Skip to main content
como-perder-gordura-abdominal-e-medidas

Como Perder Gordura Abdominal Rapidamente Sem Dietas da Moda!

Quem busca um abdômen bem definido encontram nos alimentos e nos exercícios físicos dois grandes aliados.

Um cardápio saudável e equilibrado e a prática de atividades físicas, tanto que proporcionem a queima de calorias quanto a definição dos músculos, são as maneiras mais eficientes de como perder gordura abdominal sem perder de vista a saúde.

Para que esse método para perder barriga rápido funcione, portanto, é necessário saber escolher bem quais são os alimentos que devem ser ingeridos. Na realidade, não se trata de algo difícil de seguir, pois todos os alimentos saudáveis podem ser consumidos, desde que seja com moderação.

Além disso, quem está comendo mais do que precisa pode reduzir a sua ingestão diária de calorias, mas essa redução não deve ser radical, pois como a ideia é se exercitar também, o organismo deve estar bem alimentado. Ou seja, carboidratos e proteínas na medida certa devem estar em todas as refeições.

Enquanto os carboidratos oferecem a energia necessária não só para a prática de exercícios, mas também para as atividades cotidianas, as proteínas são essenciais para a manutenção da nossa massa magra, isto é, dos nossos músculos. Sem esse nutriente o corpo fica fraco e mais propício a se tornar flácido.

As proteínas devem estar presentes no cardápio diário também porque quando nos exercitamos, ocorre um gasto de massa magra e para recuperarmos é preciso consumir esse nutriente de modo suficiente.

Para que você consiga não só perder os quilinhos a mais da sua cintura, mas também ficar em forma, confiram mais algumas dicas extremamente úteis.

 

Melhores exercícios para queimar gordura

As atividades aeróbicas são aquelas que o corpo trabalha mais, proporcionando uma maior eliminação de calorias.

Algumas delas são caminhar, andar de bicicleta, pular corda, dançar e muitas outras, sendo que a mais eficiente é a corrida. A vantagem desses exercícios para queimar gordura é que você pode praticá-los mesmo sem frequentar a academia.

Quem gosta de ir à academia tem mais um motivo para ser frequente, pois lá também pode fazer as aulas de ginástica em grupo, como aeroboxe, jumping ou step, entre outras modalidades nas quais existe um alto gasto calórico.

No entanto, correr, caminhar e andar de bicicleta são atividades que você pode realizar no seu bairro ou em um parque próximo.

 

Dicas práticas em casa

Já em casa, você pode fazer aulas de ginástica, como zumba, ao acompanhá-las em vídeo na internet. No entanto, quando a ideia é trabalhar o abdômen para eliminar as gordurinhas localizadas é necessário também fazer ginástica localizada e de força, para oferecer mais resistência nos músculos.

As atividades de força, como a musculação, também queimam calorias, e podem direcionar melhor os seus objetivos ao buscar a perda de peso. Ou seja, ao levantar peso você transforma a gordura acumulada em massa magra. Em casa mesmo você pode fazer essa atividade, sendo que alguns exemplos são os agachamentos, flexões, abdominais, pontes e outros.

Para potencializar os resultados, você pode ainda comprar halteres, bola de pilares, corda e outros acessórios e montar uma mini academia em sua casa. Mas independente da atividade que você vai fazer, é fundamental sempre alongar-se bem antes e manter-se bem hidratada.

Também não se esqueça de vestir roupas confortáveis e evitar caminhar na rua nos horários mais quentes do dia.

 

Quais são os alimentos para perder gordura mais eficientes

Já na hora de montar o cardápio diário você pode comer toda a variedade de legumes, verduras, frutas, bem como as proteínas magras, como as carnes de cortes mais magros e os queijos brancos.

Grãos integrais, como trigo, cevada, aveia, arroz, entre outros, as sementes, como de chia, linhaça, gergelim, chia, entre outras, também não podem faltar na sua dieta de todos os dias.

As leguminosas, como os feijões, lentilhas, grão de bico, e as oleaginosas, a exemplo das nozes, castanhas, amendoins, avelãs e pistaches são os demais alimentos que completam uma alimentação saudável e equilibrada.

Todos eles são nutritivos, com minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

Os alimentos mais eficientes

No entanto, existem os alimentos para perder gordura que são mais eficientes e, por isso, podem estar com mais frequência em suas refeições. É o caso dos alimentos termogênicos, que ao serem ingeridos fazem com que a temperatura do corpo aumente e, por consequência, aumente também o metabolismo.

Com o metabolismo acelerado, ocorre uma maior queima de calorias e entre eles é possível destacar o gengibre, a canela, o alho, o limão, a pimenta, os pimentões, o chá verde e a água gelada. Todos eles são versáteis e podem estar presentes no dia a dia de formas diferentes.

O gengibre, por exemplo, é ótimo para fazer chás e mesmo temperar comidas e entrar em receitas de sucos.

Da mesma forma ocorre com o limão, que funciona muito bem como tempero, em chás e sucos, já a canela é deliciosa ao ser polvilhada em sucos, chás e em sobremesas. Enquanto isso, o alho pode estar em todas as refeições e as pimentas temperam muito bem pratos diversos.

Os pimentões, por sua vez, podem ser preparados como saladas e em inúmeros pratos quentes.

 

Qual a melhor maneira de queimar gordura abdominal

Como você pode ver, para saber qual a melhor maneira de queimar gordura abdominal basta escolher os alimentos certos para entrar no seu cardápio.

Diferente das dietas restritiva que indicam a redução drástica da quantidade de alimentos ingeridos por dia ou a total eliminação de um grupo alimentar, esse método consiste em algo maios prazeroso.

Todos os alimentos com moderação podem ser ingeridos, a exceção apenas dos industrializados, sendo que quanto mais eles puderem ser eliminados melhor. Isto é, alimentos congelados, processados, embutidos e ricos em sal, açúcar e gorduras ruins não contêm nutrientes, os quais foram perdidos em seus processos de fabricação.

Da mesma forma acontece com os refrigerantes, sucos de caixinha e demais bebidas industrializadas. Por isso, a melhor maneira de matar a sede é com água, que pode ser até mesmo gelada, porque é termogênica. Os chás são outras bebidas saudáveis, sendo que o chá verde é um grande aliado da perda de gordura do abdômen.

No entanto, os chás digestivos e calmantes também fazem muito bem ao organismo, sendo que os primeiros podem ser bebidos depois das refeições e os segundos antes de dormir ou quando se quer relaxar o corpo. Quanto às bebidas, um bom hábito a cultivar é o de não beber nenhum líquido, nem mesmo água, durante as refeições.

 

Preste atenção no sal!

Além de prejudicar a digestão pode inchar a barriga, o mesmo ocorre quando são ingeridos alimentos com muito sal e não apenas os industrializados, como também os preparados em sua casa. O sal colabora para a retenção de líquidos, que faz a barriga inchar.

Uma forma de combater isso é ingerindo alimentos diuréticos, sendo que todos os vegetais possuem esse poder.

Já uma forma criativa de ingerir líquidos nutritivos e que combatem a retenção de líquidos, com a vantagem extra de eliminar as toxinas, é preparando os sucos desintoxicantes. Eles são preparados com frutas, legumes e verduras, de acordo com a preferência de cada um.

Assim, numa mesma receita é possível combinar a folha da couve com maçã, abacaxi com rúcula, melão com espinafre e assim por diante.

 

Sucos detox

Gengibre e limão são ingredientes que deixam o suco detox mais saboroso, sendo que ao invés de água é possível usar ainda água de coco, outro alimento extremamente nutritivo que também ajuda a queimar as calorias da barriga. Para preparar basta bater tudo no liquidificador e coar quando necessário.

Outro alimento versátil quando se quer priorizar a eliminação de gordura abdominal é a aveia, que pode entrar na receita de pães, bolos e massas, além de combinar com frutas e poder ser adicionado ainda a saladas, sucos e iogurtes.

Depois de ingerida, a aveia forma um gel no estômago, que além de ajudar a saciar a fome por mais tempo, se une a gordura para que seja eliminada mais facilmente,

 

O poder dos bons hábitos alimentares

Como perder gordura abdominal, portanto, consiste em basicamente criar bons hábitos alimentares, sendo que outro que não pode ser esquecido é o de ingerir ao menos dois litros de água por dia. Muitas vezes, o organismo confunde a sensação de sede com a de fome, por isso, se você tiver vontade de comer algo, mas recém comeu, experimente beber um copo de água.

Mais uma dica de como acabar com a gordura localizada no abdômen é ingerir, sempre que possível, alimentos ricos em fibras, sendo que os vegetais e cereais são os que mais a possuem.

As fibras são muito nutritivas e ajudam a saciar a fome por mais tempo, assim, você demora mais para ter que comer e até mesmo consome menos alimentos, sentindo-se satisfeita.

Todas essas dicas são muito úteis e fáceis de seguir, mas se você tem uma dieta extremamente errada e acha que tudo isso é muito difícil, comece fazendo pequenas mudanças. A cada dia, adicione uma nova mudança alimentar ao seu dia, sem pressão e sem presa, pois isso só prejudica o seu emagrecimento e a perda da gordura do abdômen que deseja.