Skip to main content
beneficios da banana para emagrecer com saude

33 Benefícios da Banana para Você Otimizar Sua Saúde

Se você não conhece os 33 benefícios da banana para otimizar sua saúde, você está perdendo tempo. Saiba que:

A banana além de ser uma fruta deliciosa é de extrema importância ao organismo, devido a todos os nutrientes que possui. Ingerir o alimento no país também é fácil, uma vez que em praticamente todos os estados brasileiros a fruta está disponível em todos os meses do ano.

Por se tratar de uma fruta mais comum na mesa do brasileiro, também possui preço acessível.

Todos os benefícios da banana se devem por causa da alta carga de nutrientes que possui.

Entre eles, destacam-se o potássio, o magnésio, o ferro, o cálcio e o manganês, além da vitamina B6, da vitamina C e da vitamina A.

A banana contem ainda açúcares naturais que na medida certa são importantes ao organismo, bem como carboidratos e alta quantidade de fibras.

Veja:

Benefícios da banana e suas várias receitas

Como você pode ver, os nutrientes da banana são vários e além de ingerir o alimento in natura, existem muitas outras maneiras de apreciar o seu sabor.

Com a fruta é possível fazer um mingau com aveia, chia, quinua ou amaranto em flocos, amassando-a com um garfo, por exemplo, sendo que ela pode ainda entrar na receita de sucos e vitaminas.

A banana combina ainda com iogurtes, granola e com a banana ainda verde é possível fazer a biomassa, extremamente saudável.

Para tanto, basta ferver na água as bananas verdes por cerca de 10 minutos e, quando estiverem mornas, descascá-las e bater no liquidificador com o mínimo de água, até que se forme uma pasta.

Essa pasta é a biomassa e com ela é possível fazer pães, massas, bolos e muitas outras receitas, sendo que funciona como um substituto da farinha. No entanto, é possível ainda desfrutar do gosto da banana por meio de receitas mais tradicionais, como bolos e tortas.

Para tanto, mais adiante vamos dar uma receita de bolo de banana de dar água na boca.

 

Tenha um cardápio equilibrado

No entanto, vale lembrar que embora a banana seja um ótimo alimento para o organismo, ele deve fazer parte de um cardápio equilibrado e saudável para que ofereça todos os seus benefícios.

Ou seja, se você comer banana com frequência, mas não tiver os demais cuidados necessários com a sua saúde, não vai adiantar nada. Assim, as vantagens dessa fruta não serão visíveis.

 

Rica em calorias nutritivas

Além disso, engana-se quem deseja emagrecer e, por conta disso, simplesmente para de comer banana. Mesmo que essa fruta seja uma das mais calóricas, ela conta apenas com calorias nutritivas.

E mais, o organismo precisa de energia mesmo para as pequenas atividades do dia a dia, como escovar os dentes e tomar banho e, por isso, mesmo quem não faz exercícios deve se alimentar bem.

No entanto, fazer uma atividade física é sempre recomendado, uma vez que não ajuda apenas a perder peso, mas também colabora com o bom funcionamento do corpo como um todo. Dessa forma, a qualidade de vida está garantida e o bem estar só tende a melhorar.

Também é importante dizer que variedade é fundamental.

 

Combine a banana com outras frutas

Isso significa que você deve combinar a banana com as demais frutas disponíveis em sua região, sendo que as da estação, frescas e produzidas próximas a você são as melhores. Não é porque a banana é cheia de benefícios que você só deve comer ela.

Todos os alimentos, inclusive, as frutas, possuem uma alta carga de nutrientes, como vitaminas, minerais e outros.

Então, a melhor forma de comer banana, ter todos os seus benefícios e ainda uma alimentação extremamente equilibrada e saudável é ingerindo ao menos três porções de frutas todos os dias. Nessa hora, sempre intercale as bananas com as demais frutas que você aprecie e se lembre: quanto mais variedade melhor.

 

Tudo sobre a banana: 33 benefícios para você otimizar sua saúde

Para se animar mais ainda com tudo o que essa fruta tem a oferecer e, assim, incluir a banana com mais frequência na sua vida, chega a hora de saber tudo sobre a banana, inclusive, quais são as vantagens que oferece para o organismo. Confira a seguir:

 

1) Aumenta a energia

A banana é uma das frutas que mais fornece energia ao organismo, pois ela é fonte de carboidratos e de açúcares naturais, os quais são convertidos em energia de maneira muito rápida. Por isso, quando você estiver sem comer a algumas horas, essa fruta é uma boa opção.

Uma prova disso é o fato dos esportistas ingerirem-na durante os intervalos das suas atividades físicas. Você também pode fazer o mesmo antes de se exercitar, já que o corpo precisa estar bem nutrido para iniciar o treino.

 

2) Controla a pressão arterial

Esse benefício da banana é o resultado da combinação dos nutrientes que ela possui. Enquanto o potássio ajuda a regular a pressão do sangue, o magnésio e cálcio colaboram com a redução dos casos de pressão alta. A combinação perfeita.

 

3) Diminui o colesterol

A fruta também é rica em fibras, inclusive, as solúveis. Sabe-se que esse tipo de fibra é uma grande aliada na hora de reduzir os níveis do colesterol ruim do organismo. Ao mesmo tempo em que oferece essa vantagem, a banana não interfere no índice do bom colesterol, apenas ajuda no controle de ambos.

 

4) Colabora com a saúde dos rins

O potássio também é um aliado dos rins e, por isso, essa fruta ajuda a manter a saúde renal. Mas não é apenas por isso, e sim pelo fato da banana contar ainda na sua composição com antioxidantes, que são outras substâncias responsáveis pelo bom funcionamento dos rins.

Além disso, esses órgãos não ficam apenas funcionando melhor como são reduzidas as chances de um câncer atacá-lo.

 

5) Diminui as chances de câncer

Os antioxidantes da banana agem de uma série de maneiras na qualidade de vida das pessoas. Uma delas é ao combate de doenças, inclusive, das crônicas, bem como dos mais diversos tipos de câncer.

No entanto, essas substâncias não agem sozinhas, sendo que as fibras da fruta também reduzem as chances de um indivíduo que come bananas com frequência desenvolver o problema, inclusive, no intestino.

 

6) Ajuda a saúde cerebral

Outros nutrientes que a banana possui são algumas vitaminas do complexo B, sendo que entre os seus benefícios está o de colaborar com as funções nervosas.

O potássio, mais uma vez, mostra os seus benefícios, sendo que ele também tem o poder de ajudar na aprendizagem, ao deixar a mente mais alerta. Esse mineral também diminui as chances de quem o consome sofrer um acidente vascular cerebral.

 

7) Mantem a saúde dos ossos

A banana ajuda na saúde dos ossos devido às bactérias probióticas que possui, isso mesmo, semelhantes àquelas que são encontradas nos iogurtes naturais.

Dessa forma, os ossos se tornam mais fortes, já que essas bactérias ajudam o organismo a absorver melhor o cálcio, tanto o presente na própria banana quanto nos demais alimentos ingeridos que possuem esse mineral.

 

8) Aumenta a capacidade digestiva

As bactérias probióticas da banana também são aliadas da digestão. Isso acontece porque elas agem no cólon e estão envolvidas na produção de enzimas que fazem com que a absorção de nutrientes pelo corpo seja maior.

Como consequência, há um aumento da capacidade digestiva do corpo, o que inclusive impede que as bactérias hostis entrem em cena, bem como toxinas e metais pesados que possam entrar no organismo.

 

9) Evita as úlceras estomacais

A banana também age positivamente no sistema digestivo de outra forma. Algumas de suas substâncias ajudam na proteção do estômago, como a fibra pectina, ao estimular a produção de suas células, as quais revestem o órgão.

Assim, o órgão fica menos suscetível aos efeitos que pode ocasionar com o contato dos ácidos estomacais com as suas paredes. Já os inibidores de protease que existem na fruta livram-se das bactérias que podem dar origem às úlceras.

 

10) Trata casos de diarreia e prisão de ventre

Experimente comer uma banana quando estiver passando por um caso de diarreia.

A fruta, desde que seja a da terra madura crua, tem a propriedade adstringente, ou seja, ela consegue fazer com que a diarreia pare. No entanto, lembre-se que muitas vezes, a diarreia acontece para que alguma coisa que esteja fazendo mal ao organismo seja eliminada.

Ao mesmo tempo, a banana também ajuda a combater a prisão de ventre, sendo que nesse caso é preciso ingerir a da terra madura. Já para regular o intestino, nada melhor do que a banana verde, ou seja, a biomassa. Nesse contexto, é possível dizer ainda que essa fruta é uma ótima aliada do tratamento de hemorroidas.

 

11) Evita a insônia

Quem sofre de insônia pode comer uma banana um pouco antes de se deitar para conseguir dormir, prefira as unidades menores e mais leves. Isso acontece porque a fruta possui o chamado triptofano, uma substância que está associada à produção do hormônio do sono, o que permite uma deliciosa noite de sono.

 

12) Reduz náuseas matinais

Principalmente a banana nanica ajuda a evitar os enjoos pela manhã, muito comuns entre as mulheres que estão grávidas.

Isso se deve à vitamina B6 que possui e que ajuda na prevenção de enjoos, e ao potássio, um ótimo aliado para evitar os vômitos. Além disso, comer a fruta entre as principais refeições do dia faz com que os níveis de açúcar no sangue se mantenham equilibrados.

O descontrole pode causar náuseas.

 

13) Reduz os sintomas de azia

A fruta, de preferência, quando não estiver muito verde, conta com propriedade antiácida, devido a algumas substâncias que a banana possui, o que permite dar alívio aos sintomas da azia. Por isso, coma a fruta quando tiver os primeiros sinais do problema.

 

14) Combate os sintomas da TPM

No período pré-menstrual são vários os componentes da banana que ajudam a reduzir os sintomas comuns desse momento. Tanto o triptofano, quanto a serotonina, a vitamina B6 e a dopamina juntas conseguem prevenir as mudanças de humor e o estresse, frequentes nessa ocasião.

 

15) Colabora com o tratamento da anemia

Outro nutriente que a fruta possui é o ferro e, por isso, mais um dos benéficos da banana está no fato de ajudar no combate da anemia. Essa é uma doença muito comum e que pode levar a outros problemas de saúde.

 

16) Combate as câimbras

Quando os músculos se contraem de forma involuntária, ocorrem as chamadas câimbras, que podem provocar fortes desconfortos. Um dos motivos desse sintoma é a falta de nutrientes, inclusive, de potássio, do cálcio e do magnésio. E como a banana possui todos eles, é um ótimo alimento para ajudar na prevenção das câimbras.

 

17) Ajuda na absorção do cálcio

O cálcio é um mineral essencial para o organismo, inclusive, para a saúde dos ossos. Porém, quando não é bem absorvido, o mineral é eliminado pela urina. Uma forma de ajudar na sua absorção é comendo alimentos ricos em potássio, como a banana, já que esse mineral consegue aumentar os níveis de cálcio do corpo.

 

18) Melhora o humor e evita o estresse

Devido à vitamina B6 da banana, as chances de estar com o humor melhor são maiores, pois esse nutriente possui esse poder, já que ajuda a deixar os nervos mais fortes do sistema nervoso, o que também ajuda na prevenção dos casos de estresse.

A fruta conta ainda com níveis elevados de triptofano, que está associado à serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

 

19) Fortalece o sistema imunológico

A vitamina B6 da banana também ajuda o organismo a produzir mais glóbulos brancos, as células que formam o sistema imunológico. Dessa forma, comer banana com regularidade ajudar a fortalecer o corpo.

 

20) Preveni a diabetes tipo 2

A biomassa (feita com banana verde) é fonte de amido, nutriente esse que ajuda o pâncreas a trabalhar menos, reduzindo assim o nível de insulina, ou seja, o hormônio responsável por manter o nível de glicose adequado no sangue.

Já que a diabetes tipo 2 começa a se desenvolver pelo excesso de glicose na corrente sanguínea, a banana ajuda a combatê-la.

 

21) Ajuda na prevenção da degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença que afeta a retina de forma gradativa, assim, quem a possui perde aos poucos a visão. A vitamina A, bem como a alfa e beta-caroteno estão presentes na banana, sendo que esse trio é um dos grandes aliados da visão, pois protegem a retina, evitando a sua perda.

 

22) Tem feito afrodisíaco

Devido ao magnésio que a banana possui, ela colabora com a circulação do sangue, permitindo uma melhor vasodilatação e, assim, pode ter papel importante no desempenho sexual.

Além disso, pelos seus nutrientes serem responsáveis por uma maior produção de serotonina, o hormônio do prazer, as chances de obter mais sucesso na cama são maiores.

 

23) Auxilia o tratamento contra o tabagismo

Quem está tentando parar de fumar encontra na banana uma grande aliada, porque as vitaminas B6 e B12 que estão na sua composição e mais o potássio e o magnésio suavizam os efeitos da falta de nicotina, o chamado período de abstinência.

Além disso, graças ao triptofano, aminoácido presente na banana e que é um dos precursores de serotonina, hormônio do prazer, a fruta ajuda ainda a combater a ansiedade, não só para quem deseja parar com o fumo, como também com outros vícios, inclusive, o de comer.

 

24) Recupera da ressaca

A banana é fonte de energia e, por conta disso, uma ótima opção para curar a ressaca, recuperando o corpo, o que tem os seus efeitos potencializados quando a fruta é ingerida com iogurte e mel.

Nesse caso, a sua vantagem também está no fato do álcool reduzir a quantidade de potássio no sangue, sendo que a fruta consegue repor o mineral de modo eficiente.

 

25) Ajuda o ganho de peso e a perda de peso

Quem precisa ganhar peso encontra na banana um alimento calórico que é também muito saudável e, por isso, não corre o risco de engordar e perder em qualidade de vida.

Para tornar o processo mais eficiente, você pode consumir a banana com leite, granola e outras frutas, todas elas são opções muito saudáveis.

Mas quem precisa emagrecer também pode comer bananas, pois é uma forma muito nutritiva de obter a energia necessária para o dia a dia e mesmo para prolongar a saciedade. Isso acontece porque a fruta é rica em fibras, que também ajudam no trato intestinal.

 

26) Trata inflamações de picadas de mosquito

Quando as picadas dos insetos deixam a pele inchada e com coceira, é possível reduzir a inflamação passando na pele a parte de dentro da casca de uma banana, já que nela existem substâncias anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os sintomas.

O mesmo funciona em outros momentos que a sua pele estiver inchada e com coceira.

 

27) Mantem a saúde do cabelo

A combinação de vitaminas, carboidratos e potássio da banana ajudam a manter a elasticidade natural do cabelo, protegendo os fios e evitando que se tornem quebradiços e com pontas duplas. Nesse sentido, as chances de ter caspa e cabelo sem brilho são reduzidas, mas não basta comer a fruta.

Os resultados são mais rápidos para as madeixas quando se faz com a banana uma máscara para aplicar nos fios.

 

Várias receitas com banana para o cabelo

De acordo com o estado do seu cabelo, há diferentes receitas com banana. No caso deles estarem danificados, o mais indicado é fazer uma mistura com uma banana madura, abacate (ou cacau) e leite de coco.

Para cabelos que precisam de hidratação, a receita consiste em misturar uma banana, um ovo e 1/4 de xícara de azeite e bater no liquidificador. Já quem sofre com queda de cabelo pode amassar uma banana madura e misturar com iogurte. Mas se eles estiverem secos, o melhor é combinar uma banana madura com três colheres de mel.

Para cabelos no mesmo estado, outra receita conta com a polpa da banana e algumas gotas de óleo de amêndoa.

Para todas essas máscaras, é necessário aplicar a mistura nos fios e deixar por até 20 minutos, mais do que isso pode secar os ingredientes, prejudicando a sua remoção. Ao final, remova muito bem a mistura dos fios com água fria em abundância e depois lave o seu cabelo de maneira habitual.

 

28) Mantem a pele jovem

É normal que com a idade haja o envelhecimento da pele, mas os antioxidantes da banana ajudam a evitar que o envelhecer ocorra de maneira precoce.

O mesmo efeito possui o manganês da fruta. Além disso, a vitamina B6 e a C colaboram com a manutenção da cútis, mantendo a sua elasticidade e integridade originais, o que confere mais brilho à pele.

Para potencializar os benefícios, além de comer a banana você pode fazer uma máscara com meia banana madura amassada e mais uma colher de sopa de pó de sândalo e meia colher de chá de mel. Após 20 minutos com o produto no rosto, lave-o com água morna em abundância.

Essa dica é ainda mais indicada a peles oleosas –  uma vez que sândalo é um ótimo ingrediente para remover o excesso de óleo da pele. Já para remover as manchas, outra receita é usar uma banana amassada madura com três colheres de sopa de suco de limão.

Aqui, também é preciso deixar a máscara descansando por 20 minutos e depois lavar bem a face. Outra dica para a beleza da pele é deixar a parte interna da casca de uma banana fresca sobre as rugas, assim, elas vão ser suavizadas. Repita o procedimento todos os dias durante 15 minutos diários.

 

29) Mantem a pele hidratada

Outro benefício da banana para a pele é devido à alta quantidade de água na fruta, em torno de 75%, o que ajuda a hidratar. A vitamina A presente na fruta também serve como um hidratante natural, uma vez que ajuda na reparação da cútis seca e cansada. Além de comer a fruta é possível fazer uma máscara facial.

Basta amassar uma banana madura e passar no rosto, evitando que haja contato com os olhos. Depois de 20 minutos com a pasta da fruta, descanso na sua face, lave bem o rosto com água morna. Quem possui a pele bastante seca ou com manchas pode acrescentar mel à receita.

 

30) Trata os calcanhares rachados

Os benefícios da banana não funcionam apenas na pele do rosto, mas dos pés também e pelo seu efeito hidratante serve ainda para remover os rachados dos calcanhares.

Uma receita caseira com ótimos resultados consiste em amassar duas bananas e a pasta formada com elas passar nos pés limpos, após o banho. Depois de 10 minutos agindo, enxague-os bem com água.

 

31) Trata o inchado dos olhos

A banana também ajuda no combate às olheiras, graças ao seu potássio, que tem a função de remover o excesso de líquido que fica debaixo da pele. Para tanto, se recomenda amassar metade de uma banana e aplicar ao redor dos olhos quando estiverem inchados, com o cuidado de não deixar que a mistura entre nos olhos.

Depois de 20 minutos é preciso lavar bem o local com água fria. Para obter os mesmos resultados, é possível usar a casca da banana, sendo preciso apenas repousá-la sobre os olhos durante o mesmo período de tempo.

 

32) Trata a acne

Já que a banana é eficiente na hora de deixar a pele mais bonita e possui efeito anti-inflamatório, os nutrientes da fruta também funcionam no tratamento da acne, dessa forma, é preciso usar a sua casca. Utilize apenas um pedaço dela, aplicando com suavidade a parte de dentro da casca da banana no local afetado.

Também repouse a casca sobre a acne e pressione um pouco ela contra a sua pele por cinco minutos. Depois lave muito bem a pele com água morna. Se isso for feito três vezes por dia em uma semana as espinhas já terão diminuído em quantidade.

 

33) Trata verrugas e psoríase

Tanto as verrugas quanto a psoríase, que é uma doença cutânea que se caracteriza pela vermelhidão e irritação da pele, podem ser tratadas com a casca da banana. Para tanto, é preciso passar com cuidado no local afetado a parte de dentro da casca, duas vezes, todos os dias, durante 10 minutos.

 

Deliciosa receita de bolo de banana

receitas com banana

A forma mais eficiente de aproveitar todos os benefícios da banana é ingerindo a fruta fresca ou mesmo depois de preparar a biomassa.

Porém, nada impede que você faça uma receita de bolo de banana de vez em quando, para dar mais sabor à vida. Embora seja bem calórica, mesmo quem está de dieta pode comer, basta não exagerar.

A vantagem é que a receita é bem simples e não conta com produtos industrializados, apenas com ingredientes caseiros e, por isso, se trata de uma sobremesa saudável.

Uma forma de deixar a receita mais magra é usando farinha integral ao invés da branca. Para dar mais sabor ao seu dia confira a receita de bolo de banana abaixo:

Para a massa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 7 bananas
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico

Para a cobertura, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água quente

Como fazer a massa

Bata no liquidificador o leite, o açúcar, o óleo e os ovos. Em seguida, aos poucos, adicione a farinha de trigo e continue batendo até que a mistura se torne homogênea. Ao final, coloque o fermento e use a função PULSE, para que ele se una à mistura.

Na sequência, junte com margarina e farinha um prato refratário ou forma média que possa ir ao forno. Então, basta despejar o conteúdo do liquidificador, as bananas cortadas no comprimento e a cobertura. Por fim, leve para o forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos.

 

Como fazer a cobertura:

Em uma panela, coloque o açúcar e vá mexendo até que ele derreta, adicione a água quente e mexa mais até que o açúcar se dissolva. Quando engrossar vai se tornar um caramelo, isso significa que está pronto. Espere esfriar para colocar sobre a massa do bolo.

Como você pode ver, o bolo de banana é muito simples de fazer e, por isso, não custa caro preparar e certamente vai agradar toda a sua família. A melhor hora de comê-lo é entre as refeições do dia, como um gostoso lanche. Porém, não coma mais do que uma porção por dia se você está controlando a sua alimentação.

Mesmo quem não está de dieta, entretanto, deve moderar o consumo, já que todos os alimentos quando ingeridos de forma demasia podem fazer mal à sua saúde ou colaborar com o ganho de peso.

O melhor, portanto, é escolher fazer o bolo de banana quando toda a família estiver reunida, desse modo, você não cai na tentação de comer mais do que deveria.

 

Receita de torta de banana

Outra deliciosa receita é a de torta de banana. Veja como fazer mais essa gostosura:

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 10 bananas cortadas na horizontal
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 ovos batidos
  • 1 copo de leite
  • 5 colheres (sopa) de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Como fazer:

O primeiro passo é fazer a farofa da torta de banana. Para tanto, é preciso misturar o açúcar, o trigo e o fermento em um recipiente e reservar. Depois, é necessário derreter a margarina, acrescentar o leite e os ovos e misturar tudo muito bem.

Em uma forma ou refratário juntado com margarina, deposite uma camada de farofa e uma camada de banana e, assim, sucessivamente até que terminem os ingredientes. Por fim, coloque a mistura por cima, sem mexer e leve ao forno pré-aquecido com fogo médio até que a torta fique dourada.

Já se você quer preparar uma receita menos calórica, a dica é fazer o bolo de banana integral.

Para tanto, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 6 bananas do tipo caturras cortadas em rodelas
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de chá de aveia
  • 1/2 xícara de chá de óleo de canola
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 4 ovos inteiros
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador com apenas uma banana, até que se forme uma massa homogênea e lisa.

Depois, despeje essa mistura em um refratário ou forma untada com farinha e óleo. Sobre a massa, arrume as rodelas de banana e polvilhe canela por cima. Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio, por 50 minutos aproximadamente.

 

Você já conhece os benefícios

Agora que você já sabe quais são todos os benefícios da banana e como ingerir essa fruta das mais diversas maneiras, seja in natura, verde (como biomassa), integrando deliciosas receitas de bolos e tortas, basta começar a consumi-la com mais frequência (caso não faça isso ainda) para tirar proveito de todas as suas vantagens.

Como foi possível ver, a biomassa de banana verde conta com alguns benefícios específicos, enquanto o mesmo acontece com a banana fresca, sendo que o mesmo serve para as diferentes espécies dessa fruta.

Cada espécie de banana tem vantagens específicas, o melhor é, portanto, agregar ao seu dia a dia a fruta de todas as formas possíveis.

Ou seja, não precisa ingerir apenas a banana nanica, a prata, a ouro, da terra ou a biomassa. O mais adequado é intercalar elas e, assim, usufruir das peculiaridades de todas as variedades.

 

Variedades da banana

A banana nanica, por exemplo, que também recebe o nome de banana d’água é uma das mais populares no país, além de ser do tipo menos calórico e possui um leve efeito laxante.

Já a banana da terra é a espécie mais rica em vitamina C e vitamina A. Além disso, a melhor forma de consumi-la é em pratos cozidos ou fritos. Por sua vez, a banana maçã é bastante perfumada, o que lembra o cheiro da maçã, sendo ideal para preparar mingaus, já que com ela se consegue uma polpa mais macia.

Porém, é melhor evitar o seu excesso porque pode prender o intestino. Enquanto isso, a banana prata tem a vantagem de ser uma das mais duráveis, menos calórica e oferecer uma polpa menos doce, bem como ser a mais indicada para o preparo de bananada.

Já a banana ouro é a que possui menor tamanho, é mais doce e perfumada também.

E mais, sempre que possível compre bananas que são produzidas sem agrotóxicos, as orgânicas. Dessa forma, elas se tornam ainda mais saudáveis porque estão livres de venenos.

Em muitas feiras e até mesmo em mercados, o seu valor pode não se diferenciar muito em relação às outras bananas, que levam venenos. Ou seja, vale a pena optar por elas.