Skip to main content
Como Emagrecer Rápido e Fácil com saúde em casa

Como Emagrecer Rápido e Fácil com 12 Alimentos Saudáveis Que Blindam Sua Saúde!

Ao apostar em um cardápio que ajuda a como emagrecer rápido e fácil é essencial escolher os alimentos que blindam a saúde.

Dessa forma, além de perder peso não se corre o risco de enfraquecer o sistema imunológico devido a deficiências nutricionais. Com isso, não apenas se previnem doenças, como também é possível perder peso, pois o organismo vai funcionar melhor.

Entre tantas opções de alimentos saudáveis, já que em todos os grupos alimentares é possível encontrar opções nutritivas e essenciais para o dia a dia, destacam-se 12 alimentos que blindam sua saúde. Embora não seja fácil escolher entre os principais, é possível destacar os seguintes:

  1. Salmão
  2. Ovos
  3. Batata doce
  4. Aveia
  5. Pepino
  6. Frutas cítricas
  7. Iogurte
  8. Alho
  9. Cogumelos
  10. Verduras de folhas verdes
  11. Nozes
  12. Linhaça

 

Confira os principais alimentos para emagrecer

Ao criar um plano para perder os quilinhos a mais é importante aliar à alimentação equilibrada com os exercícios físicos, que tornam a chegada ao peso ideal mais fácil. Quanto ao que se deve comer é importante lembrar que se engana quem pensa que deve comer pouco para atingir os seus objetivos.

Se isso for feito, o organismo apenas vai enfraquecer e perder massa magra.

Por isso, é essencial ter variedade na dieta, além de escolher principalmente os alimentos para emagrecer que tornam a perda de peso menos desgastante. Eles são aqueles que oferecem alto valor nutricional e alimentam por mais tempo, em geral, porque são ricos em fibras.

Eles também entram no grupo anteriormente citado, dos 12 alimentos que blindam sua saúde.

Entre eles, destaca-se a aveia, um cereal altamente rico em fibras que, devido a isso, sacia a fome por mais tempo, ou seja, faz com que você demore mais a sentir fome. Também possui o benefício de ajudar com o trânsito intestinal, o que evita o inchaço da barriga e, por consequência, diminui a sua circunferência.

 

Aveia não possui glúten!

Uma vantagem extra é que a aveia não possui glúten e, por isso, é a opção ideal para quem não pode ingerir essa proteína. O alimento pode ser usado em receitas de pães, bolos, biscoitos, massas e mesmo ser polvilhada sobre a salada ou consumida junto com frutas e iogurtes. Pode ainda integrar receitas de sucos e vitaminas.

A batata doce também merece destaque, pois se trata de um carboidrato complexo, o que significa que, embora seja relativamente calórica, não é rico em açúcar como outros carboidratos. Ou seja, o seu baixo índice glicêmico torna o alimento perfeito para a dieta de pessoas com diabetes, mas também para quem deseja emagrecer sem deixar de se alimentar bem.

Porém, para beneficiar-se das suas vantagens para a perda de peso o melhor é que seja consumida assada ou cozida na água ou no vapor d’água, técnica essa última que previne a perda de nutrientes ao ser preparada. A batata doce pode ser consumida no almoço, substituindo o arroz ou a massa.

O pepino é outro alimento curinga da alimentação, uma vez que pode ser consumido como salada ou em sucos. A questão é que o seu alto teor de fibras e de água torna o alimento uma fonte de saciedade, evitando que a fome apareça precocemente e, por ser diurético, evita o inchaço da barriga, causado pela retenção de líquidos.

 

Porque evitar remédio para emagrecer

É bem provável que você já tenha pensando em algum tipo de remédios para emagrecer, não é mesmo? Em momentos de preocupação a respeito do peso que estamos é normal achar que as soluções aparentemente mais fáceis e rápidas são as melhores. No entanto, engana-se quem pensa assim.

Você sabe por que evitar remédio para emagrecer é a melhor decisão?

Além de serem como as dietas restritivas e malucas – que propõem um alto déficit calórico, ou seja, a ingestão de pouquíssimos alimentos, que inviabilizam a dieta – porque, na realidade, assim que terminam o peso perdido volta com tudo, os remédios têm ainda o problema dos efeitos colaterais.

Entre eles, é possível elencar sintomas como:

  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Agitação
  • Diarreia
  • Aumento de frequência cardíaca, da termogênese e da pressão arterial

Embora os efeitos colaterais dependem do tipo de remédio para emagrecer, já que existem diferentes medicamentos que agem de maneira distinta no organismo, a verdade é que ninguém precisa usá-los para perder peso.

Eles também possuem um valor relativamente alto, sendo que melhor do que comprá-los é investir em uma alimentação saudável. O pior é quando as pessoas se viciam nesse tipo de remédio, o que pode levar a consequências perigosas.

 

Dicas de sucos para emagrecer

Os sucos para emagrecer também não podem faltar no cardápio de uma dieta de emagrecimento saudável, inclusive, os detox ou desintoxicantes, que possuem a finalidade de limpar o organismo, eliminando as suas toxinas e impurezas.

Basicamente essas bebidas devem ser feitas com frutas e legumes com poder diurético e, nesse caso, entra o pepino, mais uma vez, embora possam ser preparadas ainda com verduras de folhas verdes, como couve, salsa, espinafre, entre outros.

É preciso também adicionar as frutas cítricas, inclusive, o limão, que confere um gosto especial à receita.

Pode ainda entrar na receita frutas como maçã e melão e outro dos 12 alimentos que blindam sua saúde: a linhaça, além de demais sementes, como o gergelim e a chia. É possível reuniu vários ingredientes e bater tudo no liquidificar para fazer os sucos para emagrecer.

Ao final, acrescente os cubos de gelo para tornar a bebida refrescante nos dias quentes.

 

Benefícios dos alimentos que blindam sua saúde

Na lista dos melhores alimentos para manter o sistema imunológico fortalecido estão os ovos, que são altamente nutritivos e, diferente do que se pensa, não são ricos em colesterol.

Mesmo assim, como qualquer outro alimento, devem ser ingeridos com moderação. Além de fazer bem para a saúde dos olhos, coração, cérebro e outras partes do organismo, ele é rico em proteína, essencial para a manutenção dos músculos, inclusive, de quem se exercita.

 

Frutas cítricas

Já as frutas cítricas, e nesse grupo entram além do limão o kiwi, laranja, acerola, entre outros, são fonte de vitamina C, que não é segredo para ninguém que é uma das vitaminas mais benéficas para blindar o organismo.

Enquanto isso, o iogurte possui as chamadas boas bactérias, os probióticos, que além de fortalecer o sistema imune evita infecções vaginais, urinárias e intestinais.

O alho é um alimento termogênico, ou seja, ao ser consumido aumenta a temperatura do corpo, o que faz com que o gasto calórico seja maior e, por consequência, as gorduras sejam queimadas. Ele também combate infecções e vírus e conta com antioxidantes que atacam os inimigos do sistema imune.

Embora nem sempre lembrado, os cogumelos são outros alimentos que fortalecem o organismo, pois promovem a ação dos linfócitos, ou seja, as células do sistema imune.

 

As nozes e o salmão

Enquanto isso, as nozes e o salmão, entre outros benefícios, se destacam porque são fontes de ômega-3 e ômega-6, os quais são ácidos graxos essenciais, ou seja, boas gorduras, fundamentais para o bom funcionamento do organismo, além de contarem com vitaminas e minerais de extrema importância.

Por fim, vale dizer que a linhaça, além de contar com os mesmos ácidos dos alimentos anteriormente citados, é rica em vitaminas do complexo B, entre outros nutrientes. A sua versatilidade é vista ao integrar receitas de bolos, pães, biscoitos e ao ser adicionada a frutas, iogurtes, vitaminas, sucos e o que mais a sua imaginação desejar.

Para concluir, é importante dizer que embora tenhamos destacado 12 alimentos que blindam sua saúde, existe uma grande variedade de outras opções que são importantes para a sua dieta de emagrecimento saudável. Em geral todos os alimentos que não passam por processos industriais são mais nutritivos.

 

Variedade de frutas, legumes, verduras

Nisso, entra toda a variedade de frutas, legumes, verduras, sementes e mesmo uma das principais fontes de proteína, as carnes. Mesmo as vermelhas podem entrar no cardápio de quem deseja saber como emagrecer rápido e fácil, desde que sejam escolhidos os cortes magros para preparar deliciosas comidas.

Da mesma forma funciona com os queijos, que são outras fontes poderosas de proteína, embora o melhor seja optar pelas versões brancas, que são mais magras.

Os cereais, fontes de carboidrato também devem estar presentes na dieta, mas de preferência os complexos, que se trata das versões integrais, com o arroz e as farinhas integrais, que são mais nutritivos porque passaram por menos processos industrializados.

A batata doce e a veia são bons exemplos também de carboidratos complexos que podem ser consumidos sem preocupação, claro, sempre levando em conta que por mais saudáveis que sejam todos os alimentos devem ser consumidos sem excessos. Mas não basta escolher as melhores comidas é necessário ter bons hábitos alimentares.

 

Quer saber quais são os principais?

  1.  Comer a cada três horas, ou seja, café da manhã, almoço e janta e fazer pequenos lanches entre as principais refeições;
  2.  Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  3.  Ingerir em média dois litros de água por dia;
  4.  Dormir bem, ao menos oito horas por dia;
  5.  Destinar um momento do dia para atividades prazerosas que reduzem o estresse – um dos grandes inimigos de quem precisa emagrecer;