Skip to main content
Alimentos Que Aceleram O Metabolismo Do Corpo E Emagrecem

37 Alimentos Que Aceleram O Metabolismo Do Corpo E Emagrecem Em 7 Semanas

Quanto maior for a variedade de alimentos que você consome ao longo do dia maiores são as chances de você ingerir fontes de todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar de modo adequado. Por isso, ter um cardápio com um grande número de alimentos é uma forma eficiente de garantir os minerais e vitaminas essenciais ao corpo.

Com uma alimentação nutritiva, portanto, é desnecessário tomar suplementos alimentares, sem contar que isso promove uma maior qualidade de vida e bem estar.

A verdade é que todos os alimentos, com exceção dos industrializados, possuem benefícios para o organismo e uma classe muito importante entre eles são os termogênicos.

Veja:

 

A promoção de gasto energético

Esses alimentos que aceleram o metabolismo do corpo têm a vantagem extra de promoverem um maior gasto que energia e, por consequência, de calorias, ideal para quem deseja perder peso.

Mas não é só esse o benefício que os alimentos que proporcionam o metabolismo acelerado possuem, já que assim como os demais são fontes de nutrientes necessários para o pleno funcionamento do corpo.

Além dos termogênicos, existem outros que colaboram em muito com o metabolismo.

Ao longo desse artigo, portanto, você vai saber tudo sobre os 37 alimentos que aceleram o metabolismo do corpo e emagrecem em 7 semanas.

Veja quais são eles e em conjunto com os demais, de todos os grupos alimentares, monte cardápios saudáveis e equilibrados para todos os dias da semana.

 

Qual a melhor dieta para acelerar o metabolismo

A dieta para acelerar o metabolismo mais eficiente deve contar com todas as opções de alimentos termogênicos disponíveis. Dessa forma, é importante incluir no cardápio diário, para início de conversa, os seguintes alimentos que aquecem o corpo e promovem uma maior queima de calorias:

1) Limão

2) Gengibre

3) Pimentões

4) Pimentas

5) Canela

6) Chá verde

7) Chá de hibisco

8) Cafeína

9) Água gelada

10) Vinagre de maçã

11) Óleo de coco

Todos eles são muito fáceis de incluir no seu dia a dia, sendo que com o limão, o gengibre e o chá verde são uma ótima combinação por si só. Com o limão é possível ainda temperar a salada, da mesma forma que com o vinagre de maçã e o óleo de coco.

Com o gengibre é possível fazer chás e também inclui-lo em receitas de sucos, inclusive, os detox, onde a água gelada ganha papel fundamental. Beber água todos os dias, inclusive, gelada, ao menos dois litros, é outra forma de garantir essa bebida termogênica no cardápio.

É possível reversar as bebidas já citadas com o chá de hibisco e a cafeína, que além de ser encontrada em alguns chás, como no preto e no verde, também está no café. No entanto, é importante ingerir essa substância com moderação.

Enquanto isso, os pimentões amarelos, verdes e vermelhos e as pimentas, de todos os tipos, seja ela a caiena, dedo de moça, malagueta, do reino, branca, de biquinho, entre outras, combinam com os mais diversos pratos. Já a canela pode ser acrescentada em mingaus, chás, sucos e sobremesas, como arroz de leite, cremes e pudins.

 

Existe suplemento para acelerar o metabolismo?

Há também vários tipos de suplemento para acelerar o metabolismo, muitos dos quais são fabricados com os alimentos termogênicos citados anteriormente.

No entanto, uma dieta equilibrada contendo esses alimentos já é o suficiente para obter os seus benefícios. Além disso, pelo fato do suplemento ser concentrado existem efeitos colaterais.

Por isso, se você for usar eles, o mais indicado é conversar com um nutricionista para que ele possa indicar a melhor dosagem para você conforme as suas necessidades. É importante ainda conversar com o seu médico sobre as suas contraindicações, pois vários grupos de pessoas não devem usar esses produtos.

Outro fato a considerar é que em geral os suplementos alimentares são indicados a pessoas que fazem exercícios de alta intensidade e que desejam obter resultados rápidos na hora de aumentar a sua massa muscular.

No entanto, se você não é um atleta e nem um fisiculturista pode ser realmente desnecessário o uso desses produtos, que também exigem um alto investimento.

Atenção! Aula online revela quais são exatamente os alimentos que aceleram o emagrecimento e quais que freiam ele completamente. Assista agora essa aula enquanto ainda está no ar!

Quais são as frutas que aceleram o metabolismo e emagrecem

Já as frutas que aceleram o metabolismo e emagrecem, assim como o limão, são principalmente as cítricas, que têm ainda a vantagem de fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios, devido à concentração de vitamina C que possuem.

Desse modo, é possível citar as seguintes frutas como as mais cítricas:

12) Abacaxi

13) Acerola

14) Ameixa

15) Amora

16) Caju

17) Cupuaçu

18) Framboesa

19) Jabuticaba

20) Laranja

21) Morango

22) Pêssego

23) Tangerina

24) Uva

As frutas, não só essas como todas as outras, são ótimas opções de lanche, sendo que pelo menos é necessário ingerir três porções por dia delas para ter uma alimentação equilibrada. Elas podem ser consumidas em combinação, como em saladas de frutas, ou em sucos, sendo que devem ser naturais e preferencialmente sem açúcar.

Para deixar o seu lanche com frutas mais nutritivo e ainda muito saudável você pode misturar a elas sementes de linhaça ou de chia e mesmo aveia. As frutas combinam também com iogurte natural.

Já as frutas secas entram na lista porque são ricas em cálcio, sendo que esse mineral é outro nutriente que colabora com o aceleramento do metabolismo. O mesmo ocorre com a maçã e a pera, que aumenta o gasto calórico. Desse modo, entram na lista ainda:

25) Figo seco

26) Ameixa seca

27) Damasco

28) Tâmara

29) Maçã

30) Pera

Esses alimentos também combinam com os lanches que devem ser feitos entre as principais refeições do dia. Assim, você pode ter de cinco a seis refeições por dia, já que o ideal é comer a cada três horas para que o corpo esteja sempre em funcionamento e assim mantenha o seu metabolismo acelerado.

Alimentos ricos em ômega 3 também são amigos do metabolismo, destacando-se os seguintes:

31) Sardinha

32) Arenque

33) Salmão

34) Atum

35) Sementes de chia

36) Sementes de linhaça

37) Nozes

Vale lembrar que o ômega 3 é uma gordura boa de extrema importância para o organismo, já que esse grupo de nutrientes é essencial para a absorção dos nutrientes e para o bom funcionamento dos hormônios do organismo. As nozes, bem como outras oleaginosas, podem ser consumidas em pequenas porções nos lanches.

Já a melhor maneira de consumir os peixes é de modo grelhado ou mesmo assado com batatas. É possível também preparar ensopados com os peixes, sendo o mais indicado é usar pouca gordura e outros ingredientes saudáveis. Sardinha combina ainda com sanduíches e pizza integral.

Embora esses alimentos se destaquem quando o assunto é acelerar metabolismo para promover a perda de peso, não se pode esquecer que os alimentos ricos em proteínas como um todo também aumentam o gasto calórico.

Isso acontece porque as proteínas são alimentos que depois de ingeridos exigem que o corpo trabalhe mais para processá-los, ou seja, dirigi-los, e isso por consequência, aumenta o metabolismo e a queima de calorias. O melhor, entretanto, é optar pelas versões magras, tanto de carnes quanto de queijos.

Assim, mesmo podendo consumir carne vermelha, o melhor é que seja de cortes magros e que os queijos sejam, preferencialmente, brancos. Outras opções ricas em proteína são os ovos e o leite, bem como os demais laticínios. Quanto às fontes vegetais de proteína, destacam-se o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão de bico.

Atenção! Aula online revela quais são exatamente os alimentos que aceleram o emagrecimento e quais que freiam ele completamente. Assista agora essa aula enquanto ainda está no ar!

Monte uma dieta saudável e equilibrada

Agora que você já sabe como acelerar o metabolismo para emagrecer incluindo uma grande variedade de alimentos no seu cardápio pode montar uma dieta saudável e equilibrada.

Mesmo que a ideia seja a de apostar em especial nos alimentos que aceleram o metabolismo do corpo não se pode esquecer que é importante comer também o que não foi citado.

A exemplo dos carboidratos, sendo que os mais saudáveis são os integrais, como a aveia, a farinha e o arroz integral, o centeio, entre outras, bem como os legumes e verduras.

Todos os vegetais são necessários para o organismo, inclusive, porque são as fontes de fibras mais eficientes para o organismo, uma vez que proporcionam o bom funcionamento do trato intestinal.

Mesmo com todas essas dicas de queima gorduras não se pode esquecer ainda de lembrar que se você quer acelerar o metabolismo para emagrecer, não pode deixar de lado as demais dicas de perda de peso. Isto é, não adianta comer todos os alimentos que aumentam o gasto calórico se você continua comendo alimentos que não são nada saudáveis.

É o caso dos alimentos industrializados, frituras e fast food, que devem ser eliminados ao máximo do seu cardápio. É importante ainda estar atento à quantidade de alimento que você come, procurando ingerir apenas o suficiente para se sentir satisfeito.

Nesse sentido, é necessário desenvolver o autocontrole para não deixar a gula tomar conta do seu cardápio.

Atenção! Aula online revela quais são exatamente os alimentos que aceleram o emagrecimento e quais que freiam ele completamente. Assista agora essa aula enquanto ainda está no ar!