Skip to main content
chá de alecrim para emagrecer

O Guia Completo do Chá de Alecrim: Como Fazer, Para Que Serve E Seus Benefícios

O alecrim é uma erva curinga, ou seja, pode ser usada de inúmeras formas e, por isso, não pode faltar na sua cozinha. Além de ser um ótimo tempero, inclusive, para receitas com carne e batatas, sendo ainda ideal acrescentar em sopas e caldos, essa erva oferece uma série de benefícios para o organismo.

Para tirar proveito de todas as suas vantagens para a saúde é possível consumir o chá de alecrim. A partir de agora você vai aprender tudo sobre o assunto: chá de alecrim – como fazer, para que serve e seus benefícios.

Vale dizer ainda que essa erva conta com uma ampla variedade de nutrientes, entre eles as vitaminas A, C, K, B1 e B2. Embora todas elas hajam de muitas formas no corpo, é possível destacar alguns de seus benefícios principais.

A vitamina A mantem a saúde da pele e dos olhos, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, evitando doenças, e colabora com a resistência aos ossos. Já a vitamina K é essencial para o organismo absorver o cálcio adquirido por meio dos alimentos e as vitaminas B1 e B2 colaboram com a saúde do cérebro.

Dessa forma, todas essas benfeitorias são encontradas também no chá de alecrim.

Agora que você já sabe que o chá de alecrim é bom pra que, confira mais algumas informações a respeito da erva de origem da região do Mediterrâneo, que combina principalmente com climas mais quentes e secos.

 

Chá de alecrim como fazer

O chá de alecrim como fazer é bastante simples, sendo que assim como a maioria das outras ervas pode ser transformada em chá pelo método da infusão. Ele consiste basicamente em ferver um pouco de água e, depois, despejá-la em um recipiente com algumas folhas de alecrim.

Como se trata de um chá forte não é preciso usar muitas folhas, sendo que uma xícara de água pode receber um pequeno punhado de alecrim. A infusão pode durar em torno de 5 minutos e depois que esfriar já é possível beber o chá. Você pode ainda fazer o chá de alecrim com limão, que dá um sabor especial à bebida.

Além de beber o chá você pode usar o alecrim para temperar comidas variadas, inclusive, batatas e carnes de praticamente todos os tipos. A erva é especialmente usada no preparo de frangos e peixes, quando eles são marinados com vinho, alho e outros ingredientes.

Ao consumir os alimentos temperados com alecrim você também desfruta dos seus benefícios.

Uma dica é plantar o alecrim em sua casa, sendo que é possível usar até mesmo um vaso pequeno se você não possui muito espaço. Por ser uma planta que se dá melhor com o calor e com o clima mais seco evite molhar o alecrim demais e sempre ofereça muito sol a ele.

Ao ter a planta em casa será possível usá-la fresca para as suas receitas.

 

Chá de alecrim para que serve, conheças demais propriedades

Embora sejam muitos os seus benefícios, quando é perguntado: o chá de alecrim para que serve, o mais comum é que as pessoas se lembrem da ajuda que oferece a quem deseja emagrecer. Isso acontece devido as suas propriedades diurética, antidepressiva e digestiva.

Com esse trio de benefícios, a erva é uma aliada do combate da retenção de líquidos, que incha a barriga e atrapalha a perda de peso. Além disso, o fato de ser antidepressiva também ajuda a emagrecer, uma vez que o estresse, a ansiedade e a depressão são grandes inimigos da redução de medidas.

Enquanto isso, a sua função digestiva é de imenso valor a quem precisa emagrecer porque uma boa digestão também evita a sensação de inchaço e faz com que os alimentos sejam eliminados com mais eficiência.

A erva reduz ainda a ocorrência de gases, que estufam a barriga, e de doenças do sistema digestivo, entre elas, gastrite e úlcera estomacal.

O alecrim também serve para combater:

  • O cansaço excessivo
  • Dor de cabeça
  • Sinusite
  • Bronquite e tosse.

Outras de suas funções são para tratar problemas de concentração, porque fortalece a memória, além de ser útil em casos de cistite, artrite, artrose, reumatismo, cólica menstrual e para amenizar os sintomas da TPM.

No entanto, se você tiver algum desses problemas não deixe de buscar ajuda médica.

O chá é um aliado, mas sozinho ele pode não ser o suficiente para curar alguns problemas, ainda mais se estiverem em fase avançada. Conforme o caso converse ainda com o seu médico sobre o uso do alecrim, a fim de evitar qualquer problema.

 

Chá de alecrim benefícios, veja mais alguns deles

Como foi dito no início, o chá de alecrim benefícios são muitos:

Outras de suas propriedades são as suas ações expectorante, antibacteriana, reumatismal, adstringente e antisséptica. Dessa forma, além de ser um grande aliado de quem deseja emagrecer, possui problemas digestivos e outras doenças, essa erva reduz a frequência de aftas, gengivites e estomatites.

O chá de alecrim colabora ainda com a prevenção de doenças cardíacas e com os problemas que atingem os músculos e articulações, como tendinites, lesões musculares e dores articulares. No entanto, mesmo com tantos benefícios, não é indicado consumir a bebida em excesso.

O melhor é não ultrapassar quatro xícaras por dia.

Mesmo quem não quer emagrecer e nem está com um problema específico pode beber o chá esporadicamente, já que ele não só combate algumas doenças como também previne e ajuda na manutenção de algumas funções do organismo.

Por outro lado, se consumido de forma exagerada o chá pode causar efeitos colaterais, como reações alérgicas.

 

É contraindicada para…

Também é importante saber que a bebida é contraindicada a mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Está ainda proibido o chá de alecrim para bebês.

É importante lembrar que esse chá alecrim emagrece apenas quando o seu consumo é combinada a uma alimentação saudável e equilibrada, bem como com a prática de atividades físicas.

O melhor é que a bebida seja ingerida entre as refeições e nunca junto com elas. Dessa forma, você pode beber o chá de alecrim ao menos uma hora antes do almoço e à tarde. Evite ainda tomá-lo próximo da hora de ir se deitar ainda mais se tiver dificuldades de dormir ou insônia, pois o alecrim ajuda a pessoa a ficar mais ligada.

Devido a sua propriedade digestiva também é indicado o consumo do chá de alecrim após a pessoa ter comido demais ou ter ingerido algo que não lhe fez bem e está causando sensação de indigestão.

Já a sua ação diurética não ajuda somente a emagrecer, porque há uma maior eliminação de líquidos, mas também a fazer com que os rins trabalhem mais e melhor.

 

Alimentos melhores digeridos

Outra vantagem em relação ao emagrecimento é que o alecrim, por agir no metabolismo intestinal, faz com que os alimentos sejam melhores digeridos.

O resultado disso é que a comida consumida é processada pelo organismo de modo mais adequado, fazendo com que a saciedade seja prolongada, o que evita que a fome apareça logo em seguida.

Agora que você já sabe tudo sobre o chá de alecrim – como fazer, para que serve e seus benefícios pode preparar uma xícara da erva para você e começar a desfrutar de tudo o que tem a oferecer ao seu organismo, a não ser que se encaixe no chá de alecrim contra indicações.

Por outro lado, quem bebe esse chá pensando em emagrecer deve ainda ter em mente que o alecrim não faz milagre sozinho e, por isso, uma série de outras medidas devem ser tomadas para que você alcance o peso que deseja.

O primeiro passo é reduzir a quantidade de alimentos que ingere por dia, mas faça isso aos poucos, para que o seu organismo se acostume.

Também é importante ingerir os alimentos que saciam a fome por mais tempo, como os integrais, entre eles, arroz, farinhas e outros, que por serem mais nutritivos ajudam a evitar a compulsão alimentar.

Você deve preferir as carnes e queijos magros e todos os dias comer frutas, legumes e verduras.

 

Gordura boas

Não se esqueça de acrescentar ao seu cardápio as gorduras boas, como as provindas dos peixes, do azeite de oliva e do abacate, pois elas também são importantes para o organismo, inclusive, para o bom funcionamento dos hormônios.

Além de beber chá de alecrim, você deve comer a cada três horas, sempre em porções reduzidas.

Já que esse chá evita a retenção de líquidos, é necessário tomar outras medidas para que o seu organismo não retenha água.

Uma forma muito eficiente é reduzindo a quantidade de sal dos alimentos que você prepara em casa e evitando ingerir os alimentos industrializados que são ricos em sal, que são a grande parte deles.

Nesse sentido, procure ainda reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e em gorduras de baixa qualidade. Por outro lado, beba muita água todos os dias, em torno de dois litros, além do chá de alecrim e mesmo outros chás, bem como sucos naturais.

A ingestão de água é outra aliada no combate da retenção de líquidos. Por fim, tenha bons hábitos, como dormir em torno de oito horas.