Skip to main content
como perder gordura da barriga com exercicios e alimentacao

[Guia Definitivo] Como Perder Gordura Da Barriga Com Exercícios e Alimentação Saudável!

Quem está insatisfeito com as medidas da sua cintura, sejam homens ou mulheres, devem aprender como perder gordura da barriga com exercícios adequados, principalmente, os que proporcionam alto gasto calórico.

Dessa forma, as atividades físicas aeróbicas são as mais propícias.

Elas possuem a vantagem de poderem ser praticadas em diferentes momentos do dia, sem a necessidade de ir a uma academia ou de usar aparelhos e acessórios.

Além disso, você pode escolher qual delas é a sua preferida para se dedicar ou mesmo fazer exercícios aeróbicos variados, o que vai potencializar a sua perda de peso.

  1. Caminhadas
  2. Corridas
  3. Andar de bicicleta
  4. Pular corda
  5. Descer e subir escadas
  6. Dançar

Entre outras modalidades são atividades que proporcionam ao organismo um grande trabalho e, por consequência, ajudam a queimar as calorias do corpo.

Elas não funcionam apenas para quem deseja saber como perder gordura abdominal, mas para quem quer emagrecer no geral.

Veja:

Dê uma atenção merecida a alimentação

atencao a alimentacao

No entanto, não adianta nada criar uma rotina de atividade física se a sua alimentação não recebe a atenção que ela merece.

Estudos apontam que o cardápio saudável e equilibrado é responsável por 80% da perda de peso, enquanto os 20% restantes é de responsabilidade dos exercícios.

Se esse número o desanimou a iniciar um exercício físico, saiba que as vantagens das atividades físicas não se resumem ao emagrecimento.

Elas têm a função de aumentar a aptidão física, ou seja, tonificar e tornar os músculos mais resistentes, aumentar o vigor muscular, bem como a sua flexibilidade e até mesmo a saúde do coração e de outros órgãos.

Portanto, para perder gordura da barriga o ideal é combinar exercícios com uma alimentação saudável, sendo que um cardápio equilibrado não só ajuda a emagrecer como também a manter o bom funcionamento do organismo.

Para saber tudo sobre o assunto, confira as dicas incríveis a seguir:

 

Como perder barriga com hábitos saudáveis

Como perder barriga habitos saudaveis

Quem deseja aprender como perder barriga não deve se deixar levar pelas dietas restritivas que impõem um cardápio pouco variado, com déficit de calorias, o qual pode não ser suficiente para o seu bem estar.

Por mais que você queira emagrecer rápido deve ter em mente que o ganho de peso é gradativo.

Isso significa que você não engordou do dia para a noite, não é mesmo?

Foi uma sequência de descuidos com a sua alimentação.

Por isso, não adianta querer, agora, emagrecer de repente. Da mesma forma, a sua perda de peso deve ser aos poucos. Você até pode fazer dietas restritiva que realmente ajudam no emagrecimento rápido.

Mas não se engane, logo que a sua dieta terminar você vai ganhar todos os quilos de volta e de nada vai ter adiantado passar por todos os sacrifícios que essas dietas costumam exigir dos seus adeptos.

Então, já que a ideia é mudar de hábitos de forma gradativa, o que vai ajudar o seu organismo a se acostumar com as mudanças, seja paciente com o seu corpo.

 

Diminua aos poucos a quantidade de alimentos

A primeira dica é diminuir aos pouco a quantidade de alimentos que você ingere. Se de manhã como duas fatias de pão, comece a comer apenas uma e se ainda estiver com fome, inclua no seu cardápio uma fruta ou iogurte natural.

As substituições também são grandes aliadas da perda de peso, assim, troque o pão branco pelo integral.

Arroz branco no almoço – No almoço, o arroz branco pode ser substituído pelo integral, prefira as carnes magras, coma mais legumes e, entre as refeições, faça lanches nutritivos, consumindo frutas ou iogurte natural.

Natural ou mascavo – Prefira o açúcar mascavo ou o adoçante natural stévia e tente reduzir o consumo de açúcar, tanto do café, quanto do chá, sucos e outras bebidas.

Atividades físicas leve – Da mesma forma é importante começar uma atividade física mais leve, sem pegar pesado demais, o que pode levar a lesões se você andava sedentário.

Com o tempo aumente suas caminhadas – Comece com caminhadas de 20 minutos e depois de algumas semanas aumente para 40 minutos, e assim por diante, tudo no seu ritmo, sendo que você pode progredir conforme a frequência que realiza as atividades.

Pratique exercícios por pelo menos 3x na semana – O ideal para que você consiga perceber os resultados positivos dos exercícios no seu peso é que eles sejam feitos ao menos três vezes por semana.

Ferramentas de uso apropriadas – Também é de extrema importância usar roupas confortáveis, tênis apropriado, estar bem hidratado e protegido do sol quando sair para fazer caminhadas, correr ou andar de bicicleta.

 

Quais os melhores exercícios para perder barriga

melhores exercicios para perder barriga

Como já foi dito, as atividades aeróbicas são as mais indicadas a quem deseja aprender exercícios para perder barriga, pois são elas as responsáveis por um maior gasto energético.

Isso quer dizer que ajudam com mais eficiência a queimar calorias, isso porque quando o corpo precisa de energia ele busca nas gorduras acumuladas no corpo.

Assim, os quilos a mais, localizados pelo corpo, serão usados como combustível para os exercícios. Porém, vale lembra que, principalmente, após os 30 anos é mais difícil do organismo acessar a gordura abdominal para usar como energia, ainda mais se ela estiver ali há mais tempo.

Dessa forma, é preciso fazer atividades sabendo que os resultados vão aparecer se você for persistente e se exercitar de maneira frequente, sem esperar resultados imediatos.

Você vai perder barriga no médio ou longo prazo, conforme a intensidade do seu treino. Para evitar essa dificuldade, recomenda-se que as pessoas desde cedo pratiquem atividades físicas.

Ou seja, não é preciso estar acima do peso para começar um exercício. Além disso, quem deseja perder barriga deve apostar nos exercícios de força, como a ginástica localizada e a musculação, que trabalham os músculos do abdômen.

Embora os abdominais não queimem calorias como muitas pessoas acreditam, eles fortalecem os seus músculos da região.

 

Fortaleça os músculos, aumente aptidão física e qualidade de vida

Junto com a perda de peso, fortalecer esses músculos é muito importante para manter a aptidão física adequada e a qualidade de vida. Para fazer musculação não é preciso desejar ter um estilo “bombado”.

É possível trabalhar a musculatura do abdômen e do corpo apenas com o objetivo de fortalecer os músculos, os quais tem a função de deixar o corpo de pé, permitir os movimentos do corpo e das substâncias pelo organismo.

Dessa forma, recomenda-se que as atividades aeróbicas sejam intercaladas com os exercícios de resistência.

Para perder barriga, você pode apostar nos:

  • Agachamentos
  • Pontes
  • Pranchas
  • Flexões e mesmo nos abdominais.
  • Além do tradicional, faça abdominais laterais (cruzados) e com as pernas elevadas e apoiadas.

Essas modalidades são muito mais eficientes e quando o seu treino já estiver mais intenso pode colocar peso das pernas para potencializar os resultados.

 

Qual a melhor dieta para perder barriga

melhor dieta para perder barriga

Já a melhor dieta para perder barriga é aquela em que você come de tudo com moderação. Se você sempre deixa a gula aparecer durante as refeições, o que faz com que coma mais mesmo se sentindo satisfeito, a sua missão deve ser a de aprender a controlar a sua gula.

Embora seja necessário consumir menos calorias para emagrecer, isso não é o mais importante.

Saber escolher os alimentos mais saudáveis é o grande segredo não só para descobrir como emagrecer na barriga rápido, mas também como ter mais saúde e qualidade de vida.

Nesse sentido, o mais urgente é reduzir ao máximo possível o número de alimentos industrializados que estão presentes no seu dia a dia.

Todas as…

  1. Frutas
  2. Legumes
  3. Verduras
  4. Grãos integrais
  5. Oleaginosas
  6. Leguminosas
  7. Tubérculos e mesmo carnes
  8. Laticínios e ovos são melhores do que qualquer produto processado, congelado ou embutido.

Claro que se a sua ideia é perder peso, então, é melhor que opte pelas carnes e queijos magros e pelo leite semidesnatado.

 

Dicas extras para turbinar sua saúde

turbinar sua saude

Além disso, é necessário manter o seu organismo sempre bem nutrido e, por isso, você pode comer a cada três horas, assim, além do café da manhã, almoço e janta, deve fazer lanches entre as principais refeições do dia.

Essa dieta na realidade funciona como uma reeducação alimentar, pois vai trazer resultados no médio prazo e serão duradouros.

Enquanto as dietas restritivas oferecem resultados rápidos que não duram nada, a reeducação alimentar conta com resultados mais lentos, mas que serão constantes.

Isso acontece porque quando você faz mudanças gradativas consegue absorver os hábitos saudáveis, tornando-os parte de sua vida e, assim, poderá até mesmo comer o que mais gosta, desde que com moderação.

Já que você aprendeu como perder gordura da barriga com exercícios e uma alimentação adequada, está na hora de iniciar um plano de treino leve para que inicie o quanto antes uma atividade física.

Se você não gosta ir à academia pode mesmo em casa fazer a ginástica localizada e intercalar com corridas e caminhas em parques e praças.

Não se esqueça que para um treino para queimar gordura da barriga é necessário ainda praticar exercícios de força como os abdominais, agachamentos e outras modalidades citadas.

Você pode também assistir aulas de ginástica para acompanhar em casa, como zumba, step, aeroboxe e demais, que proporcionam alto gasto calórico.

Já na hora dos exercícios de força esteja bastante atento a sua postura para evitar lesões e não faça mais do que o seu corpo suporta. Todas essas dicas obtêm os resultados esperados quando o corpo está bem hidratado, por isso, beba ao menos dois litros de água todos os dias.