Skip to main content
alimentos que queimam gordura abdominal do corpo

[Barriga Zero] 7 Alimentos Que Queimam Gordura Abdominal e São Indispensáveis Para o Corpo

Os alimentos não são grandes aliados da qualidade de vida apenas porque possuem nutrientes essenciais para o bem-estar do corpo, mas também porque eles ajudam a atingir uma série de objetivos, como perda de peso, evitar doenças e mesmo ganhar peso com saúde.

Nesse sentido, existem opções com algumas funções específicas.

Assim, se você quer reduzir os quilinhos a mais que estão lhe incomodando e se acumulando na sua cintura, uma dica é inserir com mais afinco os alimentos que queimam gordura abdominal no seu cardápio diário.

Embora todos os vegetais, proteínas, cereais integrais e outros grupos alimentares tenham o seu papel na perda de peso, alguns são mais eficientes.

É o caso dos termogênicos, que são alimentos que secam a barriga com mais rapidez porque eles conseguem fazer com que o organismo aumente o seu metabolismo depois de serem ingeridos.

Isso significa que o corpo começa a trabalhar mais rápido, causando assim o aumento da temperatura e, por consequência, do gasto calórico.

Veja:

 

O combustível para o organismo funcionar

Quando isso acontece, as gorduras em excesso do corpo são usadas como combustível para o organismo funcionar, o que leva a sua diminuição. No entanto, para que os resultados sejam visíveis é preciso incluir com frequência os alimentos termogênicos no seu cardápio diário, o que não é nada difícil, porque eles são bastante versáteis.

Ou seja, eles podem entrar nas refeições do dia a dia de forma variada. No entanto, de nada adianta consumi-los com frequência se, por outro lado, o restante da sua alimentação não recebe a atenção que merece.

Isso significa que para perder os quilinhos a mais acumulados no seu abdômen é preciso ter hábitos alimentares adequados.

Já para tornar os resultados mais rápidos, o recomendado é que você acrescente ao seu cotidiano ainda uma rotina de treino com exercícios físicos, tanto atividades aeróbicas quanto de força, como musculação e ginástica localizada.

Enquanto isso, os exercícios aeróbicos mais eficientes para a perda de peso são:

  1. Corridas
  2. Caminhada
  3. Andar de bicicleta e outros.

 

Termogênicos: alimentos que ajudam a perder barriga

Entre os principais alimentos que ajudam a perder barriga por contarem com a propriedade termogênica, estão os seguintes:

1) Limão

limao

esse talvez seja o alimento mais versátil, uma vez que o limão pode entrar em uma grande variedade de receitas.

Além de ser perfeito para temperar saladas, pode ser usado ainda em chás, sucos e mesmo para temperar comidas, sendo que nesse caso ele é uma das opções mais populares para marinar carnes e mesmo para temperar peixes grelhados.

 

2) Gengibre

gengibre

O seu sabor peculiar e levemente picante pode ser apreciado também em uma ampla variedade de opções.

Assim, é possível preparar um chá de gengibre apenas fervendo na água algumas rodelas ou usar pedaços em sucos, outros chás e mesmo ao temperar comidas. Aliás, limão e gengibre são ótimas opções para adicionar ao chá-verde, deixando-o mais saboroso.

 

3) Alho

alho

Esse alimento não precisa de muitas apresentações, já que está praticamente em todas as receitas da culinária brasileira.

Com ele é possível fazer:

  1. Refogados
  2. Sopas
  3. Molhos
  4. Preparar feijão
  5. Assar carnes e muito mais.

 

4) Pimenta

pimenta

O mesmo pode ser dito da pimenta, uma especiaria bastante apreciada pelos brasileiros e, em algumas regiões do país, não pode faltar na maioria dos pratos típicos.

Além disso, existe uma grande variedade de opções, tanto para os paladares que preferem os tipos mais fortes, como a malagueta e a dedo de moça, como para quem se contenta com as mais suaves, como é o caso da pimenta biquinho, do reino e a da Jamaica.

 

5) Pimentão

pimentao

Esse alimento pode ser tanto usado em saladas como em pratos quentes e também possui versões diferentes para os mais diversos gostos. Embora o mais comum seja o verde, há também pimentões amarelos e vermelhos, que costumam ser mais adocicados.

 

6) Canela

canela

Ela nem sempre recebe a atenção que merece, mas como os demais alimentos dessa lista ajuda o organismo a queimar mais calorias, já que faz com que o corpo acelere o seu metabolismo.

Além de ser usada em doces, tanto a do tipo em pó quanto em rama, a canela pode ainda ser polvilhada em sucos, chás e outras receitas.

 

7) Chá verde

chá verde

Talvez esse seja o termogênico mais usado da lista para a perda de peso e não é para menos.

O chá verde além dos demais benefícios que possui (assim como os outros dessa lista, ou seja, eles não servem apenas para emagrecer), também aumenta a temperatura corporal.

 

Cardápio para perder barriga

Agora que você já sabe quais são os principais alimentos termogênicos, fica mais fácil de preparar o cardápio para perder barriga ideal.

Dica com limão – Quem aprecia o sabor do limão, por exemplo, pode pingar algumas gotas na água e beber, porém, vale ter cuidado se você tem problemas de estômago ou propensão a desenvolvê-los, como gastrite.

Nesse caso, o uso do limão deve ser moderado. Mas é claro que você não vai viver apenas consumindo os alimentos termogênicos:

 

Alimentos termogênicos com refeições saudáveis

Para queimar os quilinhos a mais, eles devem ser combinados com refeições saudáveis e equilibradas.

Isso significa que você deve ingerir também quantidades adequadas de cereais integrais, como arroz e farinhas, e toda a variedade de vegetais, sejam eles frutas sejam legumes e verduras.

Você precisa ainda ingerir:

  1. Proteínas magras (como carnes e queijos)
  2. Leguminosas (como os feijões, lentilhas, grãos de bico)
  3. As oleaginosas (como castanhas, nozes, amêndoas)
  4. Os tubérculos (como mandioca, batata, batata-doce)
  5. E os demais laticínios e ovos.

Claro, desde que não existam restrições alimentares, você pode comer de tudo.

 

Escolha bem os alimentos de consumo

Para emagrecer, entretanto, o segredo está em escolher bem os alimentos que vai consumir.

Isso quer dizer que é importante reduzir ao máximo os alimentos industrializados da sua vida, sejam eles processados, congelados ou embutidos. Além de excesso de sal e açúcar, eles possuem aditivos químicos e gorduras ruins.

Se você sabe que come mais do que precisa, ou seja, sempre come um pouquinho mais mesmo depois de estar satisfeita, então, é preciso ainda reduzir a quantidade de alimentos consumidos. Porém, isso deve ser feito de modo gradativo, para que o seu organismo se adapte com mais facilidade às mudanças que estão acontecendo.

 

O poder de autocontrole

Nessa hora pode ter que entrar o seu poder de autocontrole, o qual deve ser desenvolvido por todas as pessoas que buscam uma vida equilibrada e com qualidade.

No entanto, você não deve permanecer com fome, esse é um erro muito comum de quem quer emagrecer, pois acha que a perda de peso está associada a longos períodos sem ingerir alimentos.

Muito pelo contrário, o melhor é comer a cada três horas e, assim, além do café da manhã, almoço e janta você pode fazer lanches nutritivos entre as principais refeições do dia. Essa atitude não só permite que você não sinta fome como também mantem o seu organismo em constante trabalho e, mais uma vez, com o metabolismo acelerado.

 

Chá para perder gordura abdominal, quais os melhores?

Além do chá verde existem outras opções de chá para perder gordura abdominal que são muito eficientes e saudáveis também.

É o caso do chá de hibisco, bem como:

  1. O chá preto
  2. O chá mate
  3. O chá branco

Todos eles, com exceção do de hibisco, assim como o chá verde, possuem cafeína, que também é uma substância termogênica e é a responsável pela maior queima de calorias.

 

Cuidado com o excesso

No entanto, esses chás não devem ser consumidos em excesso, assim como o café, que na dose certa faz muito bem, mas não ocorre o mesmo quando o seu consumo é demasiado. Além disso, se você beber muito chá por dia vai deixar de ingerir outros líquidos importantes, como outros chás, mas principalmente água.

 

Beba, beba, beba água!

É necessário beber em torno de dois litros de água todos os dias. Vale lembrar ainda que a água gelada também é termogênica e, assim, ajuda na dieta seca gordura. Mas isso não quer dizer que mesmo nos dias frios você deve beber água gelada, para essas ocasiões prefira os chás quentes que ajudam a emagrecer.

Os alimentos que queimam gordura abdominal são variados e, por isso, a dica é não exagerar no consumo de nenhum deles, mas sim, dar preferência por acrescentá-los ao seu cardápio em mais variedade e de forma equilibrada.

Agora que você já sabe o que comer para perder barriga pode começar a preparar alimentos mais saudáveis em casa sempre que possível.

 

Conclusão

Costuma-se vender a ideia de que alimentos industrializados são mais práticos de preparar, o que é verdade até certo ponto.

Porém, nem sempre se fala de todos os seus malefícios. Por não serem frescos possuem poucos nutrientes e mais uma grande carga de produtos químicos para que possam durar por mais tempo nas prateleiras.

Então, nada melhor do que alimentos frescos, novos e que tenham passado pelo mínimo de processos industriais.

Nesse sentido, outras dicas para perder barriga é reduzir a quantidade de sal dos alimentos, pois esse mineral quando em excesso ajuda a inchar o abdômen, o que é muitas vezes confundido com alguns quilinhos a mais.