Skip to main content
como perder barriga rapidamente na academia

A Forma Mais Inteligente de Como Perder Barriga na Academia

Como perder barriga rápido na academia é um dos objetivos mais comuns dos frequentadores. Mais do que simplesmente sumir com as gordurinhas extras, as pessoas querem definir os músculos abdominais e ficar com a barriga chapada e linda para exibir na praia e na piscina, aproveitando o verão sem neuras com o corpo.

Ainda assim, muitas pessoas que decidem começar a academia não fazem sequer ideia de por onde devem começar, quais são os melhores exercícios, as melhores dietas para acompanhar as séries e muitas outras coisas que vamos esclarecer neste artigo.

Quer saber mais?

Então continue lendo e logo a sua barriga mostrará que está valendo a pena todo o esforço:

 

2 Passos “anti fracassos” na academia

Antes de começar pra valer, quero lhe mostrar 2 passos que você tem que evitar para não se tornar mais um fracassado na academia. Que são:

 

Passo 1 – Os aparelhos de musculação

aparelhos de academia e musculacao

É muito comum chegar na academia para fazer as suas séries de exercícios no primeiro dia e se dar conta de que não faz ideia do que cada aparelho faz, para que servem e quais são mais indicados para o seu objetivo em especial.

Inicialmente, é sempre recomendado tirar um ou dois dias para entrar em contato com os aparelhos de musculação, sempre com a ajuda de algum personal trainer que trabalhe na academia. Diga a ele o que você quer e em quanto tempo quer e ele te ajudará a montar as suas séries nos aparelhos mais indicados.

Imagine fazer exercícios em casa por 7 minutos ao dia e emagrecer 8 Kg em 7 semanas? Foi exatamente o que aconteceu com a Tauana Freitas. Conheça agora o seu método de uso!

Passo 2 – Rotina de exercícios em séries de treino

series de treino

Agora que você já está familiarizada com os aparelhos, suas funções e quais funcionam melhor para que você atinja o seu objetivo, é importante que você organize sua rotina de exercícios. Com essa organização você consegue manter sempre o ritmo e controlar a intensidade dos exercícios.

Primeiro saiba qual é o melhor horário para fazer o seu treino diário. Adeque o treino à sua rotina pré-existente.

Uma dica: se você é daqueles que fica desmotivado a ir à academia depois de um longo dia de trabalho, talvez fazer os exercícios logo no primeiro horário da academia, antes mesmo de ir para o trabalho, seja a melhor opção para você.

Organize a sequência dos exercícios que você fará naquele determinado dia. Elaborar tabelas semanais com um plano de exercícios também é uma excelente forma de não se perder e sempre manter o foco no objetivo principal, que é perder a barriga rapidamente na academia;

 

8 exercícios para perder barriga rápido na academia

perder barriga na academia

Grande parte das pessoas não tem qualquer orientação sobre quais são os exercícios mais indicados para conseguir perder barriga rápido na academia. É mais do que aceitável se sentir perdido em meio a tantas opções de aparelhos diferentes, sem saber qual é o mais adequado para você.

As academias possuem muitos recursos, que vão dos aparelhos clássicos como a esteira e a ergométrica, até aulas de exercícios aeróbicos como Jump, Step e ZUMBA.

Para não falhar no seu objetivo de ter a barriga chapada até o começo do verão, é ideal saber quais são os melhores exercícios para perder a barriga na academia e qual a melhor forma e ordem de incorporá-los na sua rotina de treino.

 

1# Musculação

musculacao academia

Apesar de qualquer exercício anaeróbico ser benéfico ao emagrecimento, já que todos são capazes de promover o aumento da massa magra e, portanto, aumentar a taxa metabólica de descanso, alguns tipos de treino e técnicas são especificamente importantes para a redução do percentual de gordura corporal e emagrecimento.

Algumas dicas para realizar exercícios de musculação e perder a barriga bem rapidinho na academia:

Carga menor de exercícios – Para quem quer emagrecer, apostar numa carga menor de exercícios, associada com mais repetições é o ideal;

Treinos alternados – Realizar treinos alternados é a melhor forma de se exercitar para quem quer secar a barriga;

Exercícios em sequência – Fazer de dois a três exercícios em sequência, sem pausas e com um tempo de descanso reduzido no final da série (no máximo 40 segundos);

Repita as séries – Faça repetições da série de três a quatro vezes;

Intercale com exercícios aeróbicos – Para potencializar o seu gasto energético nas séries de musculação, você pode intercalá-las com exercícios aeróbicos;

Esteira ou bicicleta por 2 minutos – Uma boa dica é, entre cada série, pular corda, correr na esteira ou fazer bicicleta por dois minutos;

 

2# Aeróbicos

exercícios aeróbios e de forçaOs exercícios aeróbicos são excelentes para ajudar a perder barriga na academia. Além de possuir uma gama maior de opções para quem quer praticá-los, estes exercícios são ótimos para queimar a gordura extra no seu abdômen.

Este tipo de exercício usa a gordura acumulada como substrato de energia, o que faz com que a gordura que está localizada na barriga seja utilizada como energia para a realização dos exercícios.

Combiná-los com o seu treino de musculação, especialmente após as séries, potencializará os resultados e logo você terá uma barriga chapadinha. A frequência com a qual você acrescenta estes exercícios na sua rotina de treino depende do seu condicionamento físico.

Se você já vem realizando exercícios com uma certa frequência, você já pode começar com uma série de exercícios mais intensa. Mas se você é iniciante, tanto nos exercícios aeróbicos quanto na musculação, comece pegando mais leve e vá aumentando o ritmo até atingir uma frequência boa de exercícios.

 

 

3# Aulas de Jump

aulas de jump

É um dos exercícios com maior taxa de gasto energético e com uma intensidade muito grande. Quando ele é associado a uma coreografia, o gasto calórico consegue ser maior ainda e mais prazeroso. Apesar disso, ele é um exercício de baixo impacto no corpo, então o pós-exercício será menos sofrido e dolorido.

A perda calórica em apenas uma aula com 1 hora de duração é de até 350 calorias.

 

4# Exercícios com uma bola

exercicios com a bola

Estes são ótimos para ajudar a definir. É excelente para quem quer perder a gordura que está localizada na região abdominal. É recomendado para quem quer perder barriga por fortalecer os músculos da região – embora não seja isso que vá eliminar a gordura.

Fazer os exercícios com bola melhora a resistência dos seus músculos como um todo.

 

5# Aulas de Step

aula de step

São aulas de baixo impacto no corpo, ainda que sejam de grande intensidade, como as aulas de Jump. São recomendados para perder a barriga na academia e são mais divertidos do que os exercícios mais convencionais, como esteira e ergométrica.

 

6# Circuitos

circuitos

São muito usados nas aulas de ginástica e mesclam atividades aeróbicas com exercícios mais localizados.

Essa combinação é excelente para quem quer perder a barriguinha sobressalente, além de agilizar e otimizar o seu tempo, já que fazendo a combinação, você não precisa se dedicar de forma separada a exercícios anaeróbicos e aeróbicos. Uma aula com duração de uma hora pode te fazer perder até 300 calorias.

 

7# Caminhada, corrida ou esteira

caminhada

Este tipo de exercício envolve os grandes músculos do seu corpo e é recomendado para perder peso e eliminar a barriga. Correr uma hora todos os dias pode gastar até 500 calorias.

Uma caminhada mais leve com duração de também uma hora gasta 190 calorias. Iniciar o processo de exercícios com caminhadas é uma boa opção se você nunca fez este tipo de treino antes. Ela vai causar menos impacto do que uma corrida mas ainda assim vai ajudar na perda da barriguinha na academia.

 

8# Bicicleta ergométrica ou spinning

bicicleta ergometrica

Gasta muitas calorias e é prazeroso por dar a sensação de se estar realmente numa bicicleta. É um dos melhores aparelhos que se encontra nas academias e vai ajudar a queimar a gordura extra na região do abdômen, além de definir e tornear as suas pernas.

Você consegue gastar até 500 calorias com apenas uma hora de exercício. É importante sempre salientar que é necessária a realização de exercícios e reeducação alimentar para emagrecimento de todo o corpo, uma vez que é impossível perder gordura somente em um local específico.

É preciso ser feita toda uma reeducação de hábitos para que se atinja o objetivo. Por isso, o próximo método para perder barriga na academia não poderia deixar de ser uma alimentação saudável:

Imagine fazer exercícios em casa por 7 minutos ao dia e emagrecer 8 Kg em 7 semanas? Foi exatamente o que aconteceu com a Tauana Freitas. Conheça agora o seu método de uso!

Alie os exercícios a uma alimentação saudável

alimentacao saudavel

Nada funciona sem energia. Muito menos o seu corpo. Por isso, para atingir o seu objetivo de secar de vez a barriga na academia até chegar o verão, é necessário aliar toda a sua série de exercícios com uma alimentação saudável.

Saiba seus objetivos

A primeira coisa a ser feita é traçar os seus objetivos a serem alcançados na academia. Quer só secar a barriga? Quer tornear as pernas e os braços também? Sabendo qual será a sua nova rotina de exercícios, fica mais fácil de ser orientado para que a dieta case perfeitamente com as suas novas necessidades energéticas.

Consulte um nutricionista

O papel de um orientador nutricional neste momento é crucial para que o sucesso do seu objetivo de secar a barriga na academia seja alcançado. Ele vai te orientar e ajudar a moldar a sua nova dieta com base nos seus novos gastos energéticos diários.

Por isso o passo 1 é tão importante: se você já sabe como funcionará a sua nova rotina, fica mais fácil de guiar o nutricionista na hora de formular a sua nova dieta.

Como elaborar uma TOP dieta

Na hora de elaborar a dieta, muitos alimentos ficarão de fora dela, e outros serão consumidos quase diariamente.

Segue algumas dicas para facilitar a adaptação à nova dieta, juntamente com os treinos.

Consulte seu nutricionista e também seu personal trainer sobre começar a encaixar suplementos de proteína no seu cardápio. Eles ajudam a ganhar massa magra, além de darem muita energia na hora de treinar. Mas atenção: não saia comprando qualquer suplemento cegamente.

É importante saber qual funciona melhor para você, para a sua rotina de exercícios e com que frequência se deve tomar. Você pode misturá-lo nas suas vitaminas e sucos.

Priorizar alimentos ricos em proteínas na sua dieta também é uma excelente maneira de conseguir ganhar massa muscular e evitar consumir calorias. Coloque muito peixe e frango em sua nova dieta.

Alimentos orgânicos são sempre preferíveis a alimentos convencionais. Por não possuírem agrotóxicos e pesticidas, os alimentos orgânicos são mais facilmente digeridos pelo nosso organismo, sendo de vida breve dentro do estômago.

 

Duas sugestões de cardápio para emagrecer

cardápio para emagrecer

Estas sugestões de cardápio para emagrecer deve ser pobre em gorduras, açúcar, bebidas alcoólicas e rica em frutas, legumes e cereais integrais. Antes de mais nada, consulte o seu nutricionista sobre a dieta e seus benefícios para o seu corpo. Talvez tenha que fazer algumas alterações e adaptações.

Cardápio 1

Cardápio 2

Café da manhã

  • 1 copo (250 ml) suco de laranja, mamão e cenoura e 30 g de cereais tipo granola e 1 iogurte
Café da manhã

  • 1 copo (250 ml) de suco de morango sem açúcar
  • 2 torradas integrais light com 2 col. (sobremesa) de ricota amassada
Almoço

  • 200 g de salada de alface, rúcula, tomate e cebola temperado com limão, 1 colher de chá de azeite e pouco sal
  • 1 bife de peru (100 g) grelhado acompanhado de 150 g beterraba e xuxu cozidos ao vapor
Lanche da manhã

  • 2 cookies integrais pequenos
Lanche

  • 1 pão com queijo branco e tomate com uma vitamina de leite desnatado com 5 morangos sem açúcar adicionado
Almoço

  • 3 col. (sopa) de arroz integral com 1 concha pequena de caldo de feijão
  • 1 filé médio (100 g) de peito de frango grelhado
  • Chuchu refogado, à vontade
Jantar

  • 1 prato (300 g) de sopa de legumes ou canja de galinha, 2 torradas integrais e 1 pêra com casca de sobremesa
Lanche da tarde

  • 1 pote de iogurte de soja com 1 xíc. (chá) de cereal de fibras (tipo All Bran)
  • 1 xícara de chá verde
Ceia

  • 1 iogurte natural
Jantar

  • 1 prato (fundo) de sopa de couve-flor (ou brócolis)
  • 4 col. (sopa) de frango em cubos (ou desfiado) refogado com tomate
  • 1 prato (sobremesa) de folhas de sua preferência com palmito, pepino, 3 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de azeite extravirgem.

Conclusão

Termino esse artigo sobre como perder barriga rápido na academia dizendo que você pode, sim você pode ser muito mais feliz e no percusso alcançar o peso dos seus sonhos. Deixe seu comentário!

Imagine fazer exercícios em casa por 7 minutos ao dia e emagrecer 8 Kg em 7 semanas? Foi exatamente o que aconteceu com a Tauana Freitas. Conheça agora o seu método de uso!