Skip to main content
Como Perder Barriga sem Emagrecer

Pare Agora e Aprenda Como Perder Barriga sem Emagrecer!

Você quer reduzir as medidas do seu abdômen, mas sem que isso interfira no seu peso? Por mais que as pessoas achem que diminuir a gordura de uma determinada área do corpo consiste necessariamente em emagrecer, não é bem assim que funciona. É possível saber como perder barriga sem emagrecer.

Para tanto, é preciso transformar a gordura em massa magra, ou seja, em músculos. Isso pode ser feito por meio de exercícios físicos específicos, que eliminem a gordura da barriga ao mesmo tempo em que os músculos são desenvolvidos, inclusive, do abdômen, o que não vai apenas deixar a sua barriga lisa como também definida.

 

Dê preferência a musculação

Nesse sentido, a musculação é uma das atividades físicas mais eficientes, sendo ideal ainda para quem deseja aprender sobre como engordar rapidamente com saúde ao ganhar massa magra.

Embora se associe erroneamente o ganho de massa magra com os atletas que buscam o halterofilismo, é possível desenvolver os músculos de forma moderada.

A hipertrofia consiste no aumento dos músculos e da força, mas sem necessariamente que a pessoa fique “bombada”. Quem busca um corpo bem definido e saudável pode usar a mesma técnica, com exercícios que permitam alcançar os seus objetivos na medida certa.

Além disso, tanto quem deseja perder barriga quanto ganhar peso deve estar muito atento a sua alimentação.

 

O que fazer para perder barriga: dicas de alimentação

Se a sua dúvida é sobre o que fazer para perder barriga saiba que o cardápio certo é muito importante. De forma geral, pode-se dizer que uma alimentação balanceada e nutritiva é suficiente. A dica é comer tudo com moderação, sem deixar de fora nenhum grupo alimentar.

No entanto, quanto aos produtos industrializados o melhor é reduzir ao máximo o seu consumo.

Carboidratos, preferencialmente, os complexos, encontrados nos alimentos integrais, proteínas magras, gorduras boas, vitaminas e minerais são adquiridos na medida certa quando as refeições contam com diversidade.

Porém, existem alguns alimentos que podem estar ainda mais presentes na hora de investir na queima de calorias localizadas na região abdominal.

 

Alimentos ricos em ácido ursólico

Os alimentos ricos em ácido ursólico são alguns deles, já que essa substância ajuda a queimar gordura, reduzir o açúcar do sangue e mesmo a ganhar massa magra.

Alguns dos alimentos que o possuem e que por isso não podem faltar no seu cardápio diário são maçãs, preferencialmente com casca, manjericão, amoras e ameixas.

São ricos em ácido ursólico ainda o alecrim, orégano e tomilho, com os quais é possível fazer chá. No entanto, as infusões devem ser bebidas com moderação. Eles também são especiarias que dão muito sabor a diversos pratos.

 

Alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e, por consequência, fazem com que o corpo queime mais calorias, são outras opções essenciais para a dieta de perder barriga sem emagrecer.

Alguns deles são: gengibre, canela, pimentas, pimentões e os alimentos ricos em ômega 3, como atum, salmão, pistache, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e amendoim.

Quanto às bebidas termogênicas, estão entre elas água gelada, os chás de hibisco e o verde e o café, já que a cafeína é outra substância que ajuda a queimar calorias.

Mas é indicado ingerir cafeína com moderação, pois em excesso possui efeitos colaterais. O óleo de coco e o vinagre de maçã são outras opções termogênicas, os quais podem ser usados na culinária e para temperar as saladas, respectivamente.

 

Como engordar rápido: dicas de alimentação

Se a ideia é saber como engordar rápido, a alimentação também é fundamental, já que não se pode sair comendo tudo o que enxergar pela frente só porque o objetivo não é emagrecer.

Ao ter uma atitude dessas, além de peso, é bem provável que você ganhe alguma doença causada pela dieta desregrada.

Por isso, até mesmo quem deseja ganhar peso deve seguir as mesmas dicas dadas a quem deseja emagrecer quanto à alimentação. A diferença está na quantidade, já que se você quer engordar pode consumir porções mais substanciosas, mesmo assim, sem exagero.

Qualquer alimento quando ingerido em demasia pode causar danos à saúde, por mais saudável que seja.

 

Alimentos saudáveis

Nesse sentido, o melhor é optar pelos alimentos saudáveis mais calóricos, presentes em todos os grupos alimentares.

Exemplos são: banana, mamão, abacate, nozes, castanhas, amendoim, frutas secas, como ameixas e damasco, sucos naturais de frutas, feijões, batata, moranga, mandioca, queijos, quinoa e muitos outros.

Outras dicas são comer a cada três horas, ou seja, em torno de seis vezes por dia. Para tanto, é preciso, além do café da manhã, almoçar e jantar, além de fazer lanches entre as principais refeições.

Mesmo assim, o recomendado é comer mais de manhã e de meio dia e a partir do início da noite ter refeições mais leves para não atrapalhar uma boa noite de sono.

Dormir bem, aliás, é essencial para a saúde do organismo e, inclusive, a quem está apostando na musculação para engordar ao ganhar massa magra. Isso porque durante o repouso do corpo os efeitos da musculação persistem nos músculos.

 

Dicas de como perder barriga e emagrecer rápido

Já quem busca saber como perder barriga e emagrecer rápido também deve se atentar à alimentação, porque o que você come pode ajudar tanto a perder peso quanto a engordar.

No caso do emagrecimento é importante evitar os excessos e comer apenas o suficiente, essa é a principal dica, mas sem se deixar de alimentar-se bem.

Para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, os exercícios são grandes aliados, mas ao realizar uma atividade a alimentação é ainda mais importante.

Quando a pessoa exercita-se sem alimentar-se bem o seu corpo não tem energia suficiente, além disso, usa as suas reservas nutricionais (usadas para o bom funcionamento do organismo) para suprir a necessidade da atividade física.

O resultado disso é o enfraquecimento dos músculos, bem como a flacidez.

Quanto aos melhores exercícios para perder barriga são os aeróbicos, pois eles queimam mais calorias. Assim, você pode caminhar, correr, pular corda, andar de bicicleta e mesmo dançar, além de fazer aulas de ginástica na academia, como step e aeroboxe.

 

Faça exercícios em casa

Em casa também é possível fazer exercícios que ajudam a perder barriga, como ginástica localizada.

Os abdominais, embora não sejam os únicos, são muito eficientes, sendo que os abdominais laterais e com as pernas esticadas para o alto são ainda melhores do que os na modalidade tradicional.

Outra dica de como fazer para perder barriga é intercalar exercícios aeróbicos com os anaeróbicos, como a musculação.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que você elimina a gordura da região abdominal também deixa os seus músculos fortalecidos e definidos. Mesmo quem gosta de ser ativo e exercitar-se, entretanto, deve escolher um dia para o descanso, o corpo também precisa disso.

Já quem estava sedentário e começou a fazer uma atividade física não deve pegar pesado demais, para evitar lesões.

 

Comece por atividades mais leves

A dica é começar com atividades mais leves e realizá-las por um curto período e, aos poucos, aumentar o tempo do exercício e a sua intensidade. Você pode começar com caminhadas de 20 minutos e aumentar 10 minutos gradativamente.

O mesmo serve a quem deseja correr. Pode começar caminhando e aumentar a velocidade até começar as primeiras corridas, preferencialmente, mais curtas, para então correr mais à medida que a atividade evolui.

É de extrema necessidade ainda estar com roupas leves, confortáveis, hidratar-se durante a atividade e evitá-las nos horários em que o sol estiver mais forte.

Agora que você sabe como perder barriga sem emagrecer está na hora de iniciar a sua reeducação alimentar. O mesmo serve para quem quer perder peso.

Uma alimentação equilibrada e saudável é a porta de entrada para a qualidade de vida, sendo que conforme as suas necessidades basta ajustá-la.

 

Você não precisa passar fome

Disso tudo o mais importante é saber que para emagrecer não é preciso passar fome e quem deseja ganhar alguns quilos a mais não deve comer de maneira desregrada.

Além disso, os exercícios físicos, embora ajudem em muito a perder e mesmo a ganhar peso, não devem ser feito apenas por causa disso.

Toda a atividade física ajuda o bem-estar do corpo e, por isso, você pode escolher o exercício que mais gosta, o que também é essencial para o alcance dos seus objetivos. Se você não gosta de frequentar a academia pode exercitar-se em casa.

É possível montar a sua própria academia em casa, com um tatame, bola de pilates e halteres, por exemplo. No entanto, por não ter a orientação de um profissional é importante ter cuidado com a sua postura para evitar lesões.

Também não se esqueça de sempre alongar-se antes de qualquer atividade. Mesmo que, geralmente, emagrecer ou ganhar peso seja algo que as pessoas desejam conseguir rapidamente, vale dizer que os resultados mais duradouros são aqueles obtidos com menos pressa.

 

Inclua bos hábitos em sua rotina

Além disso, quem deseja saber como perder barriga sem emagrecer deve ainda ter bons hábitos em sua vida, o que incluir:

  • Mastigar bem os alimentos
  • Nunca pular refeições
  • Comer devagar
  • Dormir em torno de oito horas por dia

E sempre ter um tempinho para si mesmo, para dedicar-se a um hobby:

  • Ler
  • Cozinhar
  • Cuidar do jardim ou o que for mais prazeroso.