Skip to main content
Como Fazer Para Emagrecer Rápido

Como Fazer Para Emagrecer Rápido e com Saúde!

Em alguns momentos da vida, o que mais queremos é saber como fazer para emagrecer rápido, seja porque o verão está chegando, seja porque daqui um mês vai ter um casamento e queremos entrar numa roupa que está apertada, entre outros motivos.

Por isso, o melhor é sempre estar atento ao peso, procurando não ficar muito distante do peso ideal.

Além do organismo funcionar melhor quando estamos com o peso certo, é mais difícil de emagrecer muitos quilos de uma única vez. Existem várias dietas, inclusive, muito divulgadas pelas celebridades que prometem milagres, ou seja, perder muito peso em poucos dias.

Em geral, elas são muito complicadas de seguir, para não dizer impossíveis.

Porém, não é apenas esse o problema, essas dietas costumam ser extremamente restritivas, eliminando grupos alimentares ou sugerindo a ingestão de uma quantidade mínima de calorias. Ambas as medidas não são as mais apropriadas, mesmo a quem deseja emagrecer urgente, uma vez que podem causar danos à saúde.

Mas isso não significa que você não pode aderir a alguns truques que podem ajudar na redução de peso rápido e com saúde, os quais são eficientes, principalmente, a reduzir a retenção de líquidos, que é muitas vezes a responsável pela sensação de inchaço.

Isso causa o aumento da barriga e, ao eliminar esses líquidos, é possível diminuir as medidas. Veja:

Como emagrecer com saúde

A verdade é que as pessoas estão mal-acostumadas com a rapidez com que as coisas acontecem hoje em dia, muitas delas em decorrência dos avanços da tecnologia. Alguns exemplos são a velocidade com que é possível navegar na internet, trocar de canal da televisão ou mesmo consumir alimentos processados.

No entanto, nem tudo precisa acontecer com um estalo de dedos e, embora em algumas ocasiões isso seja possível, nem sempre é o melhor. Essa pequena reflexão é apenas para dizer que perder peso de modo saudável não é algo que acontece do dia para a noite.

Pense bem: os quilos a mais que você quer perder não surgiram de repente, não é mesmo?

 

Dieta desequilibrada

Possivelmente, é o resultado de anos de uma dieta desequilibrada, sedentarismo e/ou a falta de hábitos saudáveis.

Por isso, não é possível emagrecer rápido sem que haja efeitos colaterais. Nas dietas com baixo consumo de carboidratos, por exemplo, é normal que depois de alguns poucos dias as pessoas sintam tontura, dor de cabeça, fraqueza e irritabilidade.

Saber como emagrecer com saúde exige um planejamento alimentar de acordo com as necessidades nutricionais de cada organismo e mudanças gradativas, que não podem acontecer do dia para a noite. Experimente mudar de hábitos de repente, deixando de comer muito menos do que está acostumado.

Por mais que a sua alimentação não seja saudável, o organismo está habituado a ela e, por isso, entra em choque perante variações bruscas. O resultado, entre outros, é a ansiedade, que prejudica a continuação da dieta. Por isso as dietas restritivas não estão entre as melhores formas de perder peso.

 

Truques de dieta para perder peso rápido

Embora o ideal seja apostar em uma dieta saudável e equilibrada que trará resultados duradouros ao longo do tempo, quem deseja emagrecer urgentemente pode focar em alguns truques da dieta para perder peso rápido. No entanto, a dica é que também se inicie a reeducação alimentar.

Um truque para reduzir o volume da barriga é reduzindo o consumo de alimentos ricos em sal e açúcar, os quais são os principais responsáveis pela retenção de líquidos. Dessa forma, é necessário evitar a ingestão de alimentos industrializados, congelados, embutidos e processados, que possuem altos níveis de sal e açúcar, além de aditivos químicos.

 

Diminuir o sal

Nesse sentido, outra dica é diminuir também a quantidade de sal no preparo dos alimentos. Sabe-se que os brasileiros têm o maléfico hábito de adicionarem muito sal as suas refeições e, para piorar a situação, têm o costume também de colocar mais sal na hora de comer.

Essa atitude deve ser banida do seu dia a dia e até mesmo nem colocar sal na salada.

É possível temperar legumes e verduras com azeite de oliva e especiarias, como orégano, cominho, curry, mostarda e outras opções. Para potencializar os efeitos do desinchaço é possível ainda apostar no consumo de frutas, as quais ajudam a eliminar os líquidos, desintoxicando o organismo.

 

Suco verde

Uma receita muito eficiente para desintoxicar é o chamado suco verde. Existem várias receitas, sendo que o fundamental é combinar uma ou mais opções de verduras e frutas. A preferência é pelas folhas verdes escuras, como a couve folha, rúcula, espinafre e salsão, e pelas frutas como maçã, melão, melancia, pera, etc.

O limão pode estar presente sempre. Todos os ingredientes devem ser bem lavados e levados ao liquidificador, depois, basta coar o suco e beber com pedras de gelo para torná-lo ainda mais refrescante. Se forem usadas frutas frescas e maduras, o suco fica doce naturalmente.

 

Hábitos e mais dicas para emagrecer rápido

Quem está muito acima do peso tem ainda mais facilidade em seguir as dicas para emagrecer rápido e obter sucesso, uma vez que parte do excesso de peso costuma ser eliminado com mais rapidez no início do novo cardápio. Além disso, outro hábito importante ao iniciar a reeducação alimentar é reduzir as porções das refeições aos poucos.

Mesmo que em poucos dias essa medida não faça você emagrecer tudo o que precisa, com certeza, é um passo muito importante e, mesmo que de forma sutil, já pode aparecer transformado em gramas na balança. Porém, a questão não é apenas comer menos, mas sim, comer com qualidade.

 

Acima do peso

Hoje em dia, é possível encontrar muitas pessoas que estão acima do peso, mas não comem demais. O problema está no que comem. Por isso, está enganado quem apenas conta calorias na hora de fazer uma dieta e não considera a qualidade do que ingere.

Produtos integrais, por exemplo, podem ser até mais calóricos do que as versões tradicionais.

Porém, junto com essas calorias estão presentes muitos nutrientes. As farinhas integrais, por exemplo, possuem carboidratos complexos que, além de mais nutritivos, oferecem maior saciedade.

O que é feito com farinha branca, por outro lado, pode ter valor calórico menor, mas se trata apenas de calorias vazias, ou seja, sem nenhum valor nutricional. É por conta disso que, logo após ingeri-la, é normal sentir fome de novo.

 

Cardápio e hábitos para perder peso com saúde

Os cardápios restritivos que prometem uma dieta rápida e a perda de muitos quilos até podem oferecer algum resultado, como é o caso da dieta da sopa. Nela, o seu adepto bebe muito líquido, como as sopas com grande variedade de legumes, o que ajuda a reduzir o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

No entanto, as dietas restritivas são indicadas para durarem no máximo 15 dias, embora o melhor seja nem iniciá-las. A questão é que os quilos perdidos nesse período tendem a voltar logo depois. Isso acontece porque não se fez nada para manter o emagrecimento.

 

Voltar ao peso

O organismo tem a tendência normal de voltar ao peso anterior, a não ser que a dieta seja mantida por mais tempo.

É isso que a reeducação alimentar faz, promove mudanças nos hábitos alimentares de forma gradativa para que seja possível seguir o novo cardápio, sem sofrimento, ansiedade e fome. Os resultados podem demorar mais para aparecerem, no entanto, são duradouros.

Além de comer apenas o suficiente e escolher alimentos de qualidade, existem outras medidas importantes.

Entre elas:

  • Mastigar bem os alimentos
  • Comer devagar
  • Beber muita água por dia
  • Dormir ao menos oito horas
  • Evitar o estresse e, se possível, exercitar-se, nem que seja fazer caminhadas de 30 minutos ao menos três vezes por semana

 

O que lembrar para emagrecer com saúde

Se o seu desejo de saber como fazer para emagrecer rápido tiver como objetivo um momento específico, como uma festa, usar uma roupa, colocar biquíni no verão ou qualquer outro é fundamental ter em mente que bons hábitos alimentares devem fazer parte do dia a dia.

Apenas isso vai garantir que os quilos eliminados não voltem.

Mas isso não quer dizer que é necessário apenas comer frutas e legumes para sempre. A reeducação alimentar engloba em seu cardápio todos os tipos de alimentos, mesmo carboidratos e gorduras que, na medida certa e das fontes adequadas, são de grande importância para o bom funcionamento do organismo.

O que é importante fazer, entretanto, é evitar os excessos.

Assim, é possível comer até mesmo aquele doce que você tanto gosta, com moderação. Aliás, mesmo os alimentos saudáveis devem ser ingeridos sem exagero. A melhor dieta para emagrecer não é aquela onde se passa fome, a pessoa fica ansiosa e desmotivada, mas sim, aquela em que é possível comer de tudo, sempre na medida certa.

Outra dica é fazer substituições, com isso, pode-se comer até mesmo a sua pizza favorita.

Para tanto, prepare a sua própria pizza, em casa e com massa integral. Use queijo magro e faça um molho com pouca gordura. O mesmo serve na hora de preparar uma lasanha ou a macarronada, quando é possível apreciar os mais deliciosos pratos em versões mais saudáveis.

Leia nossos outros posts com dicas para emagrecer.