulados do organismo, bem como as suas toxinas.

 

Frutas, verduras e legumes

Frutas, verduras e legumes ricos em água são os mais indicados, como:

  • Morango
  • Melão
  • Melancia
  • Maçã
  • Pera
  • Alface
  • Agrião
  • Salsa
  • Salsão
  • Folha da couve
  • Abobrinha
  • Pepino e outros.

 

Alimentos ricos em cálcio

Os alimentos ricos em cálcio também são diuréticos, então, você pode consumir com moderação os laticínios que mais gostar.

Espinafre, brócolis e sementes de gergelim são outras fontes de cálcio que devem fazer parte do seu cardápio diário, já que possuem muitos nutrientes importantes para a saúde.

Outra dica apara combater a retenção de líquidos é apostar nos sucos detox, os quais combinam legumes, verduras e frutas.

Acrescente limão e gengibre às receitas também.

 

4. Como emagrecer a barriga

Como emagrecer a barriga

Reduzir a gordura do abdômen também passa pelos cuidados a fim de evitar a retenção de líquidos, pois muitas vezes como emagrecer a barriga consiste apenas em diminuir o seu inchaço.

No entanto, outra dica muito eficiente é apostar nos alimentos termogênicos, que são aqueles que ao serem ingeridos fazem com que a temperatura do corpo aumente.

Quando isso acontece, o metabolismo acelera e a queima de calorias é maior.

O ideal, portanto, é sempre incluir os alimentos termogênicos nas suas refeições, os quais são muito versáteis. Entre eles, é possível destacar o limão, o gengibre, a canela, as pimenta, os pimentões, o alho, o chá verde, o chá de hibisco, o chá preto, o vinagre de maçã, o óleo de coco e a água gelada.

 

A versatilidade do limão

O limão é bastante versátil, assim como o gengibre, com o qual é possível fazer chás, além de acrescentar às receitas de sucos, chás e mesmo como tempero para comidas.

Da mesma forma acontece com os pimentões e com as pimentas, que entram na culinária nas suas mais diversas versões. O alho é outro alimento que pode ser usado para temperar receitas de todos os tipos.

Enquanto isso, a canela fica deliciosa quando polvilhada em sucos, chás, iogurtes e frutas.

Com o vinagre de maçã e com o óleo de coco você pode temperar saladas, já os sucos termogênicos caem bem a toda a hora, menos antes de dormir, pois possuem cafeína.

No entanto, é a água, que pode ser gelada, que deve estar mais presente na sua vida, que deve ser ingerida ao menos dois litros por dia. Com ela é possível fazer várias receitas de sucos detox.

Leituras recomendadas:

 

5. Como emagrecer o braço

como emagrecer o braco

Quem está cuidando da alimentação para emagrecer e está perdendo peso consegue reduzir as medidas de todas as partes do corpo, inclusive, onde existe excesso de gordura acumulada.

Se os seus braços estiverem mais gordinhos, então, eles vão entrar junto com as outras partes no emagrecimento.

Para saber como emagrecer o braço de forma mais eficiente a quem deseja inclusive reduzir a sua flacidez é preciso apostar também nas atividades físicas que trabalhem principalmente essa região. Dessa forma, além de emagrecer os braços eles se tornarão mais tonificados e definidos.

 

Musculação

A musculação em aparelhos na academia é muito eficiente, com a vantagem que no local é possível contar com o acompanhamento de um profissional capacitado, que vai indicar o melhor treino. No entanto, mesmo em casa você pode fazer exercícios que ajudem a trabalhar a musculatura dos braços.

Os movimentos que melhor trabalham os braços são as flexões e os apoios, que você pode fazer com a ajuda de uma cadeira.

Levantar peso também é muito importante, sendo possível comprar pequenos halteres em lojas esportivas para treinar os braços em casa. No entanto, como perder peso no braço consiste também em emagrecer, ao apostar nos exercícios aeróbicos a queima de calorias ocorre de forma geral no corpo.

 

Mais exercícios

Caminhadas, corridas, andar de bicicleta, pular corda, subir e descer escadas e dançar são exercícios que promovem um alto gasto de calorias. Assim, você pode intercalar os exercícios aeróbicos com o de força para um treino completo.

Quem estava sedentário, entretanto, deve começar com poucas repetições e intensidade reduzida e aos poucos intensificar o treino.

Além disso, é necessário se exercitar com frequência, todos os dias se possível, nem que seja por meia hora apenas.

 

3x por semana para atividades físicas

Se não for possível é necessário ao menos se dedicar às atividades físicas no mínimo três vezes por semana para que você possa ver algum resultado. Por outro lado, malhar em excesso também não é bom para o corpo, ainda mais se o seu treino for intenso.

Nesse caso, o ideal é deixar o corpo ter uma folga uma vez por semana para descansar, quando é possível somente caminhar, a quem não quiser ficar sem fazer nada.

 

Esteja sempre bem hidratado

Outras dicas são fundamentais na hora de se exercitar, como estar bem hidratado, o que, aliás, deve ser feito durante todo o dia, mesmo quem não faz atividades físicas.

 

Faça alongamentos antes dos exercícios

É essencial ainda alongar bem todo o corpo antes de iniciar uma atividade física e se ela for intensa é preciso passar depois para o aquecimento. Por fim, não se esqueça de estar vestido com roupas leves e confortáveis e quando a malhação for na rua, além de calçados apropriados, é preciso estar protegido do sol.

 

6. Como emagrecer com limão

como emagrecer com limao

O limão é um dos alimentos termogênicos mais versáteis, já que ele pode estar presente no dia a dia de uma série de maneiras, como em chás, sucos, temperando pratos e muito mais.

Por isso, como emagrecer com limão é fácil, sendo importante ainda lembrar que todas as variedades dessa fruta são bem vindas, sejam as mais cítricas ou as mais doces.

Embora seja muito eficiente usar o limão nas receitas de suas refeições, é possível também potencializar os benefícios da fruta valendo-se de alguns truques para consumir mais.

 

Segredo metabolismo acelerado

Uma dica é beber o suco de meio limão com água morna de manhã, sendo que se isso for feito em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, o seu metabolismo vai acelerar já nas primeiras horas do dia.

 

Como reduzir o apetite com limão

Outra dica para usar o limão, mas com o intuito de reduzir o apetite é misturando o suco de um limão a lascas de gengibre esmagadas e uma pitada de sal.

A combinação, para fazer o efeito desejado, deve ser ingerida uma hora antes das principais refeições do dia, por uma semana. No entanto, quem possui problemas gástricos deve usar a fruta moderadamente.

 

Receitas de sucos desintoxicantes

O limão pode ser consumido ainda em receitas de sucos desintoxicantes, sendo que você pode escolher os vegetais que preferir e, ao final, acrescentar algumas gotas de limão.

Uma sugestão de receita de suco detox consiste em bater no liquidificador um limão inteiro, uma xícara de uvas sem semente, água gelada e folhas e talos de hortelã. Depois, basta coar, acrescentar uma colher de chá de farelo de aveia e beber.

Outra sugestão de receita de suco detox com limão consiste em uma unidade dessa fruta, mais o suco de três laranjas, duas rodelas de gengibre, uma colher de chá de sementes de linhaça e três folhas grandes de couve. Depois de bater tudo no liquidificador e coar, basta beber.

Ambas as receitas ajudam no combate à retenção de líquidos, desinchando a barriga.

 

7. Como emagrecer amamentando

Como emagrecer amamentando

Quem está no período pós-parto e quer saber como emagrecer amamentando, saiba que o próprio ato de dar de mamar ao seu bebê não é só de amor, como também uma forma muito eficiente de emagrecer.

Isso acontece porque para produzir o leite materno o corpo trabalha bastante, ou seja, gasta muita energia e, por consequência, queima as calorias.

No entanto, para garantir ao seu filho todo o leite do qual precisa a mulher deve ingerir muito líquido, inclusive água. Com isso, a sua produção de leite é maior. Sucos naturais feitos na hora com frutas maduras e frescas sem açúcar e os chás também são grandes aliados na produção de leite.

 

Evite chás com cafeína

No entanto, ao escolher os chás evite os que possuem cafeína, como é o caso do chá verde, do branco, de hibisco, do preto, do mate e de outros.

Lembre-se que tudo o que você consome enquanto estiver amamentando é repassado ao seu filho por meio do leite e a cafeína não é uma substância saudável para o bebê.

Desse modo, no período lactante é indicado que a mulher reduza até mesmo o consumo de café. Além disso, cuidar do bebê já é por si só uma forma de emagrecer, uma vez que um filho requer muitos cuidados, assim, a mãe sempre está se movimentando, além de segurá-lo, o que funciona como uma musculação para os braços.

O mesmo acontece quando se sai para passear com o seu bebê, sendo que nessa hora caminhar pela vizinhança ou em um parque levando o carrinho da criança também é outra maneira de se exercitar. Por tudo isso, a mulher que amamenta deve ainda ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando os alimentos e bebidas industrializadas.

 

8. Como emagrecer dormindo bem

Como emagrecer dormindo bem

Muitas pessoas, mesmo que façam exercícios físicos e se alimentem de forma adequada, nem sempre dão a atenção necessária que uma boa noite de sono merece.

O organismo precisa descansar de forma apropriada durante uma média de oito horas todos os dias. Isso não é apenas importante para o corpo funcionar bem, mas também para perder peso.

Assim, como emagrecer dormindo bem consiste ainda em ter uma rotina que permita a pessoa sempre se deitar por volta do mesmo horário. Isso ajuda o sono a ser melhor, evitando insônia e demais problemas para “pregar os olhos”.

 

Coma 4 horas antes de dormir

Para evitar essas situações, é recomendado que se coma ao menos quatro horas antes de ir dormir.

Caso contrário, a digestão dos alimentos pode ser prejudicada pelo sono e vice-versa.

Também é recomendado que na janta sejam ingeridos os alimentos mais leves e que os carboidratos sejam consumidos com moderação. Quem tem problemas para pegar no sono pode beber um chá calmante, como de camomila, erva cidreira ou erva Luiza ou mesmo um copo de leite morno.

Um banho morno e relaxante também é um ótimo aliado na hora de pegar no sono mais facilmente. O ideal ainda é que ao se deitar o quarto esteja escuro e que não haja barulhos, nem mesmo a televisão ou de outros aparelhos ligados, sendo que eles podem prejudicar a qualidade do seu sono.

 

A ajuda dos hormônios

Quando se fala em como emagrecer dormindo, os hormônios possuem um papel fundamental. Primeiro, é preciso entender que dormir emagrece porque nesse período as gorduras são mais facilmente transformadas em energia, evitando o seu acúmulo.

Além disso, ao ter uma boa noite de sono, os níveis de cortisol diminuem.

Esse hormônio é um dos responsáveis pelo corpo estocar gordura. Mas não é apenas ele que está associado ao sono e ao emagrecimento. A leptina, quando o organismo está bem descansado, colabora com o reconhecimento de satisfação depois de comer, fazendo com que as pessoas comam menos.

Já o cortisol é um hormônio que, quando dormimos bem, regula o apetite, evitando a vontade de comer. Enquanto isso, a grelina ajuda a sentir fome na hora certa quando estamos bem descansados. Por fim, o chamado hormônio do crescimento (hgh) ajuda a reduzir a gordura do corpo quando temos uma boa noite de sono.

 

9. Como emagrecer na gravidez

Como emagrecer na gravidez

Existem muitas mulheres que se perguntam como emagrecer na gravidez, porque costumam ganhar alguns quilinhos. Porém, é importante saber que é extremamente normal e até mesmo saudável a mulher ganhar peso durante a gravidez.

Isso não quer dizer que ela possa duplicar o seu peso porque está comendo por dois.

 

Leitura recomenda: Como Perder A Barriguinha Pós-Parto Com Segurança

 

Boa alimentação para a mamãe

No entanto, é fundamental que a gestante alimente-se bem para oferecer ao seu bebê todos os nutrientes que ele necessita, inclusive, o ácido fólico e o ferro.

Esses nutrientes podem ser obtidos por meio da alimentação saudável, sendo que em alguns casos pode ser preciso tomar suplementos alimentares, o que deve ser prescrito pelo seu médico.

 

Emagrecer na gestação é indicado?

Por causa disso tudo, nem sempre é indicado emagrecer durante a gestação, a não ser que a mulher esteja muito acima do seu peso.

Nesse caso, é preciso reduzir a quantidade de comida ingerida por dia, além de apostar em uma alimentação rica em cereais integrais e vegetais, os quais são ricos em fibras e, assim, ajudam a saciar a fome por mais tempo.

Proteínas magras e boas gorduras também devem ser ingeridas na medida certa.

Para o organismo estar sempre bem nutrido a mulher precisa comer de cinco a seis vezes por dia, sempre em porções reduzidas. Assim, além do café da manhã, almoço e janta pode fazer lanches nutritivos entre as principais refeições do dia.

Essa dica é, aliás, importante a todas as pessoas que desejam ter uma alimentação saudável e equilibrada. É danoso à saúde permanecer muitas horas sem comer. Se isso acontecer o organismo vai começar a acumular gordura para evitar ficar sem energia nos períodos de jejum prolongado.

Leia nossos outros posts sobre alimentação e dietas.